CordVida

Os diferenciais da CordVida: como eles podem impactar a saúde das famílias?

A gravidez é um momento de alegria e também muitas dúvidas, em especial, as relacionadas aos primeiros cuidados com o bebê. A rotina muda e a preocupação com o futuro dessa nova vida é enorme.

Então, é comum procurar informações visando se preparar para este momento familiar. E, dentre os diversos assuntos deste universo, a saúde é prioridade, não é mesmo?

É nesse cenário que os diferenciais da CordVida se sobressaem no mercado. Assim como você, toda a equipe se preocupa com sua família. Dessa forma, a empresa investe constantemente em qualidade, tecnologia e conhecimento. Tudo é feito para você se sentir seguro e aproveitar cada fase da vida do seu filho.

Continue a leitura deste post e saiba os principais aspectos que fazem da CordVida uma boa escolha!

Como a CordVida pode ajudar a sua família?

Muitas ações envolvem a prevenção da saúde do bebê: manter as vacinas em dia, aleitamento materno, fazer consultas periódicas aos médicos. Mas existe mais uma opção: o armazenamento de células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical.

Mas por que guardar células-tronco é importante? Simples! Representa a oportunidade única de ter disponível, futuramente, um material rico para tratar potenciais doenças e, até mesmo, melhorar a qualidade de vida tanto do seu bebê, quanto de parentes diretos.

Encontre de forma clara, ética e transparente, todas as informações sobre armazenar ou não as células. Confira no banner abaixo:

Além disso, desde 1988, foram realizados mais de 1,5 mil transplantes de medula óssea utilizando sangue de cordão umbilical no Brasil. Esse índice só é possível porque as células são 100% compatíveis com o seu filho e têm a probabilidade de serem 25% compatíveis os irmãos.

A coleta das células-tronco do cordão umbilical só pode ser feita no momento do parto. Naturalmente, qualquer procedimento a mais nesse momento gera insegurança para todos, certo? Mas os pais podem ficar tranquilos: o processo é fácil, rápido, seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido.

As amostras também são transportadas em bolsas e frascos apropriados, bem como armazenadas usando a técnica de criopreservação, que utiliza tanques de nitrogênio líquido em temperaturas muito baixas. Tudo isso para preservar as características das células por um longo período e permitir que elas sejam utilizadas no momento que houver a necessidade.

Um material tão valioso precisa receber cuidados de alto nível, concorda? É isso que motiva o trabalho da CordVida diariamente e também a sua responsabilidade. Logo, se você precisa de ajuda em qualquer uma das fases do armazenamento, desde mais detalhes do processo até a liberação das células para uso, a companhia tem uma equipe preparada para atender sua família.

Mas, o que a CordVida faz de diferente dos outros bancos de armazenamento? As respostas você encontra no próximo tópico!

Quais os principais diferenciais da CordVida?

Todas as atividades da CordVida são baseadas em quatro pilares: qualidade, pioneirismo, excelência e segurança. Esse valores refletem no serviço final entregue aos clientes, que em momentos difíceis podem ter acesso a mais uma alternativa para lutar pela vida.

Entenda abaixo como funciona cada um desses conceitos na visão e prática desenvolvidas pela empresa.

Qualidade

Esse é o principal diferencial da CordVida. A companhia é a única empresa brasileira do setor a ser creditada seis vezes consecutivas pela AABB (Associação Americana de Bancos de Sangue), que há mais de 60 anos estipula padrões e normas internacionais para serviços de hemoterapia.

Dessa forma, dentro da organização são auditados mais de 450 processos a cada dois anos. A qualidade é tão importante que vai desde detalhes, como a energia elétrica que é fornecida à sede da empresa até a segurança local que armazena as amostras.

No momento da acreditação, auditores da AABB checam todos os procedimentos da CordVida, testam equipamentos, conferem as documentações e fazem questionamento sobre situações inusitadas que podem ocorrer.

Por exemplo, se acabar a luz, a empresa consegue manter as amostras nos tanques sem perdas? Sim, porque ela tem um gerador que está dentro das normas para ativar caso a organização sofra com falta de energia. Ou seja, para cada situação existe um plano de contingência.

A certificação serve como garantia de que o técnico que processará as células está adequadamente treinado a munipulá-las e que apenas insumos de qualidade internacional serão utilizados pela empresa. O objetivo da CordVida é que não só hoje, mas daqui a 50 anos, a amostra coletada e armazenada estará bem cuidada e viável de acordo com os padrões internacionais.

Segurança

Ter melhores amostras para tratar com mais eficiência o maior número de pessoas é o objetivo da CordVida, portanto, manter as amostras seguras é essencial para atingir esse propósito.

Para isso, a empresa segue, com rigor, procedimentos, como:

  • todas as células são armazenadas em, no máximo, 20 horas;
  • a temperatura das células é medida continuamente desde a coleta até após ser armazenada no tanque para assegurar um ambiente mais estável;
  • as amostras coletadas permanecem em um sistema fechado e esterilizado, permitindo uma amostra sem contaminação;
  • os tanques de armazenamento da empresa são os de menor risco de variação de temperatura do mercado;
  • todos os dados das famílias são confidenciais e armazenados em servidores localizados em três data centers diferentes no exterior para evitar o vazamento de informações;
  • o acesso ao laboratório, que pertence à CordVida, é restrito aos profissionais que precisam operar no local;
  • as amostras têm um sistema de código de barras que é inserido logo após a coleta, permitindo o monitoramento e rastreamento até mesmo quando estão dentro do tanque de armazenamento.

Encontre de forma clara, ética e transparente, todas as informações sobre armazenar ou não as células. Confira no banner abaixo:

Pioneirismo

Outro diferencial da CordVida é a vontade constante em inovar no mercado e buscar soluções que ainda não são muito utilizadas no Brasil. O armazenamento de células-tronco chegou ao país em 2003 e já em 2004, a CordVida começou suas operações.

O pioneirismo em atuar no segmento faz com que os médicos e demais profissionais da CordVida busquem soluções no exterior, permitindo trazer para o Brasil técnicas mais avançadas para o processamento e o armazenamento deste material.

Um bom exemplo é o armazenamento das células do tecido do cordão. A CordVida foi a primeira empresa brasileira a oferecer esse serviço aos seus clientes, ainda em 2012. Antes, tal técnica só era possível no exterior.

Toda essa dedicação e esforço em ter um compromisso com o melhor que existe na ciência faz com que a empresa seja reconhecida não só pelos mais renomados obstetras do país, mas também por entidades internacionais. Em 2016, por exemplo, a CordVida foi eleita um dos bancos mais influentes do mundo, segundo o site Bio Informant, referência no setor.

Excelência

Com mais de 15 anos de atividades, estudos e aprimoramento, não falta experiência para os profissionais da CordVida. Esse aspecto é muito importante, afinal, o processo de coletar e guardar células-tronco exige muita técnica e conhecimento do setor.

É devido a essa vivência de mercado, aliada ao absoluto compromisso com qualidade, que a companhia, por exemplo, consegue recuperar o maior número de células possível, 95%. Bem acima da média mundial de 80%. Esse fator é muito importante, pois quanto maior a taxa de recuperação, maior o número de células preservadas – um dor principais fatores de sucesso de transplantes de medula.

E no que resulta tudo isso?

Esse elevado padrão de qualidade da empresa é a única forma de garantir o melhor serviço possível de algo tão valioso às famílias.

O que se espera de um banco de armazenamento é que as células armazenadas estejam totalmente viáveis para serem usadas no momento em que a família precisar. Escolher um banco que efetivamente tenha experiência na liberação de amostras é um fator decisivo.

Hoje, metade das amostras utilizadas por bancos privados brasileiros foram liberadas pela CordVida. Isso inclui tratamento ou transplantes em centros de referência no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Dica: CordVida – Referência em Armazenamento de Células-tronco

Quais as novidades para o setor?

Ao longo da sua trajetória como organização, a CordVida já teve contato com aproximadamente 18 mil famílias. Desse grupo, mais de 80 já tiveram que conviver com doenças em que a utilização das células do sangue de cordão era uma opção de tratamento. Dentro desse universo, 8 unidades foram utilizadas. As demais famílias, aguardam os protocolos dos centros de transplantadores.

Parece um número inexpressivo, não é mesmo? Pelo contrário! Essas pessoas puderam contar com a CordVida como fonte de esperança para o tratamento de doenças complexas.

É pensando em ampliar o impacto na saúde e qualidade na rotina de mais pessoas que a CordVida criou um novo serviço, quebrando de vez o paradigma de que o armazenamento de células-tronco é algo caro.

A empresa importou do Canadá uma tecnologia que possibilita guardar o tecido das células do cordão em estado bruto e fazer o processamento apenas quando for necessário utilizar a amostra.

Dessa forma, as famílias podem contratar o serviço da CordVida pagando, inicialmente, apenas o armazenamento. E, se precisar utilizar essas células no futuro, elas pagam o processamento. Esse modelo populariza o trabalho e aumenta a conscientização da importância de se investir na prevenção da saúde.

Viu como os diferenciais da CordVida podem ajudar a sua família a ter uma vida melhor? Entre em contato com a empresa para saber mais detalhes sobre os serviços.

Categorias: CordVida

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Aline Miranda de Souza

    Dra. Aline Miranda de Souza

    (CRM 129951/SP)
    Graduação em Medicina – Universidade São Francisco, 2007;
    Residência em Hematologia e Hemoterapia na FMUSP com aprimoramento em transplante de medula óssea;
    Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo;
    MBA Adm. Hospitalar – Centro Univ. S. Camilo.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.