CordVida

Porque a acreditação da AABB é tão importante para o processamento e armazenamento de células-tronco

A American Association of Blood Banks (AABB) é o principal órgão certificador do setor de bancos de sangue e de tecidos em todo o mundo. Sua certificação é específica para esse setor e é seguida pelos principais bancos internacionais, garantindo seu reconhecimento em nível global.

A certificação AABB estabelece um alto padrão de atendimento a clientes, pacientes e doadores em terapias celulares, transplantes e exames. Ela aborda a qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes.

Existem outras certificações usadas para serviços de saúde em geral, que não necessariamente garantem os padrões de qualidade internacionais específicos para o processamento e armazenamento de células-tronco.

Dica: Conheça 5 benefícios de armazenar células-tronco

Para os bancos de armazenamento de células-tronco, são auditadas as atividades relacionadas às células progenitoras hematopoiéticas, sangue de cordão umbilical e placentário, e a proficiência em imuno-hematologia. Por este motivo, é reconhecido internacionalmente que a certificação AABB é um selo de qualidade que assegura a qualidade da amostra armazenada.

Conheça as principais características do programa de acreditação da AABB

Qualidade da equipe

O técnico que processará as células está adequadamente treinado a manipulá-las.

Insumos e equipamentos

Apenas insumos de qualidade internacional, não experimentais, e certificados para uso em humanos serão utilizados.

Qualidade das amostras

Mais de 450 processos, protocolos, sistemas de segurança e planos de contingência são auditados.

Mas, afinal, quais os ganhos para o paciente em ter uma amostra com certificação da AABB?

  1. É uma garantia para os pais de que os procedimentos utilizados na coleta, processamento e armazenamento da amostra obedecem aos padrões mundialmente consagrados de segurança e qualidade.
  1. Amostras vindas de um banco de células-tronco certificado pela AABB é o padrão aprovado pelos principais centros transplantadores do Brasil e do mundo.

Dica: Confira o passo a passo da coleta das células-tronco do cordão umbilical

Por que a CordVida?

A CordVida foi o primeiro banco de sangue de cordão privado no Brasil certificado pela AABB e, em março de 2020, obtivemos a 7ª acreditação consecutiva. Isso reflete o quanto para nós é importante entregar às famílias o que há de melhor em armazenamento de células-tronco.

Nosso laboratório foi desenhado com um único propósito: oferecer a mais alta qualidade para a sua família e trabalhamos todos os dias para garantir a viabilidade das células-tronco do seu bebê por muitos e muitos anos.

De acordo com o último relatório oficial da Anvisa, metade das amostras utilizadas por bancos privados para tratamentos foram enviadas pela CordVida para centros de referência no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Clique no banner e acesse o guia para saber mais sobre os benefícios do armazenamento das células-tronco:

E siga nos acompanhando para mais conteúdos sobre células-tronco e gravidez! Até a próxima!

Categorias: CordVida

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.