Gravidez

Gravidez semana a semana: tudo o que você precisa saber – Parte II

Continuando com a série de gravidez semana a semana, abaixo segue todas as informações sobre o desenvolvimento do seu bebê durante o segundo trimestre de gestação.

Veja a semana de gestação que você tem mais interesse:

14ª semana de gestação

15ª semana de gestação

16ª semana de gestação

17ª semana de gestação

18ª semana de gestação

19ª semana de gestação

20ª semana de gestação

21ª semana de gestação

22ª semana de gestação

23ª semana de gestação

24ª semana de gestação

Confira agora como está sua gravidez semana a semana e prepare-se para muitos momentos incríveis!

Ensaiando a respiração

Na 14ª semana seu bebê engole e expele o líquido amniótico que se acumula no pulmão. Esse é um treinamento para a respiração. Ele também já é capaz de chupar o dedo, treinando os músculos faciais. Os órgãos para emissão de som — cordas vocais, traqueias, laringe e esôfago — já estão todos prontos.

Definindo os cabelos

Na 15ª semana, os cabelos do seu bebê estão sendo definidos. Isso não significa que ele vá nascer cabeludo, mas que já há uma definição de como será seu cabelo. O corpo dele está coberto por um pelo fininho e sem pigmentação, chamado lanugo. Esses pelos servem para proteger sua pele do líquido amniótico. O lanugo desaparece no fim da gestação ou logo após o nascimento. Nessa etapa a pele do bebê é tão fininha que seria possível ver seu sangue correndo nos vasos sanguíneos.

As mãos, pés e tornozelos das mamães podem começar a inchar. Seu coração está trabalhando mais para levar oxigênio para o bebê e sua quantidade de sangue aumentou cerca de 20%, o que pode gerar alguns sangramentos no nariz. Se não houver restrição médica é uma boa época para fazer exercícios físicos leves, como caminhada, pilates e yoga.

Desenvolvendo o paladar

Até o final da 16ª semana seu bebê está desenvolvendo o sentido do paladar. Ele já demonstra preferência pelo sabor doce e quando o líquido amniótico fica mais adocicado ele engole mais dele. Mas, se você come algo amargo ou fuma e ingere bebida alcoólica o bebê faz caretas, pois não gosta desses sabores.

As glândulas mamárias da mulher estão começando a se preparar para a produção do colostro, que antecede o leite.

Alguns hábitos e atitudes podem proporcionar uma experiência mais gostosa e segura tanto para você quanto para o seu bebê. Veja quais são no banner abaixo:

descubra como ter uma gravidez mais saudável

Ganhando gordurinhas

Com 17 semanas de gravidez, seu bebê começa a ganhar gorduras embaixo da pele que vão ajudá-lo a manter a temperatura corporal após o nascimento. Apesar dos pulmões já estarem completamente formados, eles ainda não fazem a troca de gás carbônico e oxigênio.

Nessa semana, algumas mamães já começam a sentir os movimentos do bebê. Mas, para as de primeira viagem, é comum perceber esses movimentos apenas a partir da 20ª semana, quando o bebê já está mais crescidinho.

Desenvolvendo as impressões digitais

Na 18ª semana, o bebê já tem suas impressões digitais. Elas se formaram com seus movimentos e atritos dentro do útero. Os olhinhos já estão na posição correta na face. Ele cresceu bastante e já tem cerca de 20 centímetros!

O útero está na altura do umbigo e a barriguinha já é visível. É comum que as gestantes tenham um aumento do corrimento vaginal. Fale com seu ginecologista se sentir odor desagradável, coceira ou dor nas relações sexuais. Fique atenta também a sintomas de infecção urinária.

Ficando rosadinho

Na 19ª semana, a pele do bebê começa a ganhar pigmentação e ele fica rosadinho. O sistema reprodutor do seu bebê já está formado. Se for uma menina, ela tem cerca de 6 milhões de óvulos primitivos. Ao nascer esse número cai para um milhão. A vagina, as trompas e o útero da pequena já estão no lugar. Se for um menino, os testículos também já se formaram e a genitália externa continua a crescer. Ele já produz testosterona desde a 10ª semana.

Algumas gestantes desenvolvem manchas marrons no rosto conhecidas como melasma. Elas tendem a se atenuarem até sumir após o nascimento do bebê. Mas é preciso cuidados com a exposição ao sol para essas manchas não se tornarem permanentes. Use sempre protetor solar, especialmente nos horários de maior incidência dos raios ultravioletas.

Dica: Entenda a importância do banho de sol para em recém-nascido

Desenvolvendo os cinco sentidos

Com 20 semanas de gestação todos os cinco sentidos do bebê já estão desenvolvidos. Aproveite para conversar e ler para ele em voz alta. Ele reage a sons ambientes e pode gostar de música.

O crescimento do útero está pressionando cada vez mais a bexiga, o que faz com que você tenha mais vontade de urinar. Os ligamentos redondos do útero também estão mais esticados e você pode sentir dores em forma de fincadas na região do baixo-ventre, geralmente quando muda de posição ou se levanta de forma brusca. Se as dores incomodarem muito não deixe de falar com seu obstetra.

Criando ciclos de sono e vigília

Na 21ª semana seu bebê já tem ciclos de sono e vigília. Alguns já desenvolveram até uma posição favorita para dormir dentro da barriga. Seus movimentos ninam o bebê e podem mantê-lo mais sonolento quando você está ativa. Quando você vai repousar ele tende a ficar mais desperto e se movimentar bastante. Esses movimentos são muito importantes para o
desenvolvimento do bebê.

Iniciando os sonhos

Na 22ª semana o bebê começa a sonhar e ele pode fazer expressões faciais e se movimentar bruscamente durante o sono com sonhos.

Você está com um volume maior de sangue no corpo, o que pode reduzir suas taxas de ferro e causar anemia. Seu médico pode receitar um suplemento de ferro para tratar e mesmo prevenir a anemia.

Soluçando

Nessa 23ª semana o bebê pode soluçar quando engole o líquido amniótico. Não há motivos para preocupação, os soluços não trazem riscos para a saúde dele. Você poderá sentir esses soluços como pulos do pequeno.

Veja as principais recomendações e dicas que podem oferecer no futuro mais segurança e conforto na saúde do seu filho. Confira no banner abaixo:

o que fazer pela saúde do bebê antes do seu nascimento

Divertindo com as cambalhotas

Da 24ª até a 28ª semana da gestação os bebês são muito ativos e adoram dar cambalhotas dentro da barriga. Ainda há bastante espaço para ele se movimentar. A partir da 29ª semana os movimentos ficam mais difíceis já que ele está grande e ocupa quase todo o espaço do útero. Sua coluna está se fortalecendo e os pulmões estão amadurecendo.

Fique atenta aos sinais de parto prematuro. Cólicas, mudanças na cor do corrimento, fluido vaginal corrente, dor nas costas e uma pressão na pelve podem ser sinais de parto prematuro. Fale com seu médico se esses sintomas persistirem.

Gostando das informações sobre o desenvolvimento do seu bebê e gravidez semana a semana? Então, vamos para a última parte, onde você conhecerá as particularidades de cada fase da gestação a partir do terceiro trimestre – 27ª a 40ª semana.

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.