Gravidez

O que você precisa saber sobre gravidez de gêmeos

O que você precisa saber sobre gravidez de gêmeos? A gravidez já é um momento mágico e delicado para todas as mulheres, e quando se trata de uma gestação de dois ou mais filhos, a situação fica um pouco mais complexa — e mais especial!

Mães de gêmeos não são muito comuns, especialmente quando são múltiplos bebês, mas o fato é que elas existem e precisam tomar ainda mais cuidado que as outras gestantes. Como esse é um campo onde todo o conhecimento é bem-vindo e um pouco de sabedoria pode contribuir bastante para o conforto da família. 

Leia o texto a seguir e veja o que você precisa saber sobre a gravidez de gêmeos. Confira:

Suplementar é preciso

Quando você está grávida, precisa consumir determinados nutrientes mais do que o normal. Você vai precisar de mais cálcio, ferro, proteínas e outras substâncias essenciais para promover um desenvolvimento saudável ao seu bebê. Se você já está fazendo uma dieta saudável, ótimo! Mas não basta mantê-la.

Dica: 5 erros comuns que as gestantes cometem na alimentação

Seu médico pode recomendar um suplemento múltiplo, no entanto, algo que jamais pode faltar para a gestante é o ácido fólico. É indispensável obter cerca de 1 miligrama de ácido fólico por dia para gestações de gêmeos e 0,4 miligramas em gestações únicas, pois ele ajuda a diminuir os riscos de problemas congênitos, como a má formação do tubo neural, causador da espinha bífida, entre outros.

Os exames são mais frequentes

Como há um número maior de bebês se desenvolvendo, o acompanhamento do crescimento, da fisiologia e de todos os parâmetros da gestação deve ser maior e mais frequente. Os ultrassons serão mais habituais, hemogramas, testes clínicos e tudo aquilo que ajuda a prevenir qualquer problema. Fique atenta, especialmente, ao trabalho de parto prematuro, muito mais comum na gravidez de múltiplos.

Você vai ganhar mais peso

O ganho de peso já é um fator inevitável na gravidez, até porque o seu bebê vai comer, crescer e engordar para nascer com saúde. No entanto, quando são múltiplos fetos esse aumento é ainda mais acentuado. O tecido adiposo acumulado e os nutrientes a mais ingeridos são um fator de proteção extra para os bebês, algo naturalmente imposto pela natureza.

Dica: Bebê saudável: cuidados que começam ainda na gestação

Para dois bebês, por exemplo, o indicado é um ganho em torno de 17 kg. Em caso de 3 ou mais filhos na mesma gestação, o ideal é conversar com seu médico e refazer os cálculos para encontrar o que é certo para você.

Mais limitação nas atividades

Possivelmente, seu médico vai pedir para você ter mais cuidado e se limitar a fazer algumas atividades, como viagens, exercícios físicos e até parar de trabalhar um pouco antes da hora, conforme a gravidez avança. Isso ajuda a prevenir acidentes, complicações e estimula o crescimento fetal adequado.

Pressão alta

Uma gestação múltipla predispõe a mãe a desenvolver hipertensão durante a gravidez. E se isso já é indesejado quando se espera apenas um filho, imagine quando são vários! A pressão alta na gravidez contribui para o surgimento de um quadro chamado pré-eclâmpsia, uma das causas mais comuns de morte tanto do feto quanto da mãe.

Esses são alguns conceitos básicos que você precisa saber sobre a gravidez múltipla. Ela requer um pouco mais de cuidado, mas tomando as atitudes certas você pode ter uma gestação tranquila, bem-sucedida e o resultado será muito amor em dobro — ou triplo, ou quádruplo, quem sabe?

Confira ainda mais detalhes e dicas de como preparar-se para a chegada dos seus bebês!

Gravidez de gêmeos: prepare-se para a chegada dos seus bebês

Está esperando gêmeos ou múltiplos? Conhece alguém que já passou por uma gestação como essa? Divida com a gente sua experiência e suas opiniões!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dr. Mauricio Artigas Grillo

    Dr. Mauricio Artigas Grillo

    (CRM: 12330PR)
    Médico Obstetra Sênior do Hospital Santa Cruz (Curitiba);
    Mestre e Doutor em Endocrinologia Ginecológica;
    Membro da Comissão de Gestação de Risco – FEBRASGO.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.