Células-Tronco

5 tratamentos com células-tronco que prometem revolucionar a medicina

A descoberta das células-tronco pode ser considerada um dos maiores avanços da medicina e da ciência nos últimos anos, já que as pesquisas realizadas com esse material são capazes de abrir portas para descobertas no tratamento de várias doenças consideradas ainda sem solução.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre tratamentos com células-tronco que estão sendo estudados e desenvolvidos por pesquisadores da área da saúde, e que prometem revolucionar a medicina daqui a alguns anos. Confira!

5 tratamentos com células-tronco

Transplante de medula

O único tratamento realizado com células-tronco que já é utilizado na medicina atual e que já ajudou a melhorar a qualidade de vida de vários pacientes em todo o mundo é o transplante de medula. Esse transplante, que é realizado com a aplicação de células-tronco na corrente sanguínea do indivíduo doente, é o principal tratamento para pessoas que sofrem com doenças como a leucemia e outras da mesma ordem.

Dica: Como funcionam as células-tronco no tratamento de doenças do sangue?

Recuperação da córnea

Um dos tratamentos com células-tronco que tem mostrado avanços satisfatórios em relação à sua aplicação é a recuperação de lesões da córnea. Esse tratamento se baseia no uso de células-tronco aplicadas na região lesionada da córnea (por consequência de alguma queimadura ou de outras lesões físicas) e que estimulam o crescimento de uma nova camada celular no olho com as mesmas funções.

Esse tratamento, apesar de extremamente interessante, só pode ser realizado em pessoas que ainda apresentam boa parte da estrutura celular da córnea.

Tratamento de Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença que acomete vários adultos e crianças em todo o mundo, prejudicando sua capacidade respiratória e, em longo prazo, podendo levar à morte. As pesquisas com células-tronco nesse campo têm focado no desenvolvimento de tratamentos que sejam capazes de inibir a progressão do processo de fibrose do pulmão, estimulando esse órgão a produzir células jovens que não permitem o avanço da doença.

Os estudos, ainda realizados em camundongos de laboratório, têm mostrado resultados satisfatórios na redução da fibrose pulmonar em animais que apresentam a doença e que receberam injeções de células-tronco.

Câncer de pulmão

Uma das áreas de estudo de utilização das células-tronco que tem maior apelo e incentivo médico é o tratamento de vários tipos de câncer, já que essa doença é uma consequência da multiplicação de células malignas no corpo humano.

O câncer de pulmão é uma das doenças para as quais os estudos com células-tronco estão mais avançados, já que pesquisadores têm observado o controle do crescimento das células cancerígenas no pulmão de camundongos que apresentavam a doença.

O uso das células-tronco nesses animais não somente impediu o crescimento das células cancerígenas como reduziu também o tamanho do tumor pulmonar. Os pesquisadores acreditam que resultados semelhantes possam ser observados em humanos futuramente.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento via WhatsApp!

Tratamento do Mal de Parkinson

Os pacientes com doenças degenerativas, como a Doença de Parkinson e de Alzheimer, depositam grande esperança no avanço dos estudos de tratamentos com células-tronco, já que elas são suas grandes chances de controle dessas manifestações clínicas.

As pesquisas para o tratamento de Parkinson com o uso de células-tronco mesenquimais só têm sido realizadas em camundongos até o momento. Foi observado que os animais que receberam injeções de células-tronco ao longo do tratamento não apresentaram avanço nos sintomas da doença, especialmente quando comparados com o grupo de controle com animais doentes que não receberam o mesmo tratamento.

Esses estudos podem sugerir que o uso de células-tronco mesenquimais pode ser uma alternativa de tratamento para pacientes com Parkinson.

Esses são somente cinco dos vários tratamentos com células-tronco que estão sendo objetos de pesquisa na área da saúde — e que podem ajudar a revolucionar a medicina.

Você conhecia alguns desses estudos? Entre em contato com a CordVida para saber mais! E continue acompanhando os conteúdos aqui no blog e nas redes sociais.

Categorias: Células-Tronco

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.