Gravidez

Como escolher o pediatra ideal para seu bebê?

O acompanhamento médico é essencial para que a mãe e o bebê mantenham a saúde em dia durante os nove meses da gestação. Por esse motivo, é importante que a mulher, mesmo antes de ficar grávida, tenha o hábito de se consultar regularmente com um ginecologista e, depois de constatada a gestação, com os médicos responsáveis por seu pré-natal.

Tão importante quanto esses médicos — já tradicionalmente associados ao cuidado com a saúde feminina — é o pediatra, profissional que será responsável pelos cuidados do seu filho. Sabendo disso, você sabe como escolher o pediatra ideal para seu bebê? Ainda está insegura sobre como tomar essa decisão? Neste artigo vamos te ajudar a avaliar quais são os fatores importantes nessa escolha. Confira!

Entenda sua importância

O pediatra é, antes de mais nada, o único profissional da área médica que tem formação e especialização em saúde da criança. Ele conhece, portanto, todos os aspectos que devem ser avaliados e que garantirão a manutenção da saúde e do bem-estar dos pequenos até que atinjam a adolescência e, posteriormente, a vida adulta.

O pediatra também é um profissional importante para os pais. Ele será o principal apoio que os responsáveis pela criança terão, especialmente em questões relacionadas à saúde. É ele quem vai atender seus telefonemas durante a noite, quando você tiver dúvida sobre como controlar uma febre. Além disso, ele te dará uma orientação sobre como se alimentar corretamente para produzir um leite saudável para seu filho e também vai te explicar como lidar com vários fatores emocionais e biológicos do período pós-gestacional.

Dica: 8 alimentos e vitaminas essenciais durante a gravidez

Avalie as características e saiba como escolher o pediatra

Depois de conhecer a importância do pediatra para os pais e o bebê, é fácil compreender que a escolha desse profissional é bastante relevante. Bons pediatras costumam apresentar algumas características que merecem ser salientadas. Confira abaixo quais são os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o pediatra ideal para o seu bebê:

  • Peça indicações de amigos e familiares;
  • Fique atento à especialidade do profissional: ele deve ter feito residência em pediatria e pode ter outras formações complementares nessa mesma área;
  • Saiba se o profissional que você procurou atende por convênio ou somente por consultas particulares;
  • Avalie a proximidade ou facilidade de chegar ao consultório desse médico;
  • Conte com referências de outros médicos (como seu ginecologista ou seu clínico geral);
  • Pergunte ao pediatra se ele tem disponibilidade para atendê-la em casa quando necessário e se ele recebe ligações fora do horário de trabalho;
  • O pediatra deve ser um profissional calmo, paciente e de muito tato para lidar com crianças. Observe isso quando fizer a primeira visita ao consultório;
  • Avalie se ele é um profissional pontual e que sempre retorna suas ligações caso não possa te atender em certos momentos;
  • Busque um profissional com quem você tem empatia. De nada adianta um bom currículo se você não se sentir à vontade com o pediatra.

Clique no banner para acompanhar o dia-a-dia de uma das fases mais importantes da sua vida!

Faça uma pesquisa no primeiro trimestre de gravidez

Depois de anotar todos os pontos que devem ser avaliados para poder escolher o pediatra ideal para o seu bebê, é importante saber quando você deve começar essa procura.

Recomenda-se que ela seja feita ainda no primeiro trimestre para que você possa ter a garantia de que o médico escolhido fará o acompanhamento do seu filho desde os primeiros dias de vida. Deixar para buscar por um pediatra após o nascimento da criança pode te obrigar a fazer uma escolha rápida e pouco planejada, aumentando o risco de você encontrar um profissional que não é compatível com o seu estilo de vida e premissas.

E agora, entendeu como escolher o pediatra ideal para o seu bebê? Esse é um passo tão importante quanto qualquer outro da gestação. Siga nossas dicas e avalie o profissional ideal para o seu filho. Deixe suas dúvidas e sugestões no espaço de comentários!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.