Células-Tronco

Transplante de células-tronco interrompe avanço da esclerose múltipla (@JornalOGlobo)

Jornal O Globo – 21.02.2017

Terapia é radical, mas benefícios podem superar riscos em alguns casos, mostra estudo

Uma das doenças neurodegenerativas mais devastadoras, e misteriosas, a atingir a Humanidade, a esclerose múltipla não tem uma causa definida e é de difícil diagnóstico, com uma ampla gama de sintomas que podem surgir e passar ao longo de muitos anos. Nesta doença, o sistema imunológico da própria pessoa ataca a chamada bainha mielina, uma espécie de “revestimento” das fibras nervosas. Com isso, acontecem “curto-circuitos” que perturbam e embaralham o fluxo de sinais entre o cérebro e o resto do corpo, provocando problemas que vão desde fadiga e fraqueza, passando por tremores e espasmos, a dificuldades visuais, de fala e até cognitivos na sua forma progressiva mais grave. Estima-se que atualmente cerca de 2,3 milhões de pessoas sofrem com a esclerose múltipla em todo mundo.

Na terapia avaliada no estudo, os médicos primeiro estimulam o corpo do paciente a liberar as células-tronco hematopoiéticas (capazes de gerar todas as células do sangue) na corrente sanguínea, de onde são colhidas. Depois, eles lançam mão de uma quimioterapia extremamente agressiva para destruir o sistema imunológico das vítimas e, posteriormente, reconstruí-lo usando justamente as células-tronco obtidas na etapa anterior do tratamento.

Clique no link e confira a matéria!

Categorias: Células-Tronco , Notícias

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Aline Miranda de Souza

    Dra. Aline Miranda de Souza

    (CRM 129951/SP)
    Graduação em Medicina – Universidade São Francisco, 2007;
    Residência em Hematologia e Hemoterapia na FMUSP com aprimoramento em transplante de medula óssea;
    Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo;
    MBA Adm. Hospitalar – Centro Univ. S. Camilo.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.