Gravidez

Está com 8 semanas de gravidez? Entenda o que acontece nessa fase

Chegaram as 8 semanas de gravidez! Apesar de você não ter ainda a barriga aparente de grávida e só ter poucas mudanças externas no seu corpo, já aconteceram muitas transformações por dentro da barriga e com o seu bebê.

Talvez você já tenha percebido outros sintomas agora, como náuseas, queimação no estômago, oscilações de humor, cansaço, sono intenso. A flutuação hormonal é a responsável por eles, que tendem a permanecer até o próximo mês.

Quer descobrir o que mais está acontecendo com você e o bebê e como lidar com tudo? Acompanhe a leitura, pois temos as respostas!

O que está acontecendo com a gestante

A barriga

A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca. Mas vamos com calma, ok? O seu corpo precisa se adaptar aos poucos para poder proteger o bebê da forma mais segura.

Os cabelos

Você já pode estar sentindo os cabelos mais brilhosos. O relato de muitas grávidas é de que queriam que os fios ficassem assim para sempre. Talvez você sinta necessidade de mudar o shampoo e o condicionador para se ajustarem à nova realidade. Só observe sempre se as substâncias contidas são liberadas para gestantes, tá bom? E nada de químicas agora!

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

O rosto

O rosto de algumas pode estar com a pele mais viçosa. Outras já reclamam de maior oleosidade e acnes. Se você estiver incomodada com isso, procure um dermatologista e avise-o sobre sua gestação para que ele lhe passe os produtos adequados.

Nessa fase também há maior sensibilidade quanto ao sol e o surgimento de melasmas. Então, protetor solar sempre! Se você já tinha tendência a desenvolver essa condição antes, o cuidado deve ser dobrado. Há mulheres que gostam de passar pelo menos uma proteção mínima mesmo que não saiam de casa, pois o calor vindo do secador, do fogão, do uso de computador e celular podem contribuir para o problema.

Dica: Afinal, quando começam os enjoos da gravidez?

Os seios

Você já deve ter percebido um aumento dos seios e, talvez, precise de um sutiã maior. Procure um que seja confortável e ajude a sustentar o peso. Peças de algodão costumam ser recomendadas por permitirem que a pele respire melhor.

Para as dores, massagens são boas opções. Escolha uma loção e faça em casa mesmo. Porém, evite passar na região da auréola, pois elas precisam ficar bem resistentes para a amamentação.

Os enjoos

Enjoos também podem ser sentidos ainda. Devido ao grande nível de hormônio hCG eles podem durar mais 1 mês. Algumas mulheres os sentem até o final da gestação. Mas a maioria só se incomoda com isso nos 3 primeiros meses mesmo. Tente seguir uma alimentação saudável e comer de 3 em 3 horas para que eles sejam amenizados. E beba muita água.

O que está acontecendo com o bebê

Seu tamanho é de apenas 20 milímetros. Isso significa que ele é um pouco menos que um grão de feijão. Apesar de ainda ser minúsculo, já apresenta transformações e já pode ser chamado de feto agora. É um importante estágio, pois agora que os órgãos estão se formando.

Os órgãos

Órgãos como traqueia, laringe, brônquios e baço já estão tomando forma. O seu coração já está separado em 4 secções e bate a uma velocidade média de 150 batidas por minuto. O bebê recebe nutrientes dos alimentos que a mãe ingere. Seu intestino já se forma e ele transporta resíduos para fora do corpo.

Os membros

O nariz e as pálpebras também já são percebidos. Os olhos, porém, ainda estão bastante separados, e as pálpebras os protegem e impedem que sejam abertos. Braços e ombros já estão mais crescidos. Os cotovelos são aparentes. Os pés perdem as membranas que uniam os dedos. Sua pele é bem fina e as veias são visíveis.

Conheça mais sobre um exame que cuida da saúde da mamãe e do bebê. Veja no banner abaixo:

A sexagem fetal

Nas 8 semanas de gravidez é ainda difícil descobrir o sexo do bebê em um exame de ultrassom, pois ele ainda não está formado. Algumas clínicas realizam um exame de sangue para analisar a presença ou não do cromossomo Y.

Caso esteja presente, é um menino. Se não, é uma menina. Ele tem 97% de acerto, mas a desvantagem é que os planos de saúde não costumam cobrir. Os valores variam de R$ 150,00 a R$ 800,00, dependendo da região e do laboratório.

Os cuidados nas 8 semanas de gravidez

Como nessa fase os órgãos do bebê estão em formação, é importante que a gestante evite bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias que podem afetar o pleno desenvolvimento dele.

Cuide também da alimentação, ingerindo alimentos saudáveis que deem a energia que você precisa para o dia a dia. Algumas substâncias você precisa ingerir em quantidade maior, como o ferro, para que não fique com anemia. Alguns obstetras recomendam suplemento com vitaminas para evitar carências alimentares.

Nesse começo o que a maioria aconselha é evitar atividades físicas intensas, principalmente atividades de grande impacto, como por exemplo a corrida. O ideal é sempre manter as atividades que a gestante já tinha costume de praticar antes, reduzindo peso e intensidade destas. Isto porque, nos 3 primeiros meses, além de haver maior cansaço da mulher, há maiores chances de abortos espontâneos.

Siga as orientações do seu médico e aproveite para descansar e dormir bem, não forçando muito o organismo, ok? Há muitas transformações ocorrendo por dentro, por isso o cansaço bate mais rápido.

E então, vamos nos preparar bem para o restante das mudanças que estão por vir? Faça o acompanhamento médico e os exames solicitados para garantir que você e o bebê estejam sempre saudáveis.

Caso você tenha gostado de saber como está tudo com você e o bebê nas 8 semanas de gravidez, assine nossa newsletter para receber outras informações relevantes dessa fase diretamente no seu e-mail!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.