Curiosidades da gravidez

Marido na gravidez: o que muda no homem durante a gestação?

É muito comum pensarmos na gravidez como um momento muito particular da mulher, mas a verdade é que o processo também envolve, e muito, o parceiro. O homem engravida também! Não fisicamente, claro, mas psicologicamente. O marido na gravidez passa por muitas mudanças e por isso também precisa de alguns cuidados.

Ao longo das 40 semanas, vários sentimentos e sensações passam pelo marido, como angústias, medos e inseguranças. Essas coisas são todas normais e lindas, pois é a sua maneira de ficar emocionado e cheio de amor pelo novo momento de vida que está passando.

Separamos aqui as principais mudanças pelas quais a maioria dos homens passa durante a gravidez de suas parceiras. Confira e entenda um pouco mais o que está acontecendo com eles também!

Preocupação com o futuro

Logo após receber a notícia da paternidade, o homem é atingido por uma bomba de emoções. Esses sentimentos fazem parte da demonstração natural de amor pela sua mulher e pela nova perspectiva que se abre para ele. E é muito normal, em meio ao tumulto de ideias e sensações, que nasça também o medo do futuro.

São muitas responsabilidades que surgem ao se tornar pai. Preocupações com o dinheiro, mudança de hábitos, horários, dedicações, além da pressão social sobre o novo momento de vida do casal, podem causar grande desconforto até que tudo comece a se encaminhar.

Síndrome de Couver

O homem pode apresentar sintomas similares aos que a mulher sente durante a gravidez. Isso se chama Síndrome de Couver, e, quando acontece, os faz ganhar peso, ter enjoos e até sentir as dores de contrações do parto. Isso só mostra o grande envolvimento do marido na gravidez, e não um problema de saúde.

Preocupação com a saúde da mulher

Lá pelo último trimestre da gestação, começam as preocupações mais concretas com a saúde da mulher e do bebê. O momento do parto está chegando, então a realidade fica mais nítida e surge um maior interesse pelos procedimentos médicos e pelos detalhes, como o planejamento do caminho até a maternidade, conferência de plano de saúde e médicos, etc.

Dica: Bebê saudável: cuidados que começam ainda na gestação

Aumento do desejo de contato íntimo

Durante a gestação, geralmente o homem tende a se sentir mais atraído pela parceira. Isso acontece porque há o aumento da circulação na região pélvica, tornando a mulher mais sensível e lubrificada. Agora ela se sente ainda mais atraente, sem precisar se preocupar com a barriga, que vira motivo de orgulho para o casal. Com os hormônios à flor da pele, o homem sentirá cada vez mais o desejo por contato íntimo.

Em todas essas situações e em qualquer outra que possa vir durante esses lindos meses na vida a dois, é muito importante que haja a ajuda mútua entre eles. O marido deve estar junto da mulher em situações importantes, dando todo o apoio e conforto necessário e compartilhando a alegria, como na hora de ver o resultado dos exames e nas compras para a mudança na casa.

Ajudar com as questões organizacionais dessa etapa também é algo que os homens podem (e devem) fazer, livrando a mulher da pressão das burocracias e detalhes. Mas é claro que a esposa também deve confortar o marido nos momentos de angústia e mostrar que tudo está dando certo.

Esse é um lindo momento para os dois, e será ainda mais importante se o casal fizer tudo junto e pertinho, fortalecendo o amor que eles têm e que passarão para o filho que está por vir.

Proteja o futuro da sua família! Armazene células-tronco! Clique no banner e saiba mais!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.