Nomes para bebê

Conheça algumas dicas para nomes de meninas

Escolher um nome que represente a personalidade do bebê e seja ao mesmo tempo único é um dos momentos mais difíceis para os pais. Muitos preferem aqueles que tenham mais significado ou sejam inspirados em figuras históricas, famosos, deuses ou personagens religiosos. 

Para ajudar pais e mães que ainda estão em dúvida, reunimos algumas dicas para nomes de meninas e o que esses nomes representam.

A escolha do nome

Um dos trabalhos mais divertidos (e em alguns casos angustiante) dentro de uma gestação é a escolha do nome do bebê. Por mais que você já tenha algumas opções em mente ou mesmo que saiba o tipo de nome que quer dar para a sua filha, a dúvida (sua e dos outros!) sempre dá um jeito de mostrar a cara.

Essa ser uma decisão bastante difícil é algo bastante justificado. Afinal, escolher um nome que outra pessoa vai carregar por toda a vida é uma tarefa de peso! 

Quando elaboramos uma lista de possíveis nomes não podemos esquecer que nomes carregam simbologias, contextos e significados. Além disso, há nomes que são valorosos em certas culturas e classes econômicas ou sociais, as quais você pode ou não fazer parte.

Há pais que optam por nomes simples e de fácil compreensão. Já outros, querem nomes bem exclusivos (que terão o poder de confundir a professora do maternal!). Há casais, ainda, que vêem na homenagem uma boa aposta: aquele avô querido, um amigo importante, alguma atriz ou cantora que marcou o relacionamento. 

Não há regras a seguir na hora de escolher o nome do seu bebê. Um pouco de bom senso e reflexão, entretanto, não são contra indicados. Afinal, é uma escolha definitiva que você está fazendo não para você, mas para outra pessoa! O que será que sua filha vai pensar do próprio nome quando for uma adulta?

O que considerar antes de escolher o nome da sua filha

Assim que você se deparar com um nome do seu gosto, tente pensar nas consequências que ele pode ter para a sua filha. Antecipar possíveis complicações e desfechos não tão favoráveis também é seu papel como mãe ou pai!

Será que ao crescer, nos anos de escola, essa criança terá muitos colegas com o mesmo nome que ela? E há algum personagem de filme ou desenho com o nome que você escolheu? Ainda mais importante: por causa da sonoridade, da grafia ou da exclusividade do nome, há chances da sua filha sofrer algum tipo de bullying?

Homenagens podem ser um gesto bonito, mas como a sua filha se sentirá tendo o mesmo nome que outra pessoa que ela conhece (seja pessoalmente, seja pelas memórias que você passará a ela)? Será que ela vai gostar de ter a sua individualidade vinculada ao nome de outra pessoa? Se pergunte esse tipo de coisa!

Quando for escolher um nome, uma dica que costuma funcionar é optar por algo simples, sem grandes invenções de escrita ou sem pronúncias complicadas. Com isso, você evita que a criança passe por desconfortos, sobretudo na infância. Portanto, tenha bom senso quando estiver sendo muito criativo!

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que nomes possuem significados. Esses significados podem variar conforme uma cultura ou um contexto e, muitas vezes, vem de tempos bem antigos. 

“Maíra”, por exemplo, é um nome de origem tupi e significa “estrangeira loura/branca”. “Giovanna”, por sua vez, é de origem hebraica e tem como significado principal “aquela que é agraciada por Deus”. Saber o significado etimológico do nome pode te ajudar a descartar algumas opções da lista.

Confira nossas dicas de nomes de meninas

Para ajudar na sua decisão, separamos algumas sugestões de nomes de meninas. Junto com o nome, apresentamos o seu significado e a sua origem. Assim, fica mais fácil para os papais indecisos elaborarem uma lista com os nomes preferidos. Dê uma olhadinha nas ideias e se inspire!

Ana

O nome vem do hebraico Hannan e do latim Anna, e significa “cheia de graça”. Tornou-se muito popular, incluindo suas variações como Ana Júlia, Ana Clara e Ana Luíza, por representar importantes personagens bíblicas.

Beatriz

Representante da felicidade. Foi um nome comum entre cristãos, no século IV, por causa de Santa Beatriz, martirizada na Inglaterra e considerada a personificação da fé.

Mas foi com Beatrice Portinari, personagem da obra A Divina Comédia, musa inspiradora do escritor italiano Dante Alighieri, que se popularizou.

Camila

Um nome muito comum entre mulheres, Camila é considerada a mensageira dos deuses. Os romanos utilizavam essa terminação para descrever jovens que participavam de cerimônias pagãs.

A mitologia utilizou-a para designar a amazona italiana do livro Eneida, de Virgílio.

Catarina

Do grego “imaculada”, esse nome está associado a personalidades fortes, que lideram tudo o que fazem. Historicamente as maiores representantes desse nome são a rainha francesa Catarina de Médici e a imperatriz russa Catarina, a Grande.

No Brasil, dá nome ao estado de Santa Catarina. Essa figura lendária do século IV foi torturada com mutilações e submetida a muito sofrimento. Seu corpo foi encontrado intacto no monte Sinai, o que a tornou mártir do cristianismo.

Cecília

Representa mulheres com muita criatividade e sensibilidade. Dá nome a uma das escritoras e poetisas mais famosas do Brasil, Cecília Meirelles.

Em Roma, o nome era associado a pessoas cegas, consideradas extremamente sábias. A figura mais conhecida historicamente é Santa Cecília, considerada padroeira da música sacra.

Diana

Nome de uma das princesas mais amadas do mundo, chamada de Lady Di, Diana é derivada do termo “dius”, que significa “divina”.

Ester

Nome hebraico, é representado pela personagem bíblica que salvou os judeus do extermínio. Representa a esperança, a perfeição e a luz.

Pessoas que levam esse nome são consideradas intuitivas e com personalidade cativante.

Gabriela

Forma feminina do nome hebraico Gabriel, significa “fortaleza de Deus”. No Brasil se popularizou por meio da personagem “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor baiano Jorge Amado.

Helena

Nome da filha Zeus e Leda, Helena foi considerada pela mitologia grega como o estopim da Guerra de Troia, após ser raptada por Páris.

Está muito associado à beleza feminina.

Isabela

É um nome associado a Isabel e Elisabete, significa “pura” ou “consagrada por Deus”. É muito difundido na Europa, mas foi popularizado na Inglaterra, com a esposa do rei João I, e no Brasil, com a princesa Isabel, personalidade marcante na abolição da escravatura.

Íris

Oriundo da mitologia grega, Íris foi uma deusa mensageira que simbolizava a ligação entre o Céu e a Terra, através de um arco-íris.

Júlia

Está relacionada ao deus romano Júpiter, mas se consagrou com o imperador romano Júlio César. É o nome de personagens bíblicas, como a mulher do apóstolo Paulo e a filha do imperador romano, Augusto.

Laura

Representa a vitória e a imortalidade. Dá nome a uma santa espanhola atirada viva dentro de um poço pelos muçulmanos. Na Grécia representava mulheres adivinhas, adoradoras do deus Apolo.

Maria Eduarda

Maria é um nome difundido pela mãe de Jesus, apontada como a primeira seguidora do Cristianismo. Já Eduarda possui origem germânica e significa “riqueza”.

Penélope

Nome histórico da esposa de Odisseu, personagem principal de “Odisseia”, obra épica do poeta grego Homero.

Sofia

Oriundo do grego sophia, esse nome está relacionado à sabedoria. Foi muito utilizado na Idade Média, com a Imperatriz Élia Sofia e com Sofia da Grécia, rainha da Espanha, entre 1975 e 2014.

Valentina

Considerada a “valente”, é um nome popular na Rússia graças a primeira mulher a visitar o espaço, em 1963: Valentina Tereshkova. Sua versão masculina, Valentim, é o nome do santo condenado por realizar casamentos clandestinos e representante do Dia dos Namorados.

Conheça o Gerador de Nomes da CordVida

Se você continua com dificuldade em escolher o nome ideal para a sua pequena bebê, a CordVida pode te dar mais uma mãozinha. Pensando em facilitar a vida para as mamães e os papais, elaboramos um gerador de nomes gratuito e de fácil utilização.

Usar o Gerador de Nomes da CordVida não tem mistério! Acessando a página inicial, você consegue escolher entre algumas categorias principais, como origem, temática e gênero. Ao clicar para realizar a busca, automaticamente a página gera uma lista de nomes com os seus respectivos significados. Não é prático?

Clique no banner abaixo e aproveite para navegar e conhecer as diversas opções de nomes para meninas e meninos:

gerador de nomes de bebes cordvida

Além disso, com o Gerador de Nomes da Cordvida você pode compartilhar as suas buscas com amigos e pessoas da família. Às vezes aquela opinião solicitada pode ajudar muito nessa decisão tão difícil.

Aqui na CordVida queremos que todos os momentos da sua gestação sejam repletos de carinho e de cuidado. E escolher o nome da sua menina não poderia ser diferente. Respire fundo e aproveite esse momento – que é único!

Se você gostou desse texto, não deixe de acompanhar todo nosso conteúdo sobre gravidez. Fique por dentro, também, dos serviços de armazenamento de células-tronco realizados pela CordVida: uma segurança a mais para o seu bebê e da sua família pode fazer toda a diferença no futuro.

Categorias: Nomes para bebê

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.