Criança

Lar do bebê: como montar e decorar o quarto de gêmeos?

Lar_do_bebê_como_montar_e_decorar_o_quarto_de_gêmeos.jpg.jpeg

Estar grávida de gêmeos é como ganhar na loteria, só que com prêmio dobrado. Além da emoção de ser mãe e as preocupações naturais de todas as mulheres nessa fase, é preciso pensar na logística de como lidar com dois recém-nascidos ao mesmo tempo.

E há também, claro, o problema de como adaptar o espaço de uma criança para duas ao montar um quarto de gêmeos. Porém, com algumas dicas de decoração, fica muito mais fácil criar um ambiente agradável e confortável para receber seus dois pequenos. Confira:

Praticidade para a mamãe

Mesmo que haja mais quartos disponíveis em sua casa, o ideal é manter os gêmeos juntos nos primeiros anos de vida. Assim, ao levantar de madrugada para checar se eles estão bem, dar de mamar, trocar fraldas ou acudir o choro, só é preciso se deslocar para um único lugar.

Como eles já estavam juntos no útero da mamãe, não vão se estranhar e ainda podem ficar mais calmos ao sentir a presença um do outro.

Berços para o quarto de gêmeos

O principal móvel do quarto de um recém-nascido tem uma importância crucial na decoração em um quartinho que precisa servir para dois. Primeiro, a mamãe deve avaliar se o espaço do cômodo das crianças comporta dois berços de uma vez só. Se o ambiente for amplo, o pior dos problemas foi eliminado, pois, à noite, é indicado que as crianças durmam separadas para não se machucarem.

Se o cômodo for um pouco apertado, algumas soluções podem ajudar a ganhar espaço. Um deles é comprar os berços acoplados, que são divididos por estruturas de madeira. Outra opção é mandar fazer em um marceneiro um berço mais largo, que acomode duas crianças ao mesmo tempo. Nesse caso, ainda será necessário separá-las à noite com um separador de berço feito de espuma, vendido em lojas especializadas.

Roupinhas e fraldinhas

Quando os bebês gêmeos são do mesmo sexo, a mamãe pode aproveitar e compartilhar as roupinhas entre eles. Isso gera uma economia de dinheiro e de espaço, pois será necessário apenas um guarda-roupa ou cômoda para guardar os bodies, calças e macacões.

Quem estiver esperando um casalzinho tem duas opções: ou divide o móvel e organiza de uma forma prática ou pode optar por decorar com dois guarda-roupas ou cômodas. Em geral, na disposição do quarto, os berços costumam ficar próximos, um ao lado do outro ou encostados na mesma parede. Com as cômodas isso não é necessário, cada uma delas pode estar em um canto do quarto.

Para completar os móveis do quarto dos bebês, a mamãe deve se lembrar de escolher uma cadeira de amamentação bem confortável e espaçosa, caso seja necessário dar de mamar ou segurar no colo os dois pequenos ao mesmo tempo. A cadeira deve ser colocada em um canto fresco e arejado do quarto, de preferência próxima à janela, para garantir o bem-estar da mãe.

A questão das cores

Quando pensamos na decoração para um quarto de gêmeos logo surge a pergunta “de que cor pintar as paredes se eles tiverem sexos diferentes?”. Porém, a resposta é mais simples e oferece mais variedade do que as pessoas geralmente imaginam: opte por tons neutros. E para crianças do mesmo sexo, é muito mais fácil seguir o padrão de decoração que você usaria para um bebê só.

Geralmente, mobiliário e objetos para o quarto de um bebê são em cores bem clarinhas, como o bege, branco e amarelo. Só quando os pais decidem focar no sexo da criança é que entra em cena o azul e o rosa claro. Por isso, montar um quarto para um menino e uma menina não precisa ser difícil: é só optar por cores claras que podem ser consideradas unissex.

Se existir o desejo de dar um toque de cor na decoração, os pais podem usá-las nos objetos decorativos de cada uma das crianças, até mesmo como forma de diferenciação. Por exemplo, uma cômoda rosa e outra azul ajuda muito a guardar as roupinhas de cada neném no lugar certo.

Inovando na decoração

Para quem deseja um pouco mais de criatividade, também é possível escolher um papel de parede ou adesivo com temática infantil. Floresta, circo, parque de diversões, bichinhos e balões podem dar uma graça a quartos de ambos os sexos. Algumas cores como o laranja e o amarelo também são consideradas unissex e podem ser usadas para dar uma iluminada na decoração.

Ao escolher os objetos decorativos do quarto, tente controlar o impulso de comprar vários brinquedinhos para cada filho. Crianças muito pequenas não entendem a utilidade dos objetos e quanto mais coisas tiver no quarto, mas difícil fica para limpar. Na casa de uma mãe de gêmeos, onde o trabalho é dobrado, a praticidade precisa ser levada em conta.

Últimos detalhes

Agora que você já escolheu a cor das paredes, os móveis e os objetos, faltam só os últimos detalhes para a chegada dos gêmeos. Coloque uma cortina bem levinha que possa ser lavada em casa, blecaute ou venezianas, que protegem o quarto da luz do sol.

Na decoração, os bichinhos de pelúcia devem ser evitados quando os gêmeos ainda forem muito pequenos, pois podem causar alergias. Quando eles começarem a engatinhar, é recomendável cobrir o chão do quarto com EVA para evitar que escorreguem enquanto brincam — os coloridos ficam muito charmosos! Colocar protetores nas tomadas também é fundamental.

Esperando os bebês

Ufa! O quartinho finalmente ficou pronto e agora só falta a presença dos pequeninos para ficar perfeito! Quando eles nascerem, não se esqueça de tirar uma foto com cada um e colocar em porta-retratos especiais, como uma lembrança para você e seus filhos do dia mais especial e feliz da sua vida.

Depois de montar o quarto de gêmeos, que tal se informar melhor sobre a vida com o bebê? Aprenda a fazer o seu bebê dormir sozinho a noite inteira, sem interrupções. Com dois pequenos em casa, esse momento de tranquilidade vai fazer toda a diferença!

Categorias: Criança

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.