Criança

A influência do nome: entenda como sua escolha influenciará no futuro do seu bebê

O nome é uma das primeiras escolhas que você faz para o seu filho. E é uma escolha muito importante, pois é uma que o acompanhará pela vida inteira e pode vir a influenciar diretamente a forma com que ele será visto pelas outras pessoas. É através do nome que seu bebê será inserido na sociedade, se tornará conhecido e será um ser distinto e único. Há quem diga que o nome poderá definir a personalidade da criança e, até mesmo, influenciará no sucesso do seu futuro profissional e amoroso. Porém, mais que isso, o nome está diretamente ligado à formação da identidade do seu filho.

Clique no banner e experimente nosso gerador de nomes. Quem sabe você não encontra o nome ideal para o seu bebê?

Por isso é muito importante fazer essa escolha com muito cuidado, pensando não somente no presente, mas no que esse nome pode significar para seu filho ao longo da vida. Entenda mais sobre como a sua escolha vai influenciar no futuro do seu bebê:

Nome herdado de familiares

A principal função do nome é nos identificar, nos permitir que sejamos diferenciados entre as outras pessoas. Antigamente o nome era dado de acordo com a história e função da família do bebê na sociedade, tornando mais fácil descobrir a origem daquela pessoa. Com o passar do tempo isso se perdeu, porém, alguns nomes ainda carregam a tradição da família.

Ao batizar uma criança com o nome do avô ou pai, por exemplo, temos que tomar cuidado para que futuramente essa criança não sofra pressão para ter o mesmo comportamento e escolhas profissionais ou pessoais do outro. Herdar o nome não significa que essa criança também herdará os traços de personalidade do homenageado.

Dica: Conheça algumas dicas para nomes de meninas

Nomes estranhos ou de grafia complicada

Alguns pais abusam da criatividade na hora de escolher o nome do bebê e isso pode trazer alguns problemas futuros à criança. Um nome muito incomum pode virar motivo de piada dos coleguinhas da escola e se transformar em apelidos nada agradáveis, por isso, é muito importante analisar bem o nome que pretende dar ao seu filho, caso seja incomum, e ver se não corre o risco de expor a criança à situações complicadas.

Outro problema é a grafia. Nomes muito complicados para escrever podem gerar confusão para a criança, principalmente no período da alfabetização. Na maioria dos casos, o simples é mais bonito e prático, então procure não complicar muito!

Dica: Veja opções para nomes de meninos

Nomes famosos

Ao batizar uma criança com o nome de uma grande estrela do cinema, de um cantor famoso ou jogador de futebol, com certeza a criança sempre será comparada ao homenageado. Um nome que inicialmente parece bom e bonito por ser de uma pessoa famosa no momento, futuramente pode soar estranho quando o artista não estiver mais em evidência.

Nomes artísticos estranhos também podem ser legais, mas quando pensamos em um nome que a pessoa carregará para a vida inteira, precisamos ter mais critério do que simplesmente um gosto passageiro.

Clique no banner abaixo e acesse o guia de preparativos para a chegada do seu bebê. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre esse momento de grande expectativa e alegria:

Influência do nome

O nome carrega em si uma herança simbólica e pode influenciar diretamente na forma como essa criança verá o mundo e também suas atitudes e valores. O nome dado ao seu filho pode traduzir muito do que você deseja para o futuro dele. Então pense com muito carinho e calma sobre isso!

escolheu o nome do seu bebê? Conte pra gente as suas ideias!

E continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para saber tudo sobre gravidez, saúde da gestante e do bebê. Aproveite!

Categorias: Criança , Nomes para bebê

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.