Criança

Como e quando cortar o cabelo do bebê pela primeira vez?

Enquanto alguns bebês nascem cabeludinhos, outros nascem com pouco cabelo ou mesmo carequinhas. Esse e outros fatores determinarão como e quando cortar o cabelo do bebê pela primeira vez.

E como cada um tem suas características diferentes, inclusive quanto à velocidade de crescimento dos fios, venha descobrir agora a hora certa de corar o cabelo do seu filho pela primeira vez:

O mito do primeiro ano de vida

Muitas mamães e papais ainda acreditam na famosa lenda de que não deve cortar o cabelo do bebê até que ele complete um ano de vida, porque os fios perderão força ou demorarão mais para se desenvolver. Mas como vivemos em um mundo moderno, é claro que não devemos acreditar em premonições infundadas.

Isso não passa de um mito.

Quando cortar o cabelo do bebê?

O corte oficial

Para fazer o primeiro corte “oficial” do cabelo do seu bebê, aquele feito por um profissional, o ideal é esperar que o bebê tenha pelo menos três ou quatro meses, pois nessa fase ele já conseguirá manter a cabeça erguida sozinho enquanto você o segura em seu colo. É claro que isso varia de um bebê para outro, enquanto alguns conseguirão deixar a cabeça mais firme no terceiro mês de vida, outros apenas no quarto mês.

No entanto, se os pais conseguirem aguentar a ansiedade e puderem adiar até que o bebê complete cinco ou seis meses, o pescoço da criança já estará ainda mais firme, o que facilitará muito o trabalho do profissional — e será mais confortável para o seu filho.

Corte simples e higiênico

Um corte de cabelo simples e apenas para aparar os fios pode ser feito em qualquer momento, pois nem a sua saúde nem o desenvolvimento da criança serão afetados por isso. Mas não crie expectativas quanto ao resultado desse corte, a não ser que você ou seu parceiro sejam cabeleireiros.

Assim como a pele do bebê, seus fios de cabelo são muito delicados, principalmente nos primeiros meses de vida. Mesmo assim, é possível cortá-los sem riscos. Porém, antes de fazer isso, é preciso prestar atenção em algumas medidas de segurança.

O tipo de cabelo influencia na escolha da data desse corte simples?

O melhor momento para cortar o cabelo do seu bebê depende das características particulares dele. Alguns nascem com muito cabelo e em algumas semanas os fios vão caindo de maneira desigual, podendo formar pequenas falhas em certas áreas da cabeça. Na maioria das vezes, é por causa do atrito entre a cabeça e o travesseiro, mas também pode ser por causa de alterações hormonais. Esse é, geralmente, o momento em que os pais querem cortar o cabelo do seu filho para igualar — o que é bastante compreensível.

Há pais que acreditam que o bebê tem cabelo demais e pretendem cortar o excesso de fios nos meses de muito calor, sendo que alguns até raspam a cabecinha do bebê para que o cabelo não cause incômodos.

Seja qual for o seu motivo para querer cortar, essa escolha é sua e não há impedimento para isso, mas é claro que você deve tomar algumas precauções ao realizar essa tarefa.

Como cortar o cabelo do bebê pela primeira vez?

O medo de machucar o bebê é a principal dúvida dos pais para tomar a decisão de quando cortar os fios de seu neném. Listamos algumas dicas para facilitar na escolha dessa data.

Use tesouras de pontas arredondadas

A melhor dica para esse momento é sempre usar tesouras com pontas arredondadas, mas que tenham um bom fio para evitar que o resultado final fique disforme, e também para diminuir o tempo total do corte, que pode deixar o bebê agitado e ansioso. E nunca use tesouras com pontos de ferrugem.

Posso cortar o cabelo do meu bebê sozinha?

Se a segurança do bebê é o ponto principal, a segunda dica é que a tarefa seja realizada por duas pessoas, nunca sozinha. Uma pessoa vai segurar a cabecinha do bebê e ficar de olho para que ele não faça movimentos bruscos que podem fazer com que se machuque com a tesoura, já a outra pessoa vai cortar o cabelo de fato.

Há algum momento do dia em que seja mais indicado para o corte do cabelo do bebê?

Sim, é claro que não é uma regra, mas o momento bastante propício é logo após terminar o banho do bebê, uma hora em que ele estará bem relaxado, sendo mais difícil que ele se estresse com essa situação tão nova para ele.

A limpeza final é fundamental

Uma última dica importante é limpar a roupa ou no rostinho do bebê para que os fios aparados não entrem nos olhinhos ou espetem a sua pele sensível.

O corte de cabelo pode alterar a estrutura dos novos fios?

Nenhum corte de cabelo é capaz de alterar a estrutura dos fios em nenhuma idade do ser humano, desde quando são bebês até chegarem na velhice.

No caso dos pequenos, os primeiros fios podem mudar de cor — sendo claros ou escuros. Acontece da mesma forma com a estrutura dos fios, que podem ser finos e lisos ou mais grossos.

Nessas duas situações (cor e estrutura), as razões das alterações são hormonais e/ou genéticas. Nesse último caso, o cabelo do seu bebê estava “programado” para ter uma estrutura, mas ao nascer tal estrutura ainda não tinha se manifestado.

Portanto, se após cortar o cabelo do seu bebê, os fios nascerem muito diferente, e, principalmente, se tal mudança não for do seu agrado, não se culpe, pois não é culpa do corte. Aparar os fios jamais vai alterar cor e textura do cabelo, o que aconteceu foi apenas uma coincidência.

Existem salões de beleza especializados em atender bebês?

Sim. Há salões que só cortam cabelos de crianças maiorzinhas e de bebês também. Há salões que têm brinquedos para distrair as crianças, além de TVs com desenhos, sem falar nas cadeiras divertidas onde os bebês ficam confortáveis enquanto seus cabelos são cortados. Além disso, alguns salões emitem certificados de primeiro corte de cabelo da criança, um mimo a mais para os pais.

Se não quiser ou não houver um salão de beleza para crianças na sua região, encontre um cabeleireiro de confiança, que conheça o seu filho, e que, preferencialmente, já tenha cortado cabelos de bebês. Busque referências com outras mamães.

Nesse caso, lembre-se de levar um brinquedo que seu filho goste bastante, pois poderá ajudá-lo a se distrair enquanto espera sua vez ou mesmo enquanto seus cabelos são cortados.

Ainda tem dúvidas sobre quando cortar o cabelo do bebê? Já passou por esse momento com o seu filho? Conte para nós!

 

Chamadas para social media

  1. Quer cortar o cabelo do seu bebê e precisa de coragem? Veja o momento certo de cortar os fios e dicas valiosas!
  2. Veja dicas para cortar o cabelo do seu bebê pela primeira vez!
  3. Confira dicas para saber quando e como cortar o cabelo do bebê pela primeira vez!

Categorias: Criança

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.