Criança

O que fazer quando o casal discorda sobre o nome do bebê?

Quando o casal tem a notícia de que um bebê está a caminho, logo começam os preparativos: as compras, a decoração do quartinho, o pré-natal e, claro, a escolha do nome. Escolher o nome do bebê pode até parecer uma tarefa simples, porém, as coisas podem complicar caso os pais não consigam chegar a um acordo. Muitos acabam adiando a escolha e, já prestes a nascer, o bebê ainda não tem nome, tamanho o impasse! Mas o que fazer quando o casal discorda sobre o nome do bebê? Preparamos algumas dicas para te ajudar a resolver essa questão:

Tome cuidado com a tradição familiar

Um dos motivos de maior impasse quanto ao nome do bebê é a tradição familiar de um dos pais. Se o bebê for o primeiro neto de um dos lados, é bem possível que o pai ou a mãe queira homenagear os avôs, principalmente se estes forem falecidos. Então, é preciso muito tato caso o nome não agrade. Uma solução razoável seria colocar a homenagem como segundo nome, assim ambos sairiam satisfeitos.

Pesquise o significado

Às vezes pode acontecer de aquele nome, que a princípio você não simpatizou muito, ter um significado que te agrade e, eventualmente, você acabe por gostar do nome. Não dê uma negativa definitiva antes de conhecer o significado do nome sugerido por seu companheiro. Pesquise, você pode se surpreender!

Clique no banner abaixo e teste nosso gerador de nomes de bebê. Você vai encontrar o nome ideal:

Faça um “test-drive”

Muitas vezes, a antipatia que temos por um nome é apenas estranheza diante de algo novo. Se você acha estranho ou até mesmo não gosta do nome que seu companheiro insiste em por no bebê, que tal fazer um “test-drive”? Converse e diga que tentará se acostumar e, por uns dias, chame o bebê pelo nome em questão. Se com o passar dos dias você realmente não conseguir se sentir bem quanto ao nome, proponha que ele faça o mesmo com o que você escolheu. Se ainda assim não conseguirem definir, tentem a tática com outros nomes que vocês gostem, mas que ainda não haviam considerado como possibilidade.

Surpresa no chá de bebê

O chá de bebê é um momento muito esperado pela futura mamãe. É feita uma linda decoração temática e, geralmente, o nome do bebê fica exposto em painéis, bolo e lembrancinhas. Mas e se ainda não conseguiram definir o nome do bebê? Essa é uma oportunidade para conseguirem chegar a um acordo! Através de uma brincadeira simples, vocês podem finalmente escolher o nome do bebê sem favoritismos!

Escrevam os dois nomes em papéis em quantidades iguais, corte e dobre de forma que não dê para ler. Se você convidou 50 pessoas, coloque 50 papéis de cada nome em uma caixinha. Quando os convidados forem chegando, peça que peguem um papel cada um. Durante o chá de bebê, escolha um momento para cada convidado anunciar o nome que tirou e vá fazendo a contagem para saber qual nome saiu mais vezes. O nome que sair mais vezes é o vencedor — e não vale ficar triste caso o seu não tenha ganhado! Claro que isso é só uma brincadeira e uma forma de descontrair, mas é válido pensar se o nome que ganhou realmente não é uma boa opção!

Sabemos o quanto o nome é importante na vida de uma pessoa e, com certeza, desejamos desde o ventre o melhor para os nossos filhos. Lembrem que essa é apenas umas das primeiras decisões que vocês terão que tomar em conjunto em relação aos filhos, então procurem conversar muito sobre o assunto até conseguirem chegar a um nome em comum que agrade tanto ao pai quanto a mãe. Evitem discutir ou brigar e tenham em mente que o direito de escolha é igual tanto para os dois.

E você já decidiu o nome do seu bebê? Venha nos contar qual nome escolheu e como chegaram à conclusão!

Categorias: Criança , Nomes para bebê

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.