Gravidez

6 dicas incríveis para economizar no enxoval do bebê!

Na hora de preparar o enxoval do bebê, a vontade de comprar tudo o que vemos pela frente é enorme, afinal, são tantos planos e tantas ideias para essa nova vida que vai começar que não dá para não se animar.

O mercado coloca à disposição uma diversidade imensa de produtos que prometem facilitar a vida das mamães e papais, mas para não cair na tentação do consumismo e sair aceitando todas as ofertas que vê pela frente, é importante ter em mente o que de fato você precisa, pois o nascimento de um filho acarreta um considerável gasto financeiro. Então, surge a dúvida: o que comprar para o enxoval do bebê?

Listamos, neste post, dicas que podem te ajudar a economizar no enxoval do seu bebê. Confira!

6 dicas para economizar na hora de montar o enxoval do bebê

1. Faça uma lista do enxoval do bebê

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas nem por isso é menos importante. Faça uma lista dos itens realmente necessários que você precisa comprar para o enxoval do bebê. Assim, você evita sair comprando tudo o que vê nas lojas, como montes de roupinhas de várias cores e vários modelos. Seu neném vai crescer muito rápido e provavelmente você não terá tempo de usar tudo o que você comprou.

Uma outra lista que pode ser feita é de itens que você deseja, mas que não são tão importantes assim, pois ela pode servir para dar opções de presentes em um possível chá de bebê ou caso algum amigo ou familiar queira fazer um agrado.

2. Compre no exterior

Se você tiver oportunidade, uma boa dica é comprar o enxoval fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço, a qualidade e a variedade de produtos encantam os brasileiros que têm condições de fazer suas compras por lá. Diversos kits legais são disponibilizados e os preços são mais convidativos do que no Brasil.

Mas lembre-se de evitar os exageros! A chance de gastar mais do que o necessário é grande e a ideia aqui é exatamente reduzir os custos do enxoval do seu bebê.

3. Organize um chá de fraldas

Faça um chá de fraldas para receber algumas doações e minimizar um pouco essa despesa — que talvez seja a mais pesada para os novos pais. Peça poucas fraldas tamanho RN (recém-nascido), que se perdem rapidamente uma vez que a velocidade com que seu bebê crescerá é assustadora, mas abuse das fraldas M e G.

Caso não faça o chá de fraldas (também conhecido como chá de bebê), evite estocar demais antes do nascimento para evitar o desperdício, mesmo que elas estejam em oferta. Promoções surgem com relativa frequência.

4. Analise o custo-benefício

A tentação de sair e comprar vários itens, um de cada cor e tamanho, é enorme — ainda mais se o preço estiver bom. Lembre-se do crescimento rápido do recém-nascido: é melhor você ter um ou dois bodies (aquele macacãozinho peça única, de abotoar) de melhor qualidade e durabilidade, que não vão encolher numa lavagem, do que vários que muito em breve nem vão mais caber no seu filho.

5. Reaproveite

Como as roupinhas do bebê se perdem facilmente, possivelmente haverá muitas coisas que você pode herdar de parentes e amigas que tiveram bebês recentemente. Às vezes são roupas, brinquedos ou objetos úteis que não foram nem usados.

Não hesite: aceite! Todo e qualquer tipo de doação é importante na hora de economizar no enxoval do bebê.

6. Tome cuidado com os supérfluos

Além de uma gama de roupinhas lindas dos mais variados preços e modelos, o mercado oferece ainda diversos produtos, menos ou mais sofisticados, como babás eletrônicas com câmera, cadeirinhas multifuncionais e portáteis, enfim, uma infinidade de objetos tentadores.

Se for algo que você nem precisa imediatamente, compre somente se o dinheiro estiver sobrando ou se tiver sido muito bem recomendado por alguém próximo. Na dúvida, espere a chegada do bebê para avaliar a real necessidade e utilidade daquele produto.

Clique no banner para acessar o e-book da CordVida sobre os preparativos para a chegada do bebê:

Como está sendo a montagem do enxoval do bebê? Conte pra gente a sua experiência e divida também outras dicas para economizar nessa hora!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.