Gravidez

Saiba como identificar o período fértil

Tanto para quem está querendo engravidar quanto para quem quer evitar uma gravidez, é de extrema importância identificar os dias em que há mais chances de concepção. Esses dias, que costumam ocorrer com a mesma regularidade dentro de um ciclo menstrual, são denominados de período fértil.

Quer saber como identificar os dias do seu período fértil e conhecer os seus sinais e sintomas? Acompanhe nosso texto e fique por dentro do assunto!

Período fértil: o que é?

De forma técnica, podemos explicar o período fértil como aquele momento do mês (dentro do ciclo menstrual) no qual a mulher libera os óvulos. Seu sistema reprodutor, portanto, difere também nisto do sexo masculino: enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo (os libera sempre que ejacula), a mulher produz e libera seus óvulos em uma única vez por mês.

É no momento da liberação dos óvulos, no período fértil, que a concepção pode acontecer caso haja relação sexual. O processo da concepção, em teoria, é simples: o óvulo já maduro sai do ovário em direção às trompas de Falópio, onde pode ser penetrado por um espermatozoide. Assim acontece o início de uma gravidez!

Assim que o óvulo é penetrado pelo espermatozoide, gera-se o embrião. É ele que faz o caminho até o útero, onde se estabelece para que a gestação de fato se concretize.

Uma das dúvidas mais frequentes diz respeito ao período exato da ovulação. Até algumas décadas atrás acreditava-se que o período fértil acontecia exatamente na metade do ciclo menstrual. Hoje em dia já se sabe, entretanto, que isso não é regra: há mulheres que ovulam antes ou depois desse período.

Os motivos para a variação da ovulação de mulher para mulher (ou mesmo de ciclo para ciclo na mesma mulher) são vários e vão desde influências externas (como depressão, estresse, anemia ou desnutrição) a utilização de medicamentos que interfiram no ciclo.

Se você possui um ciclo menstrual regular (isto é, que dura exatamente 28 dias) se espera que a ovulação ocorra 14 dias após sua última menstruação. Entretanto, como apontado acima, isto apenas acontece quando não há nenhuma alteração externa ou interna no ciclo, algo nem sempre fácil de prever ou diagnosticar. 

É por isso que alguns sinais devem ser levados em consideração para que você possa identificar se está ou não no seu período fértil. Falaremos mais desses sinais e sintomas na última seção do texto!

Outra dúvida muito comum da maioria das mulheres é sobre o tempo de duração do intervalo ovulatório. Sobre isso, não há dúvidas: o período fértil abrange os cinco dias antes da ovulação e o dia da ovulação propriamente dita. Sendo assim, são seis dias de duração!

É sempre importante lembrar: mulheres que utilizam contraceptivos (orais ou injetáveis) não ovulam e, portanto, não possuem período fértil!

Como identificar o período fértil?

Para identificar o período fértil, é possível fazer um breve cálculo que leva em conta a menstruação. Entretanto, esse cálculo precisa levar em consideração, antes de qualquer coisa, o ciclo menstrual: se ele é regular ou irregular.

  • Ciclo regular

Um ciclo regular é um ciclo menstrual que tem sempre a mesma duração.. O mais comum, nesse caso, são ciclos de 28 dias. Mas, lembre-se, isso não é uma regra! Algumas mulheres possuem ciclos regulares de 26 ou 29 dias e isto não interfere no cálculo.

Para descobrir o seu período fértil, é preciso contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e, então, acrescentar 3 dias antes e 3 dias depois dessa data. 

Peguemos como exemplo um ciclo regular de 28 dias, onde a mulher teve o seu primeiro dia da menstruação (e, portanto, o primeiro dia do seu ciclo) no dia 1 de março. Conta-se 14 dias e acrescenta-se 3 dias antes e 3 dias depois dessa data. Assim, o período fértil será entre os dias 11 e 17 de março. Fácil, não?

  • Ciclo irregular

Para mulheres que têm o ciclo irregular (isto é, que possui durações distintas em cada ciclo) o processo é um pouco mais complicado (e menos preciso). 

Neste caso, é preciso acompanhar o ciclo menstrual durante 6 meses a fim de identificar o maior e o menor ciclo deste período. Tendo esses dados, basta subtrair 14 dias de cada um. 

Por exemplo: se o ciclo de menor duração é 26 dias e o de maior duração for de 30 dias, subtrai-se 14 de 26 (= 12) e 14 de 30 (= 16) e obtém-se uma estimativa do período fértil: do dia 12 ao dia 16 de cada mês. 

Quais os sinais e sintomas do período fértil?

Há alguns sinais que indicam que o período fértil (e, portanto, a ovulação) está ocorrendo. Se você tem um ciclo menstrual irregular ou quer acompanhar mais de perto o momento da sua ovulação, fique atenta aos seguintes sintomas:

  • Secreção vaginal transparente

Este talvez seja um dos maiores indícios de que você acabou de ovular, está ovulando ou vai ovular logo mais. Esse muco pode ser reconhecido pela ausência de cor (ele é transparente) e pelo seu aspecto, como se fosse clara de ovo. A função dessa secreção é lubrificar o canal vaginal para facilitar a penetração.

  • Aumento da libido

No período fértil a mulher costuma ter um aumento considerável da sua libido. Isso acontece por motivos óbvios: é o corpo feminino indicando que este é o momento ideal para engravidar!

  • Aumento leve da temperatura corporal

Nesse período, a temperatura corporal pode aumentar de 0,3 a 0,8ºC devido à elevação do hormônio progesterona, que se acentua com a liberação dos óvulos pelos folículos.

  • Dor leve no abdômen e na região pélvica

Algumas mulheres sentem uma leve dor ou pressão na parte mais baixa do abdômen durante o período fértil. Essa dor é indicativo de que a ovulação está acontecendo.

  • Aumento de energia

É normal sentir um aumento de energia durante o período fértil. Muitas mulheres se sentem muito mais dispostas e revigoradas.

Se você está tentando engravidar, esses sintomas podem te ajudar a identificar o momento ideal de ter relações sexuais. Fique atenta nos seus próximos ciclos menstruais. Reconhecer o próprio corpo e seus sinais é o primeiro passo para atingir os seus objetivos.

Gostou desse texto do nosso blog? Continue nos acompanhando e venha conhecer melhor os serviços de coleta e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical da Cordvida!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.