Gravidez

6 coisas que todo futuro papai deve saber sobre gravidez!

Embora a gravidez esteja diretamente ligada ao corpo da mulher, a experiência da gestação é compartilhada também com o futuro papai — mesmo sendo vivida de formas completamente diferentes pelos dois. Na maioria das vezes, porém, é o homem que sente mais nervosismo durante esse processo por não saber como se comportar nesse período tão especial e, ao mesmo tempo, tão delicado para o casal.

Sentir esse nervosismo é um ponto positivo, pois indica que o futuro pai entende a importância de seu papel durante a gravidez da mulher e que está interessado em desempenhá-lo corretamente, com cuidado e atenção. Para ajudar nesse caminho, listamos 6 tópicos que todo futuro papai deve saber sobre o período da gravidez. Confira!

A gravidez

O primeiro passo para o futuro papai é procurar todas as informações possíveis sobre a gestação. A maioria dos navegantes de primeira viagem tentará buscar na memória resquícios das aulas de biologia do ensino médio mas, podem acreditar, a gravidez é muito mais complexa do que detalhes que sua lembrança pode oferecer. Para sanar isso, faça pesquisas na internet, leia livros sobre o assunto, acompanhe sua mulher nas consultas, questione o médico sobre todas as suas dúvidas e peça explicação sobre cada exame pelo qual ela passará. Além de compreender melhor o que sua mulher estará sentindo, ela se sentirá bem tendo sua companhia e vendo o seu interesse.

Dica: Veja 10 sintomas na gravidez que você nunca deve desconsiderar

Variações de humor

Um dos pontos positivos de estar por dentro da gestação é saber que o corpo da mulher passa por uma variação hormonal intensa. Esse quadro pode gerar mudanças de humor ou não. Por via das dúvidas, o futuro papai deve estar preparado para o caso da mulher apresentar um temperamento atípico. Seja paciente, compreensivo e respeite o momento pelo qual ela está passando. Mostra a ela que você está ali ao seu lado, independente do humor.

Mudanças na vida sexual

Outra variação que acomete as mulheres está relacionada ao interesse sexual durante a gestação. Algumas não sofrem alterações, outras veem sua libido aumentar, mas outras perdem esse desejo. Para lidar bem com esse último caso é preciso ter em mente que você não é o responsável pela mudança e não deve se sentir menosprezado ou inseguro. Deixe sua mulher confortável e mostre a ela que você a ama de qualquer forma. Após o parto o apetite sexual tende a voltar ao normal.

No banner abaixo confira as orientações para que seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.

Mais suporte para a mamãe

Principalmente nos últimos meses de gravidez, a mulher tem cada vez mais sua movimentação limitada, a barriga já começa a pesar, os pés ficam inchados e pequenas tarefas podem exigir grandes esforços. Isso faz com que atividades práticas do dia a dia tornem-se muito mais difíceis e cansativas. Por isso é importante que você preste atenção em situações como essas e esteja de prontidão para ajudá-la como puder, oferecendo conforto e tranquilidade, mostrando a ela que você pode cuidar da casa e resolver todas as questões que ela precisa.

Cuidados essenciais com seu bebê

Você sabe trocar a fralda de um bebê? Como segurar um criança recém-nascida de maneira correta? Esses são apenas duas coisas que todo futuro papai deve se preocupar em aprender antes do final da gravidez. Afinal, depois do nascimento a mulher precisará de toda a assistência possível, especialmente nos primeiros dias de recuperação, e se você estiver preparado tudo vai fluir muito melhor.

Dica: O que leva os pais a armazenarem células-tronco dos seus bebês

Como se comportar durante o parto

Chegou o momento pelo qual todos esperavam: o nascimento do seu filho. Nessa hora, calafrios e ansiedade são normais tanto para o pai quanto para mãe. O ideal, porém, é que o você possa transmitir a maior segurança possível para sua companheira, por isso fique calmo — ela vai precisar da sua força mais do que nunca.

Na hora do nascimento, o pai tem o direito de cortar o cordão umbilical e dar o primeiro banho no seu bebê, mas aqueles que quiserem fazer isso devem combinar previamente com a médica para não atrapalhar os procedimentos na sala de parto.

Esse são as principais coisas que todo futuro papai deve saber sobre gravidez. Você acha que está preparado para a chegada do seu filho? Está ajudando a sua mulher durante todo o processo? Divida sua experiência em nossas redes sociais!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.