Tipos de parto / Pós parto

Como deve ser a alimentação da mulher no período pós-parto?

A qualidade da alimentação é um cuidado extremamente importante para a mulher antes, durante e após o parto, por afetar diretamente não somente a sua saúde, mas também a do seu filho. Alimentar-se bem é uma prática que, portanto, deve fazer parte da rotina materna em qualquer período da vida. A alimentação pós-parto deve ser ainda mais observada.

O pós-parto, entretanto, é uma etapa em que geralmente muitas mulheres se esquecem de ficar atentas com a qualidade do que estão comendo por estarem mais preocupadas com a nova rotina de cuidados com o bebê — e sua capacidade de recuperar o peso que tinham antes da gestação. Para que essa situação não coloque em risco a qualidade da sua saúde, ou do seu filho, preparamos esse pequeno guia com orientações para a alimentação pós-parto. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Valorize uma dieta equilibrada

A primeira orientação nutricional tem relação com a qualidade da sua dieta. A sua alimentação deve sempre ser pautada no equilíbrio e na variedade de macro e micronutrientes disponíveis nos produtos que compõem as suas refeições. A prática de dietas restritivas, portanto, é completamente desencorajada, já que pode prejudicar significativamente o seu estado nutricional e, consequentemente, do bebê você vai amamentar.

Dica: Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Evite produtos industrializados

Praticamente tudo que você consome é repassado para o bebê através do leite. Esse leite é enriquecido de acordo com os nutrientes e outros produtos que são consumidos por você diariamente e, até os seis meses de idade, o ideal é que esse seja o único alimento que deva ser oferecido ao bebê, claro que analisando as condições específicas de cada mulher.

Por esse motivo, evite, durante o período de amamentação, o consumo de produtos industrializados, que são ricos em sal, açúcar e outros compostos químicos que aumentam seu tempo de conservação e sabor. Esses compostos podem ser repassados ao bebê através do leite e prejudicar consideravelmente sua saúde. A sua alimentação, portanto, deve ser baseada em refeições preparadas com alimentos naturais.

Reforce o consumo de alimentos fonte de cálcio e ferro

Dois nutrientes são extremamente importantes para a saúde da mãe e do bebê nesse período pós-parto: o ferro e o cálcio. O ferro é essencial para a formação de células sanguíneas, evitando quadros de anemia na mulher e, consequentemente, no bebê. O cálcio, por sua vez, participa ativamente da formação e manutenção dos ossos nos organismos adultos e jovens.

Na alimentação pós-parto você deve valorizar o consumo de alimentos fonte de cálcio, como o leite, queijo e outros laticínios, assim como vegetais de coloração verde escura, que são ricos nesse nutriente. O ferro, por sua vez, pode ser encontrado em produtos de origem animal, como as carnes de frango, o peixe e pedaços magros de carne vermelha.

O período pós-parto, a amamentação, entre outros assuntos que mudam com a chegada do maior presente que você poderia ter ganho na vida: um filho. Veja algumas dicas no banner:

Consuma muita água

A produção de leite materno obriga o seu organismo a consumir muita água para desenvolver esse alimento para o bebê. Por esse motivo, a ingestão de água é muito importante no período pós-parto. Além de garantir a hidratação do seu próprio organismo, se você aumenta o consumo de água diariamente também ajuda a aumentar a produção do leite.

As orientações para uma boa alimentação pós-parto não se diferem muito daquelas repassadas para qualquer um que quer manter uma vida mais saudável. A atenção a pequenos detalhes, como a ingestão de certos nutrientes ou evitar o consumo de alimentos industrializados, ajuda a fortalecer o valor nutricional da sua refeição e, por consequência, também do seu bebê.

É muito importante ressaltar que você deve consultar o seu obstetra ou outro médico que já esteja fazendo um acompanhamento da sua alimentação e da saúde do seu filho. Em caso de dúvidas e receios, não hesite em procurar pelo suporte profissional, que te dará a melhor orientação para o seu caso.

Como é sua alimentação pós-parto? Ainda tem dúvidas? Assine nossa newsletter para acompanhar outras dicas e informações sobre o mundo da maternidade! Aproveite também para compartilhar o artigo nas suas redes sociais!

Categorias: Tipos de parto / Pós parto

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.