Criança

Como receber parentes e amigos que querem visitar o recém-nascido?

Após a chegada do bebê, tudo muda na rotina da família e é preciso um tempo de adaptação para que tudo se ajeite. Além disso, a alteração hormonal da mãe, aliada à necessidade de recuperar-se do parto e os cuidados exigidos pelo bebê, pode gerar um grande desgaste. Em meio a essa turbulência, há ainda os amigos e familiares querendo visitar o recém-nascido, ansiosos para conhecer o novo integrante da família.

Embora uma quantidade excessiva de visitas não seja o mais propício nessa fase, é importante também para os pais apresentar o filho para as pessoas de sua convivência. Uma ideia que tem atraído cada vez mais adeptos para tornar tudo isso mais tranquilo para todos é o Chá de Apresentação. Vamos explicar como funciona:

O que é o Chá de Apresentação?

Um evento marcado em uma data que a família considere mais conveniente para concentrar as visitas em um único momento — algumas optam, por exemplo, para uma semana após o nascimento, outras dois meses, vai depender de você estar à vontade.

Quais são as vantagens?

As vantagens são inúmeras! A primeira delas é o fato de que a mãe não será pega desprevenida por visitas em horários ruins para a rotina da criança. Ela poderá marcar o evento para um horário que ela já sabe que é mais tranquilo.

Outro ponto importante é a possibilidade de contar com ajuda tanto para organizar quanto para receber as pessoas. Avós, tias ou a madrinha do bebê podem auxiliar em tudo, inclusive no papel de anfitriãs. Além disso, mesmo que seja desgastante para o bebê, será apenas por algumas horas, em um único dia.

Como as pessoas vão visitar o recém-nascido?

A família pode estabelecer como prefere que seja o contato das pessoas com o bebê. Uma excelente opção é deixá-lo no próprio quarto e as visitas vão aos poucos até onde ele está, respeitando seu horário de dormir e se alimentar. As regras básicas são as de sempre: higienizar as mãos antes de tocar na criança e evitar perfumes fortes que podem incomodar.

Como organizar?

É interessante que os convidados sejam comunicados com pelo menos quinze dias de antecedência. Não é necessário investir em decoração, como em uma festa infantil, o que não exclui a possibilidade, claro, caso os pais optem por um ambiente decorado.

Como o horário mais apropriado é no meio da manhã ou no meio da tarde, um brunch ou um chá da tarde são bastante indicados, pois consistem em lanches práticos e fáceis de servir. O evento deve ter no máximo três horas de duração.

Ofereça lembrancinhas para quem for visitar o recém-nascido

Geralmente, antes mesmo do nascimento as mães preparam as “lembrancinhas de maternidade”. É interessante que seja algo personalizado com o nome e a data de nascimento do bebê, mas há uma infinidade de opções que caem muito bem para a ocasião, como doces, bombons e os já famosos “bem-nascidos”.

Essa tem sido uma opção inteligente para organizar esse momento e permitir que todos aqueles que desejam visitar o recém-nascido façam isso de forma agradável e tranquila, sem atrapalhar a rotina da mamãe e muito menos do bebê.

Já pensou em fazer um Chá de Apresentação para que seus entes possam visitar o recém-nascido? Compartilhe essa ideia em suas redes sociais e assine nossa newsletter para ficar por dentro de outras dicas e novidades!

Categorias: Criança

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.