Células-Tronco

Células-tronco do tecido do cordão umbilical e diabetes

O diabetes afeta mais de 380 milhões de pessoas mundialmente e permanece como uma doença crônica incurável até hoje.

As causas para o diabetes tipo 1 permanecem essencialmente desconhecidas, podendo estar relacionadas à genética, à exposição a vírus e a outros fatores ambientais.  Para o tipo 2, apesar das causas também serem basicamente desconhecidas, sabe-se que excesso de peso e o sedentarismo são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

As células-tronco do tecido do cordão umbilical e diabetes

O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais na sua forma mais primitiva. Devido às suas propriedades imunológicas e regenerativas de tecidos, essas células são pesquisadas em vários países do mundo para o tratamento de doenças como o diabetes e outras também sem cura atualmente.

Artigo 1 – Biomed Central (Maio 2015)

O diabetes tipo 2 é uma combinação de deficiência e resistência à insulina e ainda não pode ser revertido com as terapias atualmente existentes.

O potencial de diferenciação, as propriedades imunossupressoras e os efeitos anti-iflamatórios das células-tronco mesenquimais as tornam candidatas ideais para o tratamento do diabetes

Os resultados disponíveis dos estudos que envolvem a infusão de células-tronco mesenquimais em animais e humanos são encorajadores, e a terapia com essas células pode representar um novo paradigma para otimizar o controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2.

Para que o transplante de células-tronco mesenquimais se transforme em rotina terapêutica no tratamento do diabetes, ensaios clínicos multicêntricos, randomizados, do tipo duplo-cego e com a utilização de placebo, serão necessários para confirmar a sua eficácia.

Artigo 2 – Nature (Agosto/2017)

Uma frequente complicação em pacientes com diabetes é a nefropatia diabética, uma doença hoje incurável. Ela compromete a capacidade de filtragem dos vasos renais e causa uma significativa redução da qualidade e do tempo de vida dessas pessoas.

As células-tronco mesenquimais da medula óssea do próprio paciente diabético poderiam ser uma opção terapêutica no tratamento da doença devido às suas propriedades imunomodulatórias e regenerativas. No entanto, a hiperglicemia produzida pelo diabetes afeta de maneira tão significativa as características dessas células, que pode inclusive fazê-las perder este efeito terapêutico tão necessitado por esses pacientes.

Nesse artigo ficou demonstrada, in vitro, a influência que os fatores de crescimento, citocinas e microvesículas, produzidos pelas células do tecido do cordão umbilical têm sobre as células-tronco mesenquimais da medula óssea de pacientes diabéticos, fazendo com que estas readquirissem a sua capacidade terapêutica de reverter as lesões renais da nefropatia diabética.

Após a infusão das células, os modelos demonstraram melhora nos danos renais comuns à nefropatia diabética resultante tanto dos diabetes tipos 1 e 2.

Conclusão

Neste momento, existem 14 ensaios clínicos ativos em fases 1 ou 2 registrados no site www.clinicaltrials.gov, que estudam a utilização de células-tronco mesenquimais, incluindo as do cordão umbilical, para tratamento de pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

Estes estudos precisam continuar evoluindo para ensaios clínicos randomizados de maior porte que confirmem definitivamente a efetividade dessas estratégias.

Os resultados obtidos nos estudos até agora têm sido encorajadores e sinalizam que as células-tronco mesenquimais podem vir a representar um novo paradigma no tratamento do diabetes.

Referências Bibliográficas

1. Nagaishi K, Mizue Y, Chikenji T, et al. Umbilical cord extracts improve diabetic abnormalities in bone marrow-derived mesenchymal stem cells and increase their therapeutic effects
on diabetic nephropathy. Scientific Reports. 2017;7:8484.
2. Zang L, Hao H, Liu J, Li Y, Han W, Mu Y. Mesenchymal stem cell therapy in type 2 diabetes mellitus. Diabetology & Metabolic Syndrome. 2017;9:36.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento de células-tronco do cordão via WhatsApp!

Continue acompanhando o blog e as redes sociais da CordVida para saber mais sobre as possibilidades de tratamentos de doenças com células-tronco. E se estiver considerando armazenar as células-tronco do cordão umbilical do seu bebê, entre em contato conosco! Nossa missão é cuidar do futuro da saúde da sua família.

Categorias: Células-Tronco , Notícias

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.