Gravidez

40 semanas de gravidez

Chegaram as tão esperadas 40 semanas de gravidez. Agora você completou os 9 meses, seu bebê está todo formadinho, com todos os órgãos completamente prontos, preparado para vir ao mundo. O coração dele bate em uma frequência entre 110 e 160 bpm e o parto pode acontecer com segurança e a qualquer momento.

Já não têm mais tantas mudanças acontecendo, mas o grande momento da vida de vocês dois — ou três! — está prestes a acontecer. Neste artigo, falamos sobre o desenvolvimento do seu filho, os sintomas, as mudanças que podem acontecer no seu corpo, cuidados com a saúde, curiosidades das 40 semanas de gravidez e ainda tiramos algumas dúvidas sobre células-tronco. Acompanhe!

Desenvolvimento do bebê

Agora que seu bebê está formado e pode nascer a qualquer momento, você pode imaginar que ele já tem a mesma aparência da maior parte dos nenéns quando nascem

Sua pele já está lisa, cheia de dobrinhas e com um pouco de gordura nos braços e nas pernas — pode ser que ele ainda tenha um pouco de vérnix. Com relação aos cabelos, pode ser que seu filho nasça carequinha ou cabeludo, mas é muito provável que, ocorrendo o segundo caso, esse cabelo caia nos primeiros meses.

Os olhos do seu bebê já estão abertos e ele está acostumado a ver a uma curta distância — até porque ele está dentro do útero, logo, sem muito espaço. Isso pede que, após o nascimento, você fale com seu bebê a uma distância de no máximo 30 centímetros — sendo a mesma entre o peito e o rosto da mãe.

Falando sobre os sistemas do bebê, o nervoso já está formado e maduro o suficiente para que seu filho consiga sobreviver fora do útero, mesmo que as células cerebrais continuem se desenvolvendo nos primeiros anos de vida. O sistema respiratório também está maduro, com o pulmão prontinho para que, assim que haja o corte do cordão umbilical, seu bebê já possa respirar sozinho.

Seus músculos já estão fortes e seu filho já reage a movimentos e sons — principalmente ao som da voz da mãe e do pai, caso os dois tenham se comunicado frequentemente com ele. Sobre as informações básicas do bebê, veja:

  • o tamanho de um bebê de 40 semanas de gestação é de mais ou menos 50 centímetros, medido da cabeça aos pés;
  • ele pesa cerca de 3,5 kg;
  • como ele já está bem grandinho e ocupando bastante espaço na barriga, é muito provável que ele já esteja na posição que escolheu para nascer — lembrando que, até a hora do nascimento, o bebê ainda pode se mover.

Dica: Uma visão sobre as posições do bebê na barriga durante o trabalho de parto

Sintomas na fase gestacional

Os maiores sintomas que você deve prestar atenção nessa semana são os sinais de quando o parto começa. Os três principais são:

  • saída do tampão mucoso: parecido com um corrimento vaginal, porém um pouco mais grosso e com a cor mais puxada para o vermelho/marrom;
  • bolsa estourando: pode ser que saia um aguaceiro de uma só vez, assim como pode ser que saia aos poucos, parecendo xixi;
  • as famosas contrações: elas deixam de ser de treinamento quando começam a vir com uma frequência mais regular, quando duram mais tempo e quando doem mais.

Mudanças no corpo da mãe com 40 semanas de gravidez

De 39 para 40 semanas de gravidez, não temos muitas mudanças no corpo da mãe. Mas o cansaço pode aumentar e alguns sinais de inchaço também — principalmente nas pernas e nos pés. 

Pode ser que seu bebê ainda demore um pouco para chegar, sendo normal esperar até 42 semanas de gravidez. Assim sendo, essa é uma boa oportunidade para se mimar. Se você conseguir, vá ao salão para fazer as unhas, veja aquele filme que você estava doida para assistir, ou aproveite para terminar a leitura daquele livro que você largou por falta de tempo. 

Tente aproveitar esse momento para cuidar de si, já que você dificilmente terá esse tempinho nos próximos meses.

Saiba tudo sobre as células-tronco no banner baixo:

Cuidados com a saúde

Por causa do cansaço e inchaço, o melhor a se fazer durante essa semana é comer de forma leve e descansar bastante. Mas não entenda isso como ficar deitada o dia inteiro! Fazer caminhadas leves pode ser uma das formas de estimular o parto

Dito isso, caso as contrações ainda estejam muito espaçadas ou raras, uma caminhada em ritmo mais acelerado pode ajudar. Ou seja, você pode caminhar cerca de uma hora por dia — preferencialmente no início da manhã ou fim da tarde, para se proteger melhor do sol.

Curiosidades sobre as 40 semanas de gravidez

Parto pélvico

Se no ultrassom dessa semana o seu bebê estiver em posição pélvica, vocês podem conversar sobre como realizar um parto pélvico.

Seu gorduchinho

Dos 3,5 kg, 15% disso é de gordura, o que vai ajudá-lo a se manter aquecido fora da barriga.

Idade diferente da gestacional

Sabia que dá para calcular a verdadeira idade do seu filho depois que ele nascer? Pois é! Isso é feito com base no desenvolvimento neurológico do bebê e em suas características físicas avaliadas pelo pediatra, chama-se capurro. Pode ser que a idade verdadeira seja diferente da calculada no ultrassom e com base na última menstruação. Interessante, não é?

Dica: Como é o desenvolvimento fetal no último trimestre da gravidez?

Armazenamento de células-tronco

Este ainda é um assunto novo e pouco falado entre os casais, mas saiba que é possível coletar e armazenar células-tronco do cordão umbilical quando seus filhos nascem. A medicina tem evoluído bastante nos últimos tempos e a utilidade deste material valioso está confirmada para o tratamento de diversas doenças graves como leucemias, linfomas, falências medulares e outras doenças da medula óssea.

Mas por que você deveria pensar nesse assunto? O sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, é uma fonte consagrada há mais de 30 anos para o tratamento de mais de 80 doenças e mais de 35.000 transplantes já foram realizados.

Além disso, tanto o sangue quanto o tecido do cordão umbilical são pesquisados em todo o mundo para tratar doenças extremamente comuns, sendo várias ainda sem cura, como: paralisia cerebral, AVC, autismo, diabetes, artrite, doenças cardíacas, lesões esportivas, entre outras. Os resultados são animadores. 

É muito importante ressaltar, porém, que o único momento possível de realizar essa coleta é no parto. Caso você ainda não tenha pensado no assunto, entre em contato conosco para tirarmos todas as dúvida que você tiver.

A Cordvida é uma empresa especialista em armazenamento de células-tronco a partir do sangue ou do tecido de cordões umbilicais e é certificada pela American Association of Blood Banks (AABB).

Como você pode ver, a chegada das 40 semanas de gravidez é marcada por um período de espera e autocuidado. Preste bastante atenção aos sinais que seu corpo der nessa fase, procure se informar bem sobre o que acontece na hora do parto e, claro, entre em contato com seu médico se achar que o esperado momento chegou.

Gostou do nosso artigo sobre 40 semanas de gravidez? Então aproveite a visita para se informar ainda mais sobre a hora de conhecer seu filho e descubra como é um parto normal.

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.