Gravidez

Chá de bebê: 13 brincadeiras e atividades para animar a festa

Ao dar uma festa, é comum se preocupar se os convidados estão se divertindo, se estão à vontade e tem tudo que precisam para comer e beber. Para te ajudar a solucionar pelo menos parte dessa preocupação, elaboramos uma lista com diversas brincadeiras e atividades que podem ser feitas durante o chá de bebê para entreter seus convidados.

Nesta lista você vai encontrar desde brincadeiras tradicionais, feitas na maioria das festas, até sugestões criativas para guardar lembranças duradouras da comemoração que marca essa fase na sua vida.

13 sugestões para animar o chá de bebê

1. Customizar bodys e toalhas para o bebê

Essa é uma atividade muito divertida porque seu bebê poderá ganhar vários bodys ou toalhas personalizadas pelos convidados. É especialmente interessantes se você tem amigos que gostam de artes ou tem alguma habilidade com pintura.

Disponibilize bodys e toalhas de cores claras e tintas atóxicas ou canetas de tecido para fazer essa arte nas roupinhas do seu filhote. O resultado são peças únicas e feitas com muito carinho especialmente para o bebê. Os convidados podem escrever pequenas mensagens, assinar seu nome, fazer desenhos ou padrões divertidos com as tintas que tem disponíveis.

2. Adivinhar quem deu cada presente

Essa brincadeira é uma das mais tradicionais em chás de bebê. Todos os convidados, ao chegarem, colocam seus presentes ou pacotes de fraldas em uma caixa ou berço separado especialmente para isso. Junto de cada presente pode ser colado um papelzinho com dicas de quem é o convidado que trouxe aquele item. Por exemplo “amigo de infância que tem o cabelo cacheado”.

Sobra para você adivinhar quem é essa pessoa. Caso acerte o convidado pode pagar uma prenda e, se errar, é a sua vez.

Dica: Primeiro banho no bebê: tudo o que você precisa saber

3. Fazer um Bingo do Bebê

Existem duas formas de fazer esse bingo. Você pode colocar números nos presentes e distribuir cartelas de bingo para os convidados. Conforme for abrindo os presentes em uma ordem aleatória, diga os números em voz alta e quem completar a cartela primeiro ganha uma lembrancinha.

A outra forma de fazer o bingo é escrever palavras que tem a ver com o universo do bebê e colocar todas em uma jarra. Faça cartelas com essas palavras e sorteie tirando os pedacinhos de papel da jarra sem olhar. Quem terminar o bingo primeiro, ganha.

4. Adivinhar o sabor da papinha

Comidas para crianças tem um gosto completamente diferente das que a gente consome depois de adulto, por isso, essa brincadeira é divertida para fazer num chá de bebê. Os convidados se colocam no lugar da criança e provam as papinhas de diferente sabores para tentar adivinhar do que cada uma é feita.

As reações são sempre engraçadas porque muitas pessoas acham a comida com gosto estranho ou sem gosto e os comentários sobre a comida são sempre engraçados.

5. Adivinhar o tamanho da barriga

Outra brincadeira muito comum em chás de bebê, nessa atividade cada convidado pode dar um palpite sobre qual o tamanho da circunferência da barriga. Para isso eles cortam um pedaço de barbante ou de fita que tenha essa medida. Depois cada convidado coloca a fita ao redor da barriga para conferir se acertou. Quem acertar, ou pelo menos chegar mais perto do tamanho real, ganha o jogo.

6. Brincar de Palavra Proibida

Avise aos seus convidados quando eles chegarem que existe uma palavra proibida, ela pode ser bebê, neném, ou qualquer outra que tenha a ver com o universo e provavelmente vai estar presente na maioria das conversas durante o dia. Cada pessoa recebe uma fita ou cordão e se for pega falando a palavra proibida quem flagrou pode pegar a fita dessa pessoa. No final, quem tiver mais fitas, ganha uma lembrancinha.

Dica: Por que a escolha do nome do bebê é tão importante?

7. Adivinhar a música de ninar

É provável que antes de ter seu primeiro filho, você não saiba muitas músicas de ninar. Para garantir que você possa aprender a letra correta antes do bebê nascer os convidados que já forem pais podem ensinar e depois pedir para que você complete a letra das músicas corretamente. Se errar já sabe, né? Paga prenda.

8. Brincar de Baby Stop

Dê papel e caneta para cada um dos convidados e determine um tempo que pode ser por volta de um minuto. Durante este tempo as pessoas terão de escrever todas as palavras relacionadas ao universo do bebê.

Quem escrever mais palavras válidas ganha e é você que decide se uma palavra é válida ou não. Por exemplo, “brinquedo” tem a ver com o universo do bebê mas também com o que de qualquer criança maior, então, se achar que convém, pode declarar essa palavra como não válida e dificultar o jogo para seus convidados.

9. Fazer uma Cápsula do Tempo

Distribua papel e caneta para todas as pessoas na festa, assim elas podem escrever mensagens para o bebê ler no futuro. Textos carinhosos, lembranças do dia do chá de bebê, desejos para o futuro e previsões que podem se completar ou não. Os papéis são colocados numa caixa ou cofre que só pode ser aberto em uma data combinada por todos, por exemplo no aniversário de um ano do bebê.

Dica: Brincando em casa: como estimular o bebê ainda na barriga?

10. Fazer o primeiro livro do bebê

Essa ideia é legal porque o bebê terá seu primeiro livro personalizado e poderá usá-lo quando estiver aprendendo a ler. A proposta aqui é que os convidados recebem cada um uma folha com uma letra e ilustre com todas as coisas que lembram aquela letra, vale escrever palavras, poemas, mensagens fofas ou desenhar.

No final, você pode plastificar cada folha e encadernar. Seu filho terá o primeiro livrinho em forma de alfabeto todo personalizado e que será usado para sua alfabetização no futuro.

11. Fazer cartões de aniversário do futuro

Cada convidado recebe um cartão e um envelope com um número escrito. A missão deles é escrever uma mensagem para a criança quando ela estiver com a idade escrita no envelope. Podem ser conselhos para quando ela tiver com aquela idade, lembranças sobre a sua vida nessa época ou mensagens positivas.

Imagine como deve ser divertido receber uma mensagem tanto tempo depois dela ser escrita e o quanto pode ajudar seu filho num momento de dúvida da adolescência por exemplo. Para garantir que a mensagem chegue, é importante guardar todos os cartões num lugar seguro e fechado para que eles não sejam lidos antes da hora.

12. Brincar de Papo de Banheiro

Para essa brincadeira você pode passar um rolo de papel entre os seus convidados e pedir para cada um retirar alguns pedaços. Depois reúna todos e cada um deve dar um conselho sobre maternidade ou paternidade por cada pedaço de papel que tirou. Quem ainda não for mãe ou pai pode falar sobre o que seus pais costumavam fazer que deu certo ou errado na perspectiva de filho.

13. Encontrar a chupeta escondida

Esconda uma chupeta pela casa e diga aos seus convidados que quem encontrar pode levar uma lembrancinha. Não é necessário fazer uma grande busca e mobilizar todos ao mesmo tempo, mas é interessante que eles saibam: quem achar a chupeta leva um presentinho.

Em todas essas brincadeiras, a lembrancinha que o vencedor ganha pode ser alguma coisa divertida como uma mamadeira cheia de balas e chocolates ou então kits com cremes e loções.

Na verdade, qualquer presente que seja fofo e não muito caro, afinal é só uma lembrancinha para incentivar os convidados a participar das brincadeiras e tornar tudo mais divertido.

Clique no banner e entenda tudo sobre os movimentos do bebê na barriga e o seu desenvolvimento!

Gostou das nossas dicas sobre chá de bebê? Acompanhe nossos conteúdos sobre maternidade aqui no blog e siga a CordVida nas redes sociais. Até a próxima!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.