Gravidez

Conheça 4 dicas para fazer um chá de bebê com sucesso

Não se sabe exatamente como surgiu a ideia de uma reunião para celebrar a chegada do novo integrante da família, mas o chá de bebê já faz parte da nossa cultura há várias gerações. Quer conferir algumas dicas para chá de bebê?

Se antigamente o evento era exclusividade da gestante e das mulheres mais próximas a ela, hoje em dia a comemoração se modernizou e também é conhecida como chá de revelação — a família e os amigos mais próximos, incluindo homens, mulheres e crianças, se juntam aos pais para descobrir a resposta para a pergunta mais ouvida pela grávida durante a gestação: é menino ou menina?

Se você quer unir a diversão do chá de bebê à emoção de descobrir o sexo do seu filho, o chá de revelação é a escolha perfeita! Confira agora como organizar essa comemoração de forma prática e divertida.

Como organizar um chá de bebê?

A maior diferença entre organizar um cha de bebe e um chá de revelação é que para o segundo a futura mamãe vai precisar de ajuda — uma pessoa de confiança deve ficar responsável pelos detalhes, e guardar segredo do sexo do bebê até a hora da grande revelação.

Essa pessoa, que pode ser uma amiga, parente ou a mãe da gestante, ficará responsável por guardar o resultado do ultrassom e providenciar todos os detalhes específicos relacionados ao sexo do bebê, que só será revelado no final da comemoração.

Algumas mamães mais ansiosas podem não aguentar a espera ou preferir descobrir logo se o bebê é um menino ou uma menina — nesse caso, os pais podem participar mais ativamente da organização do chá de bebê, revelando a descoberta aos convidados apenas no dia do evento.

Apesar dessa diferença fundamental, todos os outros detalhes da organização do chá de revelação, dos convites ao que servir, são semelhantes aos do chá de bebê tradicional.

4 dicas para chá de bebê

1. Como escolher a decoração para o chá de revelação?

A decoração do chá de revelação pode seguir duas tendências:

  • ser neutra, com cores em tom pastel; ou
  • usar as cores azul e rosa na mesma proporção.

A escolha das cores e do tema usado na decoração deve seguir o gosto dos futuros pais, mas normalmente os convites, enfeites, lembrancinhas, e até as comidas e bebidas seguem as cores que simbolizam o possível sexo do bebê: azul e rosa.

A decoração pode incluir enfeites em cartolina, papel cartão, papel crepom, fitas coloridas, bexigas e pompons nas cores escolhidas.

O tema da festa também pode ser personalizado em azul e rosa, mantendo o mistério com relação ao sexo do bebê. Alguns temas bastante utilizados em chás de bebê e chás de revelação são:

  • filhotes;
  • ursinhos;
  • anjinhos;
  • corujas;
  • animais da floresta;
  • passarinhos;
  • lacinhos e bigodes;
  • príncipe e princesa.

2. Que presentes pedir no chá de bebê?

A lista de presentes do chá de bebê, de revelação ou do chá de fraldas deve conter itens essenciais do enxoval para os primeiros meses do bebê. Algumas mamães preferem pedir apenas fraldas, para garantir um bom estoque até o nascimento.

Como ainda não se sabe o sexo do bebê, normalmente roupinhas, sapatinhos e acessórios não entram na lista. Algumas sugestões de presentes são:

3. Que jogos e brincadeiras podem ser feitos no chá de revelação?

Além dos jogos e brincadeiras normalmente feitos no chá de bebê, o grande destaque do chá de revelação é justamente o mistério com relação ao sexo do bebê.

Menino ou menina? A brincadeira pode começar já na chegada dos convidados, utilizando uma lousa ou quadro negro para contabilizar os palpites. Os convidados também podem usar um símbolo do seu palpite: um broche, uma gravata ou lacinho ou uma plaquinha.

Existem várias brincadeiras que podem ser feitas ao longo do evento para tentar adivinhar o sexo do bebê:

  • o formato da barriga: barrigas redondinhas indicam uma menina; barrigas pontudas indicam um menino;
  • o teste da aliança: basta amarrar a aliança da futura mamãe em um fio de nylon e segurar em cima da barriga — se girar em círculo, é menina; se balançar para o lado, é menino;
  • teste das idades: o resultado da soma das idades da mãe e do pai indica o sexo do bebê — números pares representam as meninas, e números ímpares representam os meninos;
  • teste do cabelo: fios brilhantes e fortes indicam que vem uma menina; madeixas ressecadas são indicação de um menino;
  • as vontades da gestante: se o desejo é por doces, a previsão é de menina, enquanto que salgados indicam que vem um menino.

4. Como organizar o momento da revelação?

O momento da revelação é o mais esperado pelos convidados e principalmente pelos pais, que ainda desconhecem se o novo integrante da família será um menino ou menina.

Não faltam ideias para tornar esse momento ainda mais especial para todos, mas separamos três sugestões práticas e inesquecíveis:

A surpresa do bolo

A maneira mais comum de revelar o sexo do bebê é por meio de um bolo, que deve ser coberto por glacê branco para manter o mistério até o último momento.

A revelação vem apenas ao cortar o bolo, e existem duas opções para surpreender a todos:

  • adicionando corante azul ou rosa à massa do bolo; ou
  • mantendo o bolo neutro e colorindo o recheio, em azul ou rosa.

O recheio pode, ainda, conter confeitos de chocolate ou granulado na cor que representa o sexo do bebê. De qualquer forma, é uma maneira deliciosa de acabar com a dúvida!

Caixa surpresa

Em uma caixa de papelão grande (quanto maior a caixa, maior o impacto), são colocadas bexigas cheias com gás hélio, na cor que representa menino ou menina.

Na hora da revelação, os pais abrem a caixa e os balões coloridos flutuam, encantando os convidados. Essa opção rende fotos belíssimas!

Balão gigante

O tradicional bexigão de aniversário pode ser adaptado para o chá de revelação: basta encher uma bexiga grande (de preferência de cor escura), com papéis coloridos — na cor desejada.

Ao estourar o balão, os papéis e confetes coloridos caem sobre os convidados, revelando se vem por aí um menino ou uma menina.

As gestantes mais corajosas podem encher o balão com tinta — apesar da bagunça, será um momento inesquecível!

O chá de revelação é um dos momentos mais emocionantes da maternidade, e as mamães que conseguem segurar a ansiedade não se arrependem da espera até que enfim possam responder, com orgulho e uma alegria infinita: é menino ou menina?

Clique no banner e acesse gratuitamente o e-book da CordVida sobre a chegada do bebê:

e-book CordVida a chegada do bebê

Gostou das dicas para chá de bebê? E você, já começou a planejar o seu chá de bebê, ou chá de revelação? Não deixe de assinar nossa newsletter para continuar recebendo nossos artigos!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.