Células-Tronco

Doenças em estudo com as Células-tronco do Cordão Umbilical

O sangue do cordão umbilical é uma fonte consagrada há mais de 30 anos para o tratamento de mais de 80 doenças. Milhares de pessoas com leucemias e outras doenças da medula óssea já foram tratadas.

As células-tronco do sangue do cordão umbilical são uma fonte consagrada pela medicina para tratar doenças hematológicas e imunológicas através de transplantes de medula óssea. Em todo o mundo, esse rico material já foi utilizado em milhares de transplantes.

A comunidade científica mundial tem demonstrado grande interesse no potencial de células-tronco extraídas tanto do sangue como do tecido do cordão umbilical para novos tratamentos de doenças, muitas delas ainda sem cura.

Destacamos abaixo os tipos de doenças estudadas em ensaios clínicos.

O que é um ensaio clínico?

Um “ensaio clínico” é um estudo em pacientes humanos de uma terapia emergente que não foi ainda aprovada como terapia-padrão. O site clinicaltrials.gov fornece um banco de dados pesquisável de todos os ensaios clínicos nos Estados Unidos e de outros países também.

Pesquisas em andamento com células-tronco hematopoéticas (do sangue do cordão): 94 estudos

Desde o primeiro transplante em 1988, o sangue do cordão umbilical é considerado uma fonte consagrada pela medicina para tratar diversas doenças. Em todo o mundo, esse rico material já foi utilizado em mais de 40 mil transplantes. 1 

Esta fonte de células-tronco progenitoras hematopoéticas continua a mostrar sua grande importância no meio científico. A cada ano, novos estudos são iniciados e pesquisas em andamento são atualizadas, trazendo resultados promissores para o tratamento de diversas doenças.

Atualmente existem 94 pesquisas em curso nos principais centros do mundo para investigar o uso dessas células em doenças extremamente comuns na nossa população, várias ainda sem cura.

Listamos abaixo o número de ensaios clínicos em aberto nos países que lideram as pesquisas e as principais doenças em estudo com as células-tronco do sangue do cordão umbilical.

Pesquisas em andamento com células-tronco mesenquimais (tecidos): 291 estudos com tecidos diversos e 110 com tecido do cordão umbilical 

As células-tronco mesenquimais, estão sendo utilizadas na medicina regenerativa para uma variedade de condições e continuam sendo consideradas como grande promessa no meio científico. Tudo isso devido à sua capacidade de reparo celular, diferenciação em outros tipos de células e de autorrenovação prolongada. O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais.

Na área de pesquisa para novos tratamentos, a comunidade científica mundial tem demonstrado cada vez mais interesse no potencial terapêutico das células-tronco para tratamento de diversas doenças, várias delas muito presentes na população e, até então, com possibilidades terapêuticas muito restritas. 

Novos estudos também abrem a perspectiva para o aumento da eficiência dos transplantes e, potencialmente a possibilidade de que pacientes que antes não conseguiam fazer transplante devido ao número insuficiente de células por parte do doador, possam vir a passar a realizá-los.

Outros estudos comprovam que as células-tronco de tecido do cordão, quando usadas em transplantes de medula óssea possibilitam uma melhora de até 6 vezes na velocidade de recuperação da medula.

Listamos abaixo o número crescente de ensaios clínicos utilizando células-tronco de tecidos diversos e também de tecido do cordão umbilical, assim como as áreas das doenças estudadas.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento via WhatsApp!

Tratamentos com células-tronco

Tratamento com as células-tronco do cordão umbilical já é uma realidade. Está demonstrado que a probabilidade de uma pessoa de 0 a 70 anos precisar de um transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical é de 1 para 217. Uma chance muito maior do que a maioria das pessoas imagina. As pesquisas são animadoras, uma grande esperança da medicina regenerativa.

Assista ao vídeo a seguir para mais informações sobre as doenças que podem ser tratadas com células-tronco, além de outras em estudo.

Referências para os estudos com sangue do cordão:

  1. Pubmed.gov (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28928957/)
  2. Clinical Trials: www.clinical.trials.gov – acessado em 1/11/2020. 

 * Foram considerados apenas os estudos que apresentavam status: “em recrutamento”, “somente por convite”, “ainda não recrutando” e “acesso expandido”.

  1. Número total de casos de uma doença em uma determinada população, em um determinado tempo (ano).

Up To Date (uptodate.com) e CDC – Centers For Disease Control And Prevention (cdc.gov)

Referências para os estudos com tecido do cordão:

  1. Clinical Trials: www.clinical.trials.gov – acessado em 1/11/2020 (Foram considerados apenas os estudos que apresentavam status: “em recrutamento”, “somente por convite”, “ainda não recrutando” e “acesso expandido”).
  2. Número total de casos de uma doença em uma determinada população, em um determinado tempo (ano).

Up To Date (uptodate.com) e CDC – Centers For Disease Control And Prevention (cdc.gov).

Categorias: Células-Tronco

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.