Células-Tronco

O que é criogenia?

A preservação das células-tronco obtidas do cordão umbilical, tanto as do sangue do cordão quanto as do tecido, só é possível graças à criogenia. Essa técnica utiliza nitrogênio líquido para criar temperaturas extremamente baixas, nesse caso, -196ºC, para manter essas células congeladas.

Em temperaturas tão baixas, as células se mantêm viáveis e podem ficar guardadinhas por muitos anos, ficando imediatamente disponíveis para quando seu bebê ou alguém na sua família precisar usá-las no tratamento de alguma doença.

Saiba mais sobre o que é criogenia e como essa técnica é usada na medicina.

Afinal, o que é criogenia?

O termo criogenia vem da junção da palavra grega “kryos”, que significa frio, gelo, com “génesis” que significa criação, produção. Dessa forma, o termo demonstra bem o processo de produção de temperaturas baixas (menores que -150ºC) para o congelamento e preservação de algo, que é no que consiste a criogenia.

Quem inventou a técnica?

O termo criogenia foi inventado pelo professor holandês Heike Kamerlingh Onnes, em 1894, para a definição do processo de liquefação de substâncias que se encontram permanentemente na forma gasosa no meio ambiente, como o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o hélio.

No entanto, a liquefação de oxigênio já havia sido realizada em 1887 e, na época, muitos pesquisadores buscavam meios para repetir o feito com os outros gases permanentes.

Quais são as aplicações da criogenia?

Os gases liquefeitos são utilizados como combustíveis de foguetes, na construção civil, na reciclagem, no transporte internacional de gás natural, no comércio de oxigênio para hospitais e na formação de metais supercondutores, úteis para o funcionamento de diversos equipamentos.

Além, é claro, da preservação de materiais biológicos, como veremos a seguir.

E na medicina?

Para a medicina, os ramos da criocirurgia e da criopreservação são os mais importantes. O primeiro se refere ao uso das temperaturas baixas para a destruição de tecidos, técnica geralmente usada para remover tumores da pele ou do colo uterino.

a criopreservação envolve a preservação de células, tecido e embriões no estado congelado para que possam ser utilizados anos depois. Dessa forma, no caso de embriões, a técnica permite que muitos casais realizem no futuro o sonho de serem pais.

Já no caso das células-tronco do sangue do cordão umbilical, é possível oferecer através dessa técnica a possibilidade de tratamentos para doenças como as leucemias, linfomas, talassemia, aplasia de medula, entre outras.

Dica: Qual a relação entre criogenia e células-tronco?

Como a criogenia faz com que as células sejam preservadas?

A grande maioria dos centros de criopreservação utiliza nitrogênio líquido em seus tanques. O processo começa com um congelamento gradual até atingir a temperatura de -196ºC, que é o ponto de ebulição do nitrogênio, fazendo com que as células sejam postas em um estado inerte.

Isso significa que todos os seus processos biológicos e reações químicas ficam parados e ela pode permanecer paralisada dessa forma por um longo período de tempo.

Clique no banner e acesse o guia para saber mais sobre o armazenamento de células-tronco:

Qual é o processo de criopreservação das células-tronco?

Após a coleta, o sangue ou o tecido do cordão umbilical chega ao laboratório e é processado para que o maior número de células-tronco seja adquirido. O material é testado quanto a doenças como sífilis, HIV e quanto a contaminações ambientais.

Se o número mínimo de células é obtido e não há nenhuma doença que impeça a criopreservação, inicia-se o processo de congelamento das células, normalmente envoltas em substâncias crioprotetoras e em etapas. Isso acontece para que elas se mantenham viáveis, sem nenhuma formação de cristal de gelo e em equilíbrio osmótico, evitando a desidratação do tecido.

A refrigeração inicial já mantém as células-tronco a 4ºC. A partir daí a temperatura é controladamente reduzida até os -120ºC. A última etapa é feita no equipamento especial com o nitrogênio líquido, que leva a temperatura aos -196ºC.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre células-tronco

Por quanto tempo as células podem ficar congeladas?

Como o uso dessa técnica em células-tronco é recente para a história da medicina, ainda não é possível definir por quanto tempo as células ficarão viáveis.

A literatura científica atual relata a viabilidade de células-tronco do sangue do cordão umbilical criopreservadas há mais de 23 anos. Isso pode sugerir que não haja limite para o tempo de congelamento e que as células, uma vez criopreservadas, possam estar viáveis por tempo indeterminado.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento via WhatsApp!

Quer saber mais sobre a criopreservação? Ficou interessado no uso dessa técnica com células-tronco e como ela pode vir a ajudar no tratamento de doenças? Continue acompanhando nosso blog e entre em contato com a Cordvida para saber mais.

Categorias: Células-Tronco

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.