Gravidez

Nomes de bebê: escolha o ideal

A notícia da chegada de um novo membro é motivo de muita alegria e comemoração para a família. E uma das tarefas mais emocionantes (e também trabalhosa!) para os pais é escolher o nome que o bebê vai carregar por toda a sua vida. Não queremos errar nessa escolha, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos este texto para lhe ajudar a decidir pelo nome ideal do seu pequeno. Vem com a gente!

A importância do nome do bebê

Alguns pais, antes mesmo da gravidez acontecer, já sabem o nome que querem para o seu futuro bebê. Mas isso não costuma ser comum! 

Na maior parte dos casos, assim que a mulher engravida, a ansiedade e a alegria tomam conta e os papais começam a cogitar as melhores possibilidades de nomes para aquele serzinho que vem se formando.

É no momento do ultrassom, quando enfim o sexo da criança é descoberto, que a pressão de ter um nome em mente começa a bater na porta. É a partir daí que a curiosidade dos familiares, dos amigos e dos conhecidos para saber como devem chamar o bebê chega nas alturas. 

E nem sempre é fácil driblar esse interesse alheio, viu? Mais uma habilidade que os pais precisam adquirir!

Há algumas coisas que precisam ser levadas em consideração na hora da escolha do nome. Primeiro de tudo, lembre-se: o nome é como uma marca, um carimbo específico que vai ser carregado por toda a vida. 

Por isso mesmo, é importante não esquecer que nomes carregam simbologias e significados. E essas simbologias e significados muitas vezes estão atrelados a contextos culturais, sociais e econômicos que você pode ou não estar inserido. 

Então, na hora de escolher um nome, se pergunte o que ele pode significar não apenas para você, mas também dentro do contexto e do mundo que você vive.

Dicas para escolher o nome do bebê

Ao simpatizar com um nome, tente antecipar as consequências que ele pode ter na vida do seu filho: será que, ao se tornar adulta, essa criança terá orgulho de como vai ser chamada? E na escola, ela sofrerá algum tipo de preconceito, constrangimento ou bullying por causa do nome escolhido? 

E não esqueça dos apelidos – quase todo nome vem com algum apelido vinculado. Se você escolher esse nome que está no topo da sua lista, qual o apelido que virá junto? Também leve isso em consideração!

Uma dica que pode ser muito útil é optar, se possível, pelo mais simples. Nomes com pronúncias muito difíceis ou com letras que servem unicamente como ornamento podem dificultar a vida do seu filho no futuro. Assim, pense bem antes de inventar demais!

Além disso, atenção com as homenagens (seja de personagens televisivos ou literários, personalidades famosas ou familiares). Considere todo o contexto no qual o nome homenageado está envolvido. 

Será que seu filho gostaria de ter o nome do avô ou preferiria ter uma identidade mais individual com um nome só seu? E qual será a consequência de colocar o nome de uma atriz americana famosa em sua filha? Tenha essas particularidades em mente antes de decidir.

Não esqueça também de pensar no significado que o nome escolhido pode ter. Por mais que você goste de um nome em específico por causa da sua sonoridade ou porque ele combina com o seu sobrenome, que tal checar (ou mesmo se inspirar!) no significado cultural ou etimológico que esse nome carrega? 

Dica: Por que a escolha do nome do bebê é tão importante?

Nomes de bebê para meninas

Apesar de não ser fácil decidir pelo nome do seu bebê, a ocorrência dos nomes escolhidos costuma ser cíclica. Ou seja, existem tendências que vão e voltam de tempos em tempos. Pensando nisso, escolhemos algumas opções populares de nomes de menina para te inspirar.

Nos últimos dois anos, os nomes Valentina, Helena e Alice ganharam muito destaque no Brasil, participando do ranking de 10 nomes mais registrados em 2020. 

Heloisa, Lorena, Laura e Maria Clara também fazem parte da lista. Opções baseadas nas escolhas mundiais que estão em alta são Sophia, Martina, Mia, Olivia e Emily. 

Se você quiser inovar, também não faltam alternativas. Nomes de origem grega – como Ágata (que significa “boa”, honesta”) e Cora (“a criada”, “a virgem”) – ou de origem latina – como Dalva (“da aurora”, “da manhã”) e Flora (“aquela que é florida”) são opções fortes e interessantes. 

Dica: Dicas para nomes de meninas

Nomes de bebê para meninos

No Brasil, no ano de 2021, os nomes de meninos mais populares foram Miguel, Arthur, Gael, Heitor e Theo. Além desses, Davi, Bernardo e Vicente também voltaram à moda.

É claro que você não precisa escolher um nome que está na boca do povo! Há diversas opções de nomes mais incomuns e pouco utilizados que podem dar a graça para o seu filho. 

Que tal um nome indígena, como Kauê (que significa “homem bondoso” em tupi-guarani)? Ou talvez algo mais clássico, como um nome bíblico? Não se prenda às convenções e ouse brincar na hora de pensar na sua lista de nomes preferidos. 

Dica: Veja opções para nomes de meninos

Gerador de nomes de bebê da CordVida

Está com dificuldade e quer uma ajudinha extra? Então acesse o Gerador de nomes de bebê da CordVida. Ele é totalmente gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa para dar aquele empurrãozinho na criatividade. 

Clique no banner abaixo para conferir as sugestões de nomes e seus significados. Encontre o ideal para o seu bebê:

banner gerador de nomes de bebe cordvida

A utilização do gerador de nomes de bebês é bem fácil! Na página inicial, é possível escolher entre algumas categorias principais, como gênero, origem e temática. Assim que você apertar para fazer a busca, a página vai listar os nomes e explicar os seus significados. Legal, não?

Compartilhe os nomes com seus familiares e amigos e, se achar que vale a pena, peça a opinião deles. Com um pouco de paciência, alguma persistência e muito amor você encontrará o nome ideal!

Se você gostou desse texto, não deixe de conferir os outros conteúdos do blog e das nossas redes sociais. A CordVida quer ajudar você a aproveitar da melhor maneira possível o período da gestação e da maternidade e acreditamos que a informação é a melhor maneira!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.