Gravidez

5 cuidados que a grávida deve ter ao viajar

Seja no período de férias com a família ou um feriado prolongado no trabalho, é hora de viajar, descansar e sair do estresse do dia a dia! Mas estou grávida, será que posso ir? Tomando algumas medidas, se a sua gestação e seu bebê estiverem indo bem, não há problema algum em tirar seu merecido descanso e aproveitar uma viagem sem preocupações.

5 pontos para observar ao viajar grávida

1. Atestado

Antes de mais nada, converse com seu médico, assim ele já pode te passar algumas dicas e cuidados nesse período.

Se você estiver antes da 28ª semana de gestação, não precisa de atestado médico se você pretende viajar de avião. Da 29ª a 35ª semana, é necessário apresentar o atestado assinado pelo médico responsável.

Depois da 35ª semana, além do atestado você precisa assinar um termo de responsabilidade que será fornecido pela companhia aérea. E após a 38ª semana, a companhia aérea só autoriza a viagem com acompanhamento do médico.

2. Cuidados

Para alguns destinos, algumas vacinas são obrigatórias, mas elas também podem ser prejudiciais ao bebê. Em geral, devem ser evitadas aquelas que forem compostas à base de vírus. Todo cuidado é pouco e seu médico deve ser consultado para você estar resguardada de qualquer doença.

Procure se informar também com o seu médico quais medicamentos você deve levar e quais pode tomar caso precise ingerir em situações de enjoos, febres, gripes, cólicas, dores de cabeça, entre outros casos.

3. Trajes

Durante a viagem, seja de carro, trem, avião ou ônibus, dê preferência para as roupas mais largas e confortáveis. Os sapatos também devem ser baixos e macios, pois com certeza você vai inchar nesse período.

Se for possível, levante-se e faça pequenas caminhadas ao longo do período, principalmente se a viagem for mais longa. A meia de suave compressão pode ser uma boa pedida para evitar o inchaço nas pernas e uma possível trombose. Mexa os pés quando estiver sentada e lembre-se de usar o cinto de segurança sempre abaixo da barriga.

4. Alimentação

Já no destino final, um dos maiores cuidados que uma grávida deve ter ao viajar é com a alimentação. Ela deve ser equilibrada e leve. Evite ingerir frutas expostas ao tempo, frutos do mar, mariscos e carnes cruas. As saladas na rua também devem ser evitadas ou escolhidas com muito rigor, pois você não sabe se elas foram higienizadas de forma adequada.

A melhor opção é levar o seu próprio lanche, bem limpo e feito com cuidado. Beba bastante líquido, principalmente água mineral engarrafada, e evite bebidas alcoólicas.

5. Praia

Se o local escolhido para sua viagem é uma praia, evite ficar muito tempo exposta ao sol, use bastante filtro solar de fator de proteção 30, no mínimo. As mulheres grávidas estão mais propensas a ter manchas na pele por causa dos hormônios. Banho de mar e piscina estão liberados, mas quando estiver no mar, evite ficar de frente para as ondas e também não vá para muito fundo.

Tomando esses pequenos e simples cuidados, viajar grávida não será problema algum, ao contrário, será um momento somente de alegrias, relaxamento e muita diversão.

Clique no banner abaixo para saber quais são os benefícios de armazenar células-tronco do cordão umbilical do seu bebê. Conheça os serviços de coleta e armazenamento da CordVida, que podem ajudar no futuro da saúde da sua família:

Vai viajar e tem mais alguma dica? Conte para a gente!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.