Células-Tronco

Molécula das células-tronco é esperança contra mal de Parkinson

Conforme estudo que saiu na EXAME.com, a molécula aumenta o canal de comunicação entre neurônios, algo crucial para curar essa e outras doenças

A matéria fala sobre um grupo de pesquisadores portugueses das universidades de Coimbra e do Minho que descobriu uma molécula segregada por células-tronco que aumenta o canal de comunicação entre neurônios, o que poderia favorecer a cura de doenças como o mal de Parkinson e a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Essa descoberta é inovadora, já que o crescimento dos axônios (canais de comunicação) entre os neurônios pode ser crucial para curar essas e outras doenças, como as lesões vertebro-medulares. Um dos participantes da pesquisa, explicou que a investigação partiu dos problemas da eficácia do transplante de células-tronco no tratamento de doenças do sistema nervoso central.

Outro fator relevante do estudo é que o sistema nervoso central (onde atuariam as moléculas das células-tronco) tem uma capacidade de regeneração inferior ao do sistema nervoso periférico. Por isso, acredita-se que a descoberta poderá ser aplicada em pacientes de Parkinson e de ELA.

Confira a matéria completa aqui.

Categorias: Células-Tronco , Notícias

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Aline Miranda de Souza

    Dra. Aline Miranda de Souza

    (CRM 129951/SP)
    Graduação em Medicina – Universidade São Francisco, 2007;
    Residência em Hematologia e Hemoterapia na FMUSP com aprimoramento em transplante de medula óssea;
    Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo;
    MBA Adm. Hospitalar – Centro Univ. S. Camilo.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.