Criança

Nomes diferentes para o seu bebê: origem grega

Toda ajuda é bem-vinda na hora de escolher o nome do bebê, afinal, são tantas opções que os pais costumam ficar perdidos nesse momento! Quem quer fugir um pouquinho do óbvio, pode buscar ideias em muitas culturas diferentes. É o caso dos nomes de origem grega, bonitos e cheio de significado, eles podem ser uma boa pedida para batizar o seu pequeno. Confira alguns deles!

Nomes de origem grega

Heitor

Originado do grego Héktor, ele significa “o que possui” ou “o que guarda”. Na mitologia, Heitor foi um grande príncipe de Tróia, reconhecido por sua valentia e bravura durante a famosa Guerra de Tróia. Seu nome é amplamente citado na obra “Ilíada”, de Homero, que relata o final dessa incrível batalha e esse personagem sempre é lembrado pelo seu grande poder. Depois o nome se popularizou pela Inglaterra, Escócia e País de Gales e hoje é muito comum na Itália, com sua variante Ettore.

Nicolas

Quer dizer “vitorioso” e é uma versão francesa do nome de origem grega Nikólaos, que quer dizer “aquele que conduz o povo à vitória”. Na mitologia, designava um personagem que depois foi difundido mundialmente como Nicolau, e foi essa história que deu origem à lenda do Papai Noel. Difundido em diversos países, o nome é menos comum aqui na América Latina, mas dá um tom de generosidade e fraternidade a quem carrega esse nome.

Sofia

O nome Sofia quer dizer “sábia”. Sua origem vem da palavra grega Sophia, que nessa língua quer dizer, literalmente, “sabedoria”. Era um nome muito comum em famílias reais na época da Idade Média e existem diversas variantes pelo mundo ocidental, como a forma francesa Sophie.

Milena

Quer dizer “querida”, ou “a graciosa”, e é o feminino de Milan, um nome ainda mais raro por aqui. Alguns estudiosos ainda indicam que a origem tenha sido a partir da união dos nomes Maria e Elena, variante italiana do nome grego Helena, mas o fato é que esse lindo nome remete à toda graça e beleza da mulher grega — e geralmente origina apelidos carinhosos como Mila ou Lena.

Helena

Quer dizer “aquela que reluz”, ou “resplandecente”, e sua origem vem do grego Heléne, que quer dizer “raio de sol”. De qualquer forma, esse nome remete à luminosidade e foi mais difundido através da personagem que era filha de Zeus e esposa de Menelau, rei de Esparta. Ela teria dado origem à guerra de Tróia após ser sequestrada por Páris, então rei da rival cidade de Tróia. Também foi muito usado por cristãos, homenageando Santa Helena.

Esses são alguns belos nomes de origem grega, cheios de personalidade e muito menos óbvios do que os habituais nomes que vemos pelo Brasil. Se você quer apostar na criatividade e escolher um nome forte e único para o seu filho, alguma dessas escolhas pode ser a ideal para você!

Clique no banner e teste o nosso gerador de nomes de bebês. Você pode encontrar o nome ideal!

E então, já anda pensando em qual nome escolher para o seu bebê? Nessa hora é preciso pensar com carinho, afinal, um nome vai influenciar muito a vida do seu filho. Deixe um comentário aqui no blog e conte pra gente quais são os seus favoritos!

Categorias: Criança , Nomes para bebê

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.