Conforme estudo que saiu na EXAME.com, a molécula aumenta o canal de comunicação entre neurônios, algo crucial para curar essa e outras doenças
A matéria fala sobre um grupo de pesquisadores portugueses das universidades de Coimbra e do Minho que descobriu uma molécula segregada por células-tronco que aumenta o canal de comunicação entre neurônios, o que poderia favorecer a cura de doenças como o mal de Parkinson e a esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Essa descoberta é inovadora, já que o crescimento dos axônios (canais de comunicação) entre os neurônios pode ser crucial para curar essas e outras doenças, como as lesões vertebro-medulares. Um dos participantes da pesquisa, explicou que a investigação partiu dos problemas da eficácia do transplante de células-tronco no tratamento de doenças do sistema nervoso central.
Outro fator relevante do estudo é que o sistema nervoso central (onde atuariam as moléculas das células-tronco) tem uma capacidade de regeneração inferior ao do sistema nervoso periférico. Por isso, acredita-se que a descoberta poderá ser aplicada em pacientes de Parkinson e de ELA.
Confira a matéria completa aqui.
Categorias: Células-Tronco , Notícias
Caro Leitor,
A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.