Gravidez

Fique atenta à essas 5 dicas para perder peso após o parto sem perder a saúde!

Qual é o maior desejo da grande maioria das mães após o parto? Se você disse que é perder peso, acertou em cheio. Muitas mães mal acabam de sair da sala de parto e já estão preocupadas com as estratégias para recuperar o peso que tinham logo antes de engravidarem.

Será que é tão importante assim perder peso após o parto? Como fazer isso sem afetar a qualidade da sua saúde e do seu bebê? Preparamos algumas dicas para você entender que perder peso após o parto é mais fácil (e menos importante) do que parece. Anote aí!

Recuperar o peso é importante, mas a saúde do seu filho é mais

Sabemos que a sua preocupação com o peso tem muito a ver com a estética, mas que você também está pensando na sua saúde quando quer perder os quilinhos extras da sua gestação. O que gostaríamos de alertar a você é: talvez seu peso extra nestes primeiros meses seja mais importante para a sua saúde, e para a saúde do seu filho, do que você imagina.

Você não ganhou peso à toa na gestação. As reservas adiposas, que durante o período gestacional foram utilizadas como fonte de energia para você e seu filho, ainda serão importantes para a nutrição do seu bebê nos primeiros meses de vida. Emagrecer rápido demais após a gestação, ou simplesmente remover as gordurinhas com procedimentos cirúrgicos, pode limitar o valor nutricional do seu leite materno, prejudicando diretamente a saúde do seu filho. Por isso, entenda que o processo de recuperação do seu peso deve ser progressivo e natural.

A amamentação ajuda no controle do peso

Muitas mães optam por não amamentar seus filhos logo após o nascimento para poder focar na recuperação do seu peso antes da gravidez. No entanto, essa é uma das piores decisões que você pode tomar para a sua saúde e para a saúde do bebê.

Vários anos de pesquisa científica já comprovaram que o período de amamentação tem participação essencial na perda de peso pós-gestação. Como o bebê necessita de um leite materno rico em energia logo nos primeiros meses de vida, é natural que essas reservas adiposas sejam utilizadas como fonte para produção desse alimento exclusivo da criança. Por esse motivo, a perda de peso acontece como consequência natural da amamentação.

Dica: Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Retome sua alimentação rotineira

Durante o período gestacional é natural que nosso apetite aumente um pouco, já que temos uma demanda muito maior de energia do que o normal. A expressão “comer por dois” funciona muito bem para entender o aumento do consumo de alguns alimentos e o ganho de peso durante a gravidez — especialmente se a mamãe entender seus limites e não usar esse hábito como justificativa para extrapolar na ingestão de calorias.

Quando o bebê nasce, é esperado que a futura mãe tenha o apetite também reduzido, já que a demanda calórica do organismo tem uma diminuição significativa. Ao retomar a alimentação habitual, com uma redução da ingestão calórica, é natural que em poucos meses a mulher consiga recuperar seu peso ideal sem muito sacrifício.

Conte com a ajuda de um profissional da área da saúde

Se mesmo com a amamentação e a retomada do estilo de alimentação pré-gestacional você ainda está tendo dificuldades para perder peso, não existe motivo para pânico. Talvez essa seja a hora de contar com a ajuda de um profissional da área da saúde, de preferência um nutricionista, que vai saber adequar a sua dieta para suas necessidades atuais.

Baixe o nosso guia para te ajudar nas primeiras semanas de vida do seu bebê!

As atividades físicas podem ajudar

A prática de exercícios regularmente, especialmente os aeróbicos, ajuda a acelerar a queima de calorias e reduzir o volume de reservas adiposas pelo corpo. Mas, muita calma na hora de recomeçar sua rotina de atividades físicas: visite seu médico para saber quando é o momento certo para retomar os exercícios sem colocar em risco a sua saúde.

Agora que você já acompanhou todas as nossas dicas para perder peso após o parto sem afetar a sua saúde, nós queremos ouvir a sua experiência. O que você fez para recuperar o seu peso inicial após o nascimento de seu filho? Use o espaço abaixo e comente!

Categorias: Gravidez , Tipos de parto / Pós parto

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.