Criança

Como acalmar um bebê? Conheça 7 dicas

Os primeiros três meses da vida de um recém-nascido são intensos para os pais, mas também para o bebê. É um período de adaptação não apenas para os adultos que se veem de repente responsáveis por um ser tão pequeno e tão dependente e que lhes demandam toda a atenção. O pequeno também sente as mudanças, afinal passou nove meses em um ambiente pequeno, quente, ouvindo os sons do corpo da mãe e sentindo um suave balançar dos seus movimentos. Tudo isso deixou de existir.

Como a única forma de comunicação que o bebê conhece é o choro, ele vai fazer muito uso desse recurso sempre que algo o incomode, seja fome, dor, cansaço, fraldas molhadas ou mesmo quando quiser apenas um carinho.

Veja as nossas dicas e entenda como acalmar um bebê:

Mantenha a calma

O choro incessante do bebê, o seu cansaço e aquela sensação de não fazer a menor ideia do que o incomoda podem realmente deixá-la nervosa. Mas o melhor nessa situação é manter a calma. O bebê vai perceber o seu desespero e isso pode deixá-lo ainda mais irritado, piorando a situação.

Abaixo vamos listar algumas técnicas muito eficazes sugeridas pelo pediatra norte-americano Harvey Karp, em seu livro “The happiest baby on the block” (O bebê mais feliz do pedaço). A ideia de cada técnica é simular o ambiente uterino para deixar o bebê mais confortável.

Dica: Primeiro banho no bebê: tudo o que você precisa saber

Enrole o bebê

Enrolar o bebê o ajuda a lembrar-se do aperto aconchegante do útero, tornando o ambiente mais familiar do que todo aquele espaço no berço. Tenha o cuidado de não o agasalhar muito, pois ele vai sentir calor e ficar incomodado.

Nos dias mais quentes você pode deixá-lo apenas de fraldas e o enrolar com a fralda de banho.

Coloque o bebê de lado

Deite o bebê de bruços com o lado esquerdo do corpo sobre o seu braço, deixando as perninhas e braços livres. Essa é uma posição que ajuda muito a aliviar as cólicas, pois facilita a eliminação dos gases.

Mas o bebê não pode ser colocado para dormir no berço nessa posição, pois aumenta o risco de morte súbita. Para dormir, ele deve ser colocado de barriga para cima.

Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo

No livro do médico Harvey Karp, esses barulhos são chamados de barulhos brancos e a ideia é simular o som uterino. São barulhos monótonos e repetitivos, como “shhh” em tom alto, o barulho de um secador ou o ruído do rádio na meia estação. Você também pode encontrar esses sons no YouTube.

Confira no banner abaixo sobre a etapa que se inicia após o primeiro dia de vida do seu bebê.

Balance o bebê

O bebê sentia todos os seus movimentos quando estava na barriga e o que deve ser feito aqui é balançá-lo devagar, com cadência e num ritmo regular e delicado. Deixe a cabeça dele levemente livre porem apoiada para que se mexa suavemente com o movimento. Se o bebê estiver enrolado, será mais fácil acalmá-lo com essa técnica.

Estimule a sucção do bebê

Os bebês têm necessidade de sugar, por isso se acalmam com a amamentação ou com o uso de chupetas. Mas essa técnica só deve ser utilizada quando as outras já foram tentadas para ajudar o bebê a diferenciar a sensação de fome do desejo de acalento.

Alguns médicos também desaconselham o uso de chupetas pelos problemas que podem causar na formação oral da criança. Outros pediatras acreditam, que quando usada apenas para acalmar o bebê nos momentos de cólicas e choro excessivo devem ser usadas, além de ter sido demonstrado que pode prevenir a síndrome da morte súbita. Nesse caso, converse com seu pediatra antes de oferecer o acessório ao bebê já que este tema é bastante controverso.

Dica: O que fazer para prevenir e evitar as cólicas nos bebês

Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica

Além das já citadas, quando o problema do desconforto do bebê forem as cólicas algumas outras técnicas podem ajudar, como o uso de bolsa com água morna na barriguinha. O calor ajuda o bebê a relaxar e diminui a dor, mas tome cuidado com a temperatura da bolsa e sempre a envolva em uma toalha ou outro tecido antes de a colocar sobre a pele do bebê.

Movimentos de bicicleta com as pernas também ajudam a liberar os gases e acalmar o seu filho.

Gostou das técnicas de como acalmar um bebê? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo como esse!

Categorias: Criança

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.