Criança

Vantagens e desvantagens em saber o sexo do seu bebê

Desde o primeiro dia em que se nota a menstruação atrasada, passando pelos enjoos matinais até o dia do nascimento, uma série de questionamentos passa pela cabeça dos futuros papais e também de todos aqueles que estão a sua volta. Será que a gestação vai ser saudável? Será que é normal sentir dor de cabeça? Será que estou me alimentando direito? Será que eu posso praticar esportes?

Mas a mais recorrente de todas as dúvidas é a famosa: é menino ou menina? Essa é a que movimenta o maior número de pessoas, dos pais aos avós, passando por tios e amigos do casal, todo mundo quer saber se compra uma roupinha rosa ou azul, uma boneca ou carrinho.

A descoberta precoce do sexo do bebê pode facilitar bastante a vida da gestante, mas alguns casais ainda optam por manter o suspense até a hora do parto. Está na dúvida se quer saber antes ou não o sexo do bebezinho que está crescendo dentro de você? Veja algumas vantagens e desvantagens de saber a resposta:

Vantagens de saber o sexo do bebê

Facilita a montagem do enxoval

Saber se o seu bebê é menino ou menina ajuda bastante na hora de escolher as peças do enxoval e também o tema da decoração para montar o seu quartinho. Ainda que se queira romper com os estereótipos preestabelecidos, não dá para criar um lindo quarto de bailarina para um menino.

Reduz a lista de possíveis nomes

A primeira grande decisão que um casal toma sobre seus filhos costuma ser a escolha do nome. Quando você sabe se carrega um menino ou uma menina, essa decisão fica mais fácil porque reduz consideravelmente as opções.

Dá tempo de o casal assimilar qualquer frustração

É comum o casal, ou um dos dois, criar certa expectativa quanto ao sexo do bebê e quando isso dá errado, inevitavelmente gera frustração — por menor e mais passageira que ela seja. Uma vantagem de saber o sexo antecipadamente é que haverá tempo de assimilar essa frustração e se acostumar com a ideia, preparando-se para a chegada do novo integrante da família.

Reduz a ansiedade

Sabemos que o bebê sente tudo o que a mãe sente, então, se a gestante for ansiosa por natureza, é melhor saber logo o sexo do bebê e tirar essa pergunta do caminho.

Desvantagens de saber o sexo do bebê

Dá mais tempo para piadas de gênero

Tão logo o casal descobre o sexo do bebê, várias piadinhas e comentários relacionados ao gênero começam a surgir. Em alguns casos, a brincadeira pode fugir do controle e acabar causando situações desagradáveis.

Reforça estereótipos

Assim que você anunciar que espera uma menina ou menino, vão chover roupinhas e brinquedos rosa ou azuis, limitando muito as opções da criança e separando o mundo no velho estereótipo de “coisas de meninos x coisas de meninas”.

Claro que essa decisão vai depender da gestante e do seu parceiro, e não saber o sexo também pode trazer um elemento surpresa delicioso na hora do parto! Cabe a você refletir sobre o que será melhor para o seu estilo de vida e o que vai te deixar mais confortável. Se preferir não saber, avise o seu médico com antecedência.

E você, já sabe se seu bebê é menino ou menina? Prefere saber logo ou esperar pela surpresa? Por quê? Conte pra gente!

Categorias: Criança , Gravidez , Pré-natal

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.