Gravidez

33 semanas de gravidez

Com 33 semanas de gravidez, que equivalem a 8 meses, o bebê é bastante ativo. Mexe-se muito e dá chutes dentro da barriga da mãe. Faltam, agora, aproximadamente 7 semanas para o parto e sua ansiedade deve estar a mil, certo?

Nessa fase, todo mundo deve dar a você o mesmo conselho sobre aproveitar as últimas semanas para dormir bastante. Bem, essa é uma verdade, já que você precisará de muita energia para os primeiros dias após o nascimento.

Quer descobrir as novidades com você e seu filho nessa semana? Acompanhe o texto!

Desenvolvimento do bebê

Na 33ª semana de gestação, o bebê já está quase completamente desenvolvido. Os órgãos já se formaram, apenas os pulmões que precisam se desenvolver um pouco mais. Os ossos têm ficado cada dia mais fortes, mas os do crânio ainda precisam se fundir.

Seu tamanho é cerca de 43 cm e seu peso, entre 1,5 e 2 kg. Apesar de grandinho, ele ainda precisa ganhar mais uns centímetros e quilos, para nascer com saúde. O perímetro cefálico aumentou 1 cm só nessa última semana, devido ao maior desenvolvimento do cérebro

O lanugo, uma penugem fina, responsável por proteger a derme, já desapareceu completamente, e sua pele, mesmo que seja de descendência negra, tem uma aparência mais rosada, devido à sua fina espessura e à quantidade de sangue em circulação.

Seu filho já está bem habituado com os sons que escuta de dentro da barriga e costuma se acalmar com sua voz e os sons dos seus batimentos cardíacos. Se o pai teve o costume de conversar com ele desde o início, é provável que seu filho tenha reações, chutando sempre que escutar a voz dele também.

Dica: Brincando em casa: como estimular o bebê ainda na barriga?

Sintomas da fase gestacional

Talvez o maior sintoma dessa semana seja o desconforto durante e após as refeições, já que o bebê grande empurra um pouco o estômago, fazendo parecer que tenha diminuído de tamanho.

Algumas cólicas esporádicas também podem começar agora, nessa fase. A maioria delas é normal e apenas prepara o corpo para o parto. Caso sejam doloridas, ou provoquem ansiedade, algumas massagens podem ajudar; no entanto, nunca faça algum procedimento sem antes consultar com seu médico.

Outra sensação característica é o inchaço, que aparecem em pernas, pés e mãos, principalmente. Algumas gestantes desenvolvem a síndrome do túnel do carpo, que predispõe os pulsos a acumularem líquidos. Isso provoca dores, devido aos nervos existentes no local. Uma munhequeira pode aliviar esses sintomas. Também tome cuidado ao dormir, para não deitar em cima dos braços, o que faz o desconforto aumentar.

Mudanças no corpo da mãe

A partir da 33ª semana de gravidez, é normal ganhar cerca de meio quilo a cada semana, até o dia do parto. Não se incomode muito com o peso, grande parte dele é devido à grande quantidade de líquidos, que costumam ir embora. Importe-se em se alimentar de maneira saudável, pois os nutrientes ainda são essenciais para você e seu filho, até o final da gestação.

Confira as informações sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

Cuidados com a saúde

Como falamos no tópico anterior, a alimentação é bem importante, também, nesse terceiro trimestre de gestação. O ômega 3 exerce um papel importante para a saúde vascular e a mental, sendo fundamental para a mãe e o bebê. Salmão, sardinha e nozes são boas fontes desse nutriente. 

As necessidades de proteína são grandes daqui para frente. A substância é importante para a produção de células, tecidos e o desenvolvimento muscular. Alimentos como feijão, grão-de-bico, carnes, e ovos são indicados para incluir na dieta. Mamães vegetarianas devem ficar de olho no exame de sangue, a fim de verificar a necessidade de complementação de vitamina B12.

Uma boa orientação é beber bastante água, para amenizar o inchaço comum desse mês. Isso também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a estabilizar a pressão arterial e a eliminar as toxinas.

Dica/curiosidade da semana

Foi descoberto que, nessa fase, o bebê sonha dentro da barriga da mãe. Ultrassons modernos conseguem captar suas reações quando estão dormindo e, por meio deles, podemos ver como os globos oculares se movimentam quando fechados. Isso é um indicativo do sono REM.

Uma mudança agora, na 33ª semana de gestação, é a diminuição do líquido amniótico, visto que o bebê já está bem grandinho. Isso faz com que você sinta os chutes e as movimentações com mais intensidade.

A ansiedade começa a ficar grande? Tente distrair a mente, ao terminar os preparativos para o grande dia. Verifique se o enxoval do bebê está completo, certifique-se de que não haverá problemas com o plano de saúde sobre a escolha da maternidade e busque indicações sobre um bom pediatra para seu filho.

Dica: Como escolher o pediatra ideal para seu bebê?

Armazenamento de células-tronco

Por falar em finalizar tudo para o dia tão esperado, você já sabe da importância do armazenamento de células-tronco do cordão umbilical

O parto é o único momento em que é possível fazer a coleta, assim, quanto antes você se informar a respeito do tema, melhor será sua decisão. Isso porque uma das escolhas a ser feita será com relação ao laboratório que colherá o material e o armazenará em um banco.

Hoje, as células-tronco são uma das áreas que recebe maior atenção de toda a comunidade científica. Elas já são capazes de auxiliar no tratamento de mais de 80 doenças relacionadas ao sangue, como as leucemias e linfomas, e várias outras estão em fase de pesquisa apresentando resultados esperançosos. Autismo, AVC, paralisia cerebral, por exemplo, são algumas das enfermidades estudadas para serem tratadas com as células-tronco do cordão umbilical.

O passo a passo da coleta é bem simples, indolor e não apresenta risco à mamãe ou ao bebê. A equipe do laboratório contratado realiza a coleta apenas após o cordão umbilical ter sido clampeado, cortado e o após o bebê ter sido entregue aos cuidados do pediatra. O material coletado é acondicionado em um kit estéril, próprio para ser transportado e em seguida é enviado ao laboratório para ser processado e armazenado a uma temperatura de até -196ºC.

A CordVida é um laboratório especializado na coleta e no armazenamento de células-tronco do cordão umbilical. Fomos eleitos como uma das Top 5 empresas no mundo especializadas nesse segmento e trabalhamos com o que há de mais avançado em tecnologia e segurança, a fim de oferecer a máxima proteção para a saúde das famílias de nossos clientes. Somos o laboratório brasileiro que mais liberou amostras de células-tronco para tratamentos e 100% destas amostras estavam viáveis para o uso.

As 33 semanas de gravidez representam a fase final, sendo assim, é importante, além de se cuidar, planejar como será a vida após o nascimento do filho. Informe-se sobre tudo o que tiver dúvidas, inclusive sobre o que vai acontecer na 34ª semana, para garantir mais bem-estar a você e sua família.

Para aliviar a ansiedade desses últimos momentos, que tal ler nosso próximo texto, para entender um pouco mais sobre essa fase final do terceiro trimestre?

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.