Gravidez

21 semanas de gravidez

Enfim, 5 meses — que correspondem a 21 semanas de gravidez. A barriguinha já está bem perceptível, mas algumas futuras mamães ainda a consideram bem pequena. Porém, é exatamente nessa fase que ela vai aparentar o maior crescimento em relação às semanas anteriores, e as roupas antigas já não servirão mais.

Aqui, a gestante começa a entender melhor o que esperar para o segundo trimestre de gravidez, que está chegando quase à metade. O desenvolvimento do bebê segue cheio de novidades e a mamãe, todos os dias, busca fazer descobertas sobre a vida que a aguarda com a chegada do novo membro da família.

Além do ganho de peso, que passa a ficar cada vez maior, a nova mamãe notará outras mudanças significativas no seu corpo, porém, aquela fase dos enjoos matinais e alterações intensas de humor já está mais amena. O difícil agora é conter a vontade de comprar todo o enxoval de uma vez só. Quer saber mais sobre essas deliciosas 21 semanas de gravidez? Continue a leitura!

Desenvolvimento do bebê

Seu bebê já chegou a, aproximadamente, 27 centímetros. E, a partir de agora, ele será medido do alto da cabeça ao calcanhar. Ele pesa em torno de 360 g e seus batimentos cardíacos já podem ser ouvidos com um estetoscópio.

Ele já tem pálpebras, sobrancelhas e unhas completamente formadas. Ele também já consegue ouvir tudo o que você fala, por isso, é mais importante do que nunca que você converse com ele, pois assim ele começará a distinguir a sua voz e a criar um vínculo ainda maior com você.

Leia histórias e cante para ele dormir! Sim, ele já dorme. É nessa semana que o pequenino começa a ter seus primeiros ciclos de sono e vigília. Em alguns casos, nos exames de ultrassonografia é possível até ver qual a posição favorita dele para tirar uma soneca.

A partir da 21ª semana de gestação, o aparelho reprodutor já mostra alguns sinais de desenvolvimento. A menina já tem vagina e útero formados e, no menino, os testículos descem para o escroto, tornando possível distinguir o sexo no ultrassom.

Com bastante espaço ainda dentro do útero, ele ou ela se mexe bastante e muda de posição com frequência, dando verdadeiras cambalhotas. Algumas mamães já conseguem sentir esses movimentos, que se tornarão ainda mais constantes, diversas vezes ao dia.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre os movimentos do bebê na barriga da mãe!

Sintomas na fase gestacional

Com 21 semanas de gravidez, os tão inconvenientes enjoos deixam de ser comuns e a gestante entra em uma das suas melhores fases até o final da gestação. Isso porque ela ainda não está tão pesada e os sintomas mais intensos do início da gravidez quase não existem mais.

Por outro lado, o ganho de peso e o crescimento do útero mudam o centro de gravidade do corpo, o que faz com que você se sinta meio estabanada, sem uma percepção muito precisa do espaço que ocupa. Além disso, pela mesma razão, pode ser que as dores nas costas comecem a se tornar mais comuns, principalmente na altura da lombar.

Para reduzir esse incômodo, tome alguns cuidados ao permanecer muito tempo sentada, colocando um apoio para os pés que os mantenham suspensos. E ao ficar muito tempo em pé, alterne os pés apoiando-os um de cada vez. Se a dor nas costas se tornar muito intensa e incômoda, não se apavore, entre em contato com o seu médico que ele terá a solução.

Também é interessante reforçar os cuidados com a pele, não vacilando com o uso do protetor solar, já que é nessa fase que ela começa a ficar mais suscetível ao aparecimento de manchas, principalmente no rosto.

Mudanças no corpo da mãe

O ganho de peso durante a gestação é algo inevitável e nessa fase ele se torna mais perceptível, o que pode fazer com que a gestante sinta-se incomodada. O melhor a se fazer nesse caso é cuidar bem da alimentação, para evitar o ganho de peso acima do recomendado.

Como o útero começa a pressionar o abdômen para a frente, a barriguinha começa a ficar mais arrebitada, sendo muito natural que o umbigo comece a vir para fora. Portanto, não se assuste se isso acontecer.

Solucione as dúvidas sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

Cuidados com a saúde

Você provavelmente está na 3º ou 4º consulta do pré-natal. É comum que se façam exames como curva glicêmica para detectar uma possível diabetes gestacional, assim como alguns outros exames mais específicos de acordo com cada paciente.

No dia a dia, o seu maior ponto de atenção deve ser a alimentação, que precisará de 300 calorias a mais para nutrir o feto, porém, é preciso ter cuidado para não ganhar peso demais. Os exercícios físicos, claro que com o acompanhamento médico adequado, são importantes para fortalecer a musculatura para sustentação do peso ao final da gravidez, aliviar as dores na coluna e preparar o seu corpo para o trabalho de parto.

Práticas como pilates e ioga são as mais recomendadas, pois, além dos benefícios para o corpo, trazem uma significativa redução do estresse e maior sensação de bem-estar e equilíbrio emocional. Reunir-se com outras gestantes para trocar ideias e experiências também é muito bom!

Dica: Entenda os benefícios das terapias para gestantes

Curiosidade da 21ª semana de gravidez

Como já mencionado, o bebê começa ter seus ciclos de sono e vigília, assim como tem muito espaço para “dançar” dentro do útero da mamãe. O curioso é que seus ciclos são inversos aos da gestante, ou seja, quando ela está em movimento, o bebê se sente ninado e dorme.

Porém, quando a futura mamãe deita para dormir, é justamente quando ele acorda e começa a se movimentar. Não é à toa que os recém-nascidos, muitas vezes, precisam ser embalados para pegar no sono.

Como você pôde ver ao longo deste post, é muito importante ter acesso a tudo o que você precisa saber sobre a gravidez, semana a semana, pois é desse modo que a mamãe se sentirá preparada e tranquila para encarar o que vem na 22ª semana!

Então, aproveite bem as suas 21 semanas de gravidez e leia mais sobre o que acontece no 5º mês de gestação!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.