Gravidez

14 semanas de gravidez

Chegar às 14 semanas de gravidez é motivo de felicidade! Afinal, depois de alguns meses se adaptando a essa nova experiência, seu corpo já está acostumado e você conseguirá curtir melhor o desenvolvimento do seu bem mais precioso: o bebê.

Assim como acontece nas demais semanas, essa fase também é marcada por diversos acontecimentos importantíssimos, seja para o corpo da mulher ou o do feto — que, por sua vez, está a cada dia maior e mais desenvolvido. Para se ter uma ideia, é nesse período que o cabelo do pequeno começa a crescer e você poderá notar uma série de detalhes do seu rostinho, por meio do ultrassom morfológico

Ansiosa para descobrir o que essa etapa tem para oferecer? Como uma maneira de acabar com a sua curiosidade e prepará-la para os próximos meses, trouxemos neste post tudo o que você precisa saber sobre as 14 semanas de gravidez. Acompanhe!

14 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

As 14 semanas de gravidez, ou 4 meses de gestação, são caracterizadas por diversas alterações no corpinho do bebê. É o caso das suas minúsculas unhas, que estão crescendo lentamente nos dedinhos das mãos e dos pés. 

Inclusive, nesse período, o feto já está do tamanho de um pêssego, apresenta impressão digital, além de ser capaz de se movimentar. Mas não se empolgue, mamãe: por enquanto, esses movimentos são bem levinhos e você ainda pode demorar um pouco até senti-los. Algumas mulheres só sentirão com quase 20 semanas de gestação!

Quer saber de outras evoluções interessantes? Daqui em diante, o pequeno também passará a abrir e fechar a boquinha, como uma maneira de treinar os seus músculos faciais para chupar e engolir assim que nascer.

E por falar em desenvolvimento, laringe, traqueia, esôfago e cordas vocais estão completamente prontos para que, logo após o parto, ele consiga praticar o tão famoso “chorinho”. É muita fofura!

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

O ponto mais marcante do período

Se existe uma alteração interessante que ocorre com a chegada das 14 semanas de gravidez, é o crescimento do cabelo do neném. Isso mesmo! Vários pelos do corpinho do feto já cresceram, ainda que bem fininhos: cabelo, sobrancelhas e lanugo, que são os fios distribuídos em todo o corpo humano.

Outro ponto bacana é que será possível realizar um exame de ultrassom para identificar o sexo do seu filho. Essa informação só é válida por conta dos órgãos sexuais, que evoluíram e podem ser identificados por meio do procedimento, isto quando a posição fetal for satisfatória para a visualização durante o exame.

Dica: Que exames devem ser feitos no segundo trimestre de gestação?

As mudanças no corpo da futura mamãe

Como você já pode imaginar, as 14 semanas de gravidez trazem diversas transformações típicas do período. Uma delas é em relação ao útero, que não para de crescer. Em uma simples consulta com o médico, será possível medir a distância que há entre o órgão e o osso púbico. Essa medição está diretamente ligada ao período da gestação. No 4º mês, por exemplo, essa medida gira em torno de 14 centímetros. Interessante, não é?

A partir dessa fase, também será mais fácil notar as mudanças do seu corpo. Talvez, seja o momento de anunciar a sua gravidez aos parentes e no ambiente de trabalho, caso ainda não tenha tomado essa atitude.

A silhueta ficará bem mais redondinha e a barriga estará mais rígida e perceptível. Se sentir necessidade, considere comprar roupas novas, principalmente as lingeries, que ficarão bem apertadas.

A parte boa é que você não estará mais se sentindo tão cansada como no início. A disposição estará em alta, sendo um excelente momento para praticar exercícios e realizar atividades capazes de proporcionar a sensação de prazer e bem-estar. Portanto, aproveite!

Clique no banner abaixo e saiba como se preparar para uma gestação tranquila e saudável.

Os principais sintomas da fase gestacional

Já se sentiu congestionada, como se estivesse resfriada? Se a resposta foi “sim”, fique tranquila. Esse incômodo, conhecido como rinite gestacional, é um dos que surgem com a chegada das 14 semanas de gravidez. O culpado pelo probleminha? É o aumento de um hormônio denominado progesterona, que aumenta a circulação sanguínea entre as membranas presentes na mucosa nasal. 

Com isso, a região ficará mais inchada e, consequentemente, congestionada. Infelizmente, não há um tratamento específico para contornar esse cenário. O que você pode fazer para minimizar o sintoma é utilizar um umidificador de ambiente, aplicar soro fisiológico nas narinas ou, também, passar um pouquinho de vaselina no local — que ajuda a hidratar a derme. 

Dica de amiga: não use sprays nasais durante a gestação, ainda mais os medicamentos que contêm anti-histamínico na composição. Combinado? Reserve estas medicações para momentos necessários e com orientação do seu médico.

E os outros sintomas?

É claro que a rinite gestacional não é o único sintoma que afeta as gravidinhas durante a 14ª semana de gestação. Fora isso, é provável que você identifique as tais das alterações de humor — períodos em que a mulher oscila entre felicidade, irritação e tristeza momentânea.

Para evitar que as pessoas que estão a seu lado se desgastem com essa alteração, considere avisá-las sobre o que está acontecendo. A comunicação é o segredo do sucesso!

Dica: Entenda o motivo das mulheres ficarem mais sensíveis no período da gravidez

Dicas, cuidados e curiosidades

Por conta das alterações hormonais, as glândulas sudoríparas aumentarão — e muito! — de tamanho. Dito isso, você começará a notar que está transpirando mais do que o habitual, ainda mais se estiver praticando algum exercício físico. 

A dica é continuar com as suas atividades normais e focar na higiene pessoal, já que o aumento da transpiração intensifica o risco de desenvolver doenças de pele ou infecções. Mas sem desespero! Para não ter dor de cabeça, invista em produtos com pH neutro, além de evitar banhos quentes e muito demorados. Saunas e piscinas aquecidas? Melhor deixar para depois!

Agora, o risco de aborto espontâneo reduz bastante e, portanto, alguns médicos incentivam que a mamãe pratique alguma atividade física regularmente. Esse cuidado é excelente para que você tenha mais forças e se sinta menos cansada quando o barrigão chegar. As modalidades mais recomendadas para as gestantes são:

Não se esqueça de, antes de qualquer ação, pedir o conselho do seu obstetra

Como vimos, as 14 semanas de gravidez são extremamente emocionantes para as gravidinhas de plantão, não é mesmo? Agora, é o momento de se preparar para a próxima fase dessa experiência mágica. Para continuar por dentro de todos os acontecimentos, aproveite a leitura e confira o nosso conteúdo com todas as informações sobre o segundo trimestre. Não perca!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.