INFO Exame – 11 de maio de 2015
Nasceu no Canadá o primeiro bebê concebido a partir da nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a ajuda de células-tronco. Depois do nascimento, os médicos comemoraram o sucesso do procedimento, que pode ajudar mulheres que sofrem com disfunções nos óvulos.
Em Toronto, há cerca de um mês, Natasha Rajani, de 34 anos, deu à luz o primeiro filho graças ao novo método de fertilização chamado Augment (Aumento). Nessa técnica, os médicos coletam células-tronco do ovário para remover as mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia e que ajudam o embrião a se manter vivo até a fecundação. Depois, essas mitocôndrias são implantadas nos óvulos com baixa capacidade reprodutiva. Assim, o procedimento in vitro tem mais chances de dar certo.
Depois de quatro anos tentando engravidar, o casal Rajani decidiu realizar o procedimento em uma empresa especializada em fertilização, a OvaScience, onde descobriram que Natasha sofria com a disfunção de óvulos envelhecidos, causa de sua infertilidade.
Foi aí que os médicos decidiram realizar a nova técnica. Em maio de 2014, após o procedimento Augment, eles conseguiram quatro embriões saudáveis para realizar a fertilização. Com isso, o casal resolveu usar dois dos embriões e congelar os outros dois. No final, um deles se tornou Zain Rajani, que nasceu no dia 13 de abril.
Veja matéria na íntegra
Clique no banner abaixo e acesse o material da CordVida que explica a importância do armazenamento de células-tronco para a saúde e o futuro do seu bebê. Baixe gratuitamente:
Gostou de conhecer melhor o método de fertilização com células-tronco? Continue acompanhando os conteúdos do blog para saber mais sobre gravidez, maternidade e outros assuntos relacionados.
Categorias: Células-Tronco
Tags: células-tronco fertilização tecnologia com células-tronco,
Caro Leitor,
A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.