Células-Tronco

Tratamento para o HIV: estudo indica que paciente tratada com células-tronco foi curada do vírus

As pesquisas sobre tratamentos com células-tronco deram mais um passo importante e repleto de esperança na terça-feira (15). 

Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e pela Universidade de Baltimore, ambas nos Estados Unidos, indica que uma mulher de 64 anos está completamente livre do vírus HIV há 14 meses, depois de ser submetida à terapia experimental. O anúncio foi feito na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, realizada no estado americano do Colorado. 

Cura para o HIV? Entenda o caso

A paciente, que também convivia com um diagnóstico de leucemia, recebeu uma combinação de células-tronco de um familiar adulto e células-tronco do cordão umbilical parcialmente compatíveis com ela. Três meses depois do transplante, que aconteceu em outubro de 2020, os exames já não detectavam mais a presença de carga viral. 

As células-tronco coletadas do cordão umbilical têm se firmado como escolhas prioritárias nesse tipo de transplante porque não precisam necessariamente ser compatíveis com o receptor para contribuir no tratamento de doenças. Apenas uma compatibilidade parcial já pode ser o suficiente para o sucesso da intervenção.

Atualmente, a mulher não faz uso de nenhum medicamento contra o HIV e segue no que os médicos que a acompanham chamam de “remissão” — ou seja, sem sinais de que o vírus esteja em atividade no organismo dela neste momento.

Reforçamos que este é um caso que deverá receber a atenção da comunidade científica para um estudo mais amplo. Iremos acompanhar de perto os resultados futuros. 

Coleta de células-tronco do cordão umbilical

As células-tronco do cordão umbilical só podem ser coletadas no momento do parto e já são protocolo de tratamento para diversas doenças relacionadas ao sangue e sistema imunológico, como leucemias, linfomas, falências medulares, anemias, entre outras. 

Hoje, é possível armazenar o material por anos e utilizar caso o próprio bebê ou um familiar compatível seja diagnosticado com alguma das doenças que já podem comprovadamente ser tratadas com as células. Embora o vírus HIV ainda não esteja oficialmente entre elas, mais de 80 problemas de saúde já constam nesta lista

Pesquisas com células-tronco em andamento 

As pesquisadoras que estão à frente do trabalho de HIV ainda seguem acompanhando outras 24 pessoas soropositivas que receberam ou vão receber transplantes similares.

O estudo é apenas um entre as centenas de pesquisas em andamento com células-tronco do cordão umbilical . A chamada medicina regenerativa tem apostado no material para buscar tratamentos alternativos para condições como o autismo e doenças cardiorrespiratórias, neurológicas e hepáticas.

Clique no banner e entre em contato com a CordVida. Saiba mais sobre o armazenamento de células-tronco do cordão umbilical e como ele pode ajudar no futuro da saúde da sua família:

Gostou do texto e gostaria de saber mais sobre a utilização de células-tronco no tratamento de doenças no sangue ou sobre a coleta e o armazenamento? Entre em contato conosco e teremos todo o prazer em ajudar!

Categorias: Células-Tronco , Notícias pelo mundo

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.