Nomes para bebê

Nomes diferentes para o seu bebê: origem africana

Você já notou que, muitas vezes, alguns nomes de bebês viram tendência? Alice, Sofia e Valentina, por exemplo, são nomes que estão muito comuns nas pequenas meninas ultimamente — e muitos são os fatores que podem levar a essa grande escolha por nomes específicos. Já considerou escolher um dentre os muitos nomes de origem africana? Vamos sugerir alguns ao longo deste post. Confira!

Clique no banner para experimentar o gerador de nomes da CordVida. Aqui você confere sugestões de nomes de meninos e nomes de meninas, além de seus significados. Acesse e encontre o nome ideal para o seu bebê!

Como os nomes se tornam tendência?

Um personagem de um filme de sucesso, uma personalidade importante da época, cantor ou ator em alta, por exemplo, são alguns dos fatores que fazem com que um nome se torne tendência. Além disso, determinados nomes são mais comuns naturalmente, como João ou Maria.

Quais as consequências dos nomes seguirem tendências?

À medida que um nome se torna tendência para os bebês, criam se associações entre os nomes e as gerações de pessoas. Nomes como Luzia e Aparecida, por exemplo, são associados a pessoas mais velhas do que nomes como Gabriela e Rafaela, enquanto nomes como Joaquim e Antônio já ressurgem agora em uma nova onda de bebês.

Isso faz com que muitas crianças recebam o mesmo nome e as salas de aula fiquem cheias de “xarás”, forçando o surgimento de apelidos ou do uso do sobrenome para diferenciar as crianças.

Para que isso não aconteça, no entanto, alguns pais procuram fugir desse padrão e ir contra a tendência, procurando nomes diferentes para o seu bebê.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Por que escolher um nome diferente para a criança?

O nome diferente traz algo único e individual para uma criança e, mais do que isso, não é esquecido facilmente por todos que a conhecem.

Uma sala de aula pode ser cheia de Gustavos, por exemplo, mas têm pouquíssimos Cauãs, de origem indígena. O último sempre será lembrado pela professora ou por onde passar.

Como inovar e escolher nomes diferentes para o seu bebê?

Para achar inspiração e dar um nome pouco usual para essa nova vida que vem chegando vale buscar ideias em culturas que são referência para a família ou que trazem nomes com significados especiais.

Nomes de origem africana são uma excelente opção por incluírem influências muçulmanas, cristãs, árabes, judaicas e ainda de tradicionais tribos africanas.

Retirados de diversas culturas de vários países da África, a maioria dos nomes está relacionada a um acontecimento que envolve a história do bebê e da família, à mitologia e às tradições das tribos ou, como acontece com os nomes latinos que costumamos escolher, descreve qualidades valorizadas pelos pais.

73 ideias de nomes de origem africana

Para te ajudar com essa dúvida, fizemos a seleção de alguns nomes de origem africana e explicamos os significados por trás de cada um.

Confira nossa lista de nomes de meninas e nomes de meninos e inspire-se para encontrar o melhor para a sua pequena ou seu pequeno:

Ada

De origem nigeriana, o nome Ada significa “primeira filha” e é usado para nomear a primeira menina da família. Em inglês, o nome significa “feliz” e “próspera” enquanto em hebraico significa “bela” e “adornada”. Também pode ser escrito como Aada e Adah.

Adila

Apesar de haver controvérsias por trás da verdadeira origem do nome Adila, ele pode ser considerado um nome africano árabe, que significa “homem justo, imparcial” e é usado para meninos.

Aganju

Aganju significa “área despovoada” ou “terra firme” e faz parte da mitologia iorubá, comum em algumas regiões da África e inspiração para o surgimento do candomblé e da umbanda no Brasil. A estória traz que Aganju era filho de Ododua (a terra) com Obatalá (o céu) e irmão de Yemanja (mãe de peixe).

Alika

Alika é um nome feminino de origem nigeriana, que significa “aquela que é a mais bela entre as belas” e é usado quando a bebê surpreende a todos com sua beleza desde o nascimento.

Ama

Ama é um nome feminino do povo akan, da África Ocidental que significa “nascida ao sábado”. O nome é dado às meninas que nascem nesse dia da semana e também pode ser escrito como Ami.

Amai

Na língua Shona falada no Zimbábue, Amai significa “mulher” e “mãe”, sendo utilizado como nome para bebês do sexo feminino.

Ashanti

Ashanti é um nome feminino de origem ganesa que remete ao poder devido ao seu uso por tribos que governaram o país por muito tempo.

Ashia

Derivado da mitologia somali, Ashia é um nome feminino que significa “esperança”. Na mitologia, Ashia era uma mulher casada com um semideus hindu.

Atsu

Atsu é um nome masculino, de origem ganesa, que significa “o mais jovem entre os gêmeos” tradicionalmente usado para nomear o segundo bebê ao nascer em um parto de gêmeos.

Ayo

Ayo é um nome de origem nigeriana cujo significado é “felicidade” usado para bebês do sexo masculino.

Baakir

Baakir é um nome masculino de origem suaíli, que significa “o filho que nasceu primeiro” ou “o mais antigo”, sendo geralmente usado para nomear o primogênito da família.

Baako

De origem em línguas africanas, o nome Baako pode ser usado tanto para meninas quanto para meninos e significa “o primeiro bebê a nascer”, de forma semelhante a Baakir. Mais comum na Nigéria, o nome também é usado como sobrenomes por algumas famílias.

Barack

Primeiro nome do famoso presidente americano, Barack é uma palavra de origem nigeriana e significa “bendito” ou “benção”. Também existe nas variantes Barak e Barrack.

Bem

Nome masculino vindo da Nigéria que quer dizer “paz”. Geralmente, é utilizado em meninos.

Betserai

Vindo do Zimbábue, este é um nome masculino que significa “ajuda” ou “ajudar”.

Bomani

Nome masculino de origem na tribo Ngoni, povo que habita o sudeste africano. Bomami significa “guerreiro” ou “soldado forte”.

Cayman

Cayman é considerado um nome africano que significa “jacaré”. Pode ser escrito também nas formas Kaiman, Kayman e Caiman.

Chaniya

Chaniya é um nome feminino de origem suaíli, que quer dizer “menina rica”.

Chika

De origem nigeriana, o nome Chika significa “Deus é supremo” e usado para bebês do sexo feminino.

Chui

Nome de origem suaíli. Chui significa “leopardo” e é usado para bebês do sexo masculino.

Dalia

Dalia ou Dalila é um nome comum na região da Tanzânia e de origem suaíli. É usado em bebês do sexo feminino e significa “suave”.

Daren

De origem nigeriana, Daren é um nome que significa “nascido na noite” usado para nomear meninos que nascem durante a noite. No inglês, o nome também é comum, mas com um significado diferente de “ótimo”.

Daudi

Daudi significa “o bem-amado” e tem origem na língua suaíli. É usado como nome para meninos.

Diara

Nome feminino de origem angolana, Diara significa “presente”.

Ekom

Nome de origem nigeriana que quer dizer “aquele que é forte”, usado para meninos. Também pode ser escrito na forma Ekon.

Enam

Enam é um nome masculino, de origem ganesa, cujo significado é “presente de Deus”.

Enzi

Nome masculino de origem suaíli. Enzi significa “poderoso”.

Fynn

Fynn é o nome de um rio em Gana e também é usado para nomear bebês do sexo masculino.

Hadiya

Em suaíli, Hadiya significa “presente” e é usado como nome para bebês do sexo feminino.

Haji

Recebem o nome Haji, os meninos nascidos durante o Hajj (ou Hadj), o nome dado à peregrinação realizada pelos muçulmanos à cidade santa de Meca.

Hasan

Hasan é um nome masculino que quer dizer “bonito”. É de origem suaíli e existe também com a escrita “Hasani”

Iniko

O nome Iniko é usado para bebês do sexo feminino geralmente e significa “aquela nascida em tempos difíceis”. Tem origem nigeriana.

Issa

De origem suaíli, Issa significa “Deus é a salvação” e é usado para bebês do sexo masculino.

Jameelah

Jameelah e suas variantes Jamelia, Jamila, Jamilah, Jamilia, Jamilla, Jamille, e Jemila podem ser usados tanto para meninas quanto para meninos, mas com significados diferentes na Somália. Para as mocinhas, o nome significa “bonita” ou “bela” enquanto para os rapazes é sinônimo de “casto”.

Janna

Janna é um nome feminino, de origem suaíli, que quer dizer “pedaço do céu”.

Kashka

Kansha é um nome masculino, de origem nigeriana. Seu significado quer dizer “aquele que é amigo” ou “o amistoso”.

Kellan

Kellan é um nome usado para bebês do sexo masculino que significa poderoso.

Kendi

Usado para meninos, o nome Kendi significado “o amado”.

Kito

Nome masculino de origem suaíli, que significa “joia, precioso, menino”.

Koffi

Koffi é um nome feminino, de origem suaíli, que significa “nascida em uma sexta-feira”.

Kwame

Nome usado para meninos, significa “aquele nascido no sábado”.

Lali

É um nome masculino, de origem suaíli, que significa “flexível”.

Leeza

É um nome feminino de origem ganesa que quer dizer “aquela que foi consagrada por Deus”. Também são encontradas variações como Leiza, Leezah e Leza.

Lulu

Considerado um nome da Tanzânia, Lulu significa “pérola” e é usado para nomear bebês do sexo feminino.

Maha

Nome usado para meninas que significa “olhos bonitos” ou “belo olhar”.

Makini

Nome de origem suaíli, cujo significado é “aquela que é calma e serena”.

Dica da CordVida

Você está gostando do nosso artigo? Espero que sim, ele foi feito com muito carinho pela nossa equipe.

Temos uma dica muito interessante para você: A Chegada do Bebê 1 – Os Preparativos para a Grande Chegada é um material perfeito para você ficar mais confortável para o grande dia. A gravidez é um período único e nós sabemos da ansiedade e da expectativa para que dê tudo certo no momento do parto.

Preparamos este conteúdo com todas as orientações que você precisa conhecer para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro. Faça o download gratuito e prepare-se para esse momento especial.

Nailah

De origem africana e egípcia e usado para meninas, o nome Nailah significa “bem sucedida” ou “de sucesso”. Pode ser escrito na forma “Nala” também.

Niara

Niara é outro nome feminino de origem suaíli, que quer dizer “aquela que tem grandes propósitos”.

Obá

Obá também tem origem na mitologia iorubá e significa “o grande rei”.

Ode

Usado na Nigéria, o nome Ode significa “aquele nascido na estrada” para indicar que o bebê nasceu durante uma viagem. Geralmente, é usado para bebês do sexo feminino.

Omar

O nome Omar tem origem na língua suaíli e significa “Deus o mais alto”. Também pode ser escrito nas formas Omari ou Omar e costuma ser usado para meninos.

Paka

Nome de origem suaíli, dado às meninas, que quer dizer “linda como uma gata”.

Pili

É um nome masculino, originário da língua suaíli, que significa “o segundo a nascer”.

Rashidi

De origem suaíli, o nome Rashidi significa “o pensador” ou “o conselheiro”.

Rasul

Rasul é um nome masculino da língua suaíli, que significa “mensageiro, aquele que traz a boa nova”.

Salim

Salim ou Saleem tem origem na língua suaíli e significam “pacífico”. São usados para meninos.

Shaira

Nome de origem africana, Shaira significa “poetiza” e é usado para meninas.

Shany

Shany é um nome para menina de origem suaíli que significa “maravilhosa”. Também pode ser encontrado como Shanya ou Shanii.

Siara

De origem africana ainda desconhecida, Siara é um nome feminino que quer dizer “pura”, “sagrada”.

Siham

Siham é um nome feminino de origem suaíli e que quer dizer “aquela que sabe compartilhar”.

Taj

Do urdu, o nome Taj significa “exaltado” e é usado para meninos. Em sânscrito, a palavra significa ainda “coroa”, mais uma referência ao poder e valor dado à criança que recebe esse nome.

Takatifu

Takatifu é um nome masculino, de origem angolana, que quer dizer “aquele que nasceu sagrado”.

Tanishia

É um nome de origem nigeriana que significa “aquela ou aquele que nasceu numa segunda-feira”. Também pode ser escrito como Tanesha.

Tayla

Um nome já popularizado no Brasil, Tayla (ou Taila, Tailla, Taylla) tem origem africana e significa “ela foi vista”.

Uma

Uma significa “segunda filha” na Nigéria, sendo usado para nomear a segunda menina da família.

Urbi

Urbi é um nome feminino, originário da região do Benim, que significa “princesa”.

Winda

Este é mais um nome feminino de origem suaíli, e significa “a caçadora”. Muitas mulheres fortes da cultura africana carregaram este nome.

Xhosa

É uma das línguas utilizadas no sul da África. Pode ser usada como nome feminino e significa “doce”.

Zahara

Zahara é um nome feminino de origem suaíli, que significa “a mais linda flor”. Em sua variação Zahra significa “Floração”.

Zane

De origem suaíli, Zane é usado para bebês do sexo masculino e significa “bem nascido ou “nobre”.

Zaki

É um nome masculino de origem ganesa e que quer dizer “aquele que tem a proeza de um leão”.

Zola

Nome para meninas que significa “pacífica, tranquila”. Em latim, a palavra ainda pode significar “terra”.

Zulai

É a variante feminina de Zulu, um nome masculino africano relativamente comum. Significa “céu”.

E aí, qual foi o seu preferido da nossa seleção de nomes? Conhece outros nomes de origem africana ou mesmo de outras culturas? Esperamos que tenha gostado e conseguido retirar alguma inspiração na hora de dar nomes diferentes para o seu bebê. Até mais!

Categorias: Nomes para bebê

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.