Células-Tronco

Santa Casa Fernandópolis realiza primeira coleta de células-tronco

A Santa Casa Fernandópolis executou pela primeira vez o procedimento para a coleta de células-tronco retiradas a partir de cordão umbilical. O procedimento, que durou cerca de 45 minutos, foi realizado no último dia 19, durante parto cesariana realizado pelo médico obstetra Marcelo Bortoleto e equipe do Centro Cirúrgico do Hospital.

A decisão de armazenar as células-tronco do bebê partiu da segurança que os pais teriam, dada a existência de casos de leucemia na família. Esse procedimento pode assegurar 100% de compatibilidade com o filho, aumentando as chances de sucesso caso seja necessário um transplante no futuro. As células-tronco também apresentam chances de compatibilidade para serem utilizadas em irmãos ou outros parentes diretos, que tenham relação sanguínea com a criança.

Para realização do procedimento, o médico Marcelo Bortoleto e a enfermeira Márcia Samartino participaram de um treinamento oferecido pela Cordvida, empresa responsável pelo armazenamento do material.

“O Sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco, que são Hematopoiéticas, que tem o potencial de reparar o sistema sanguíneo do corpo e por isso servem para o tratamento de doenças hematológicas como as leucemias, linfomas, talassemia, anemia falciforme entre outras”, afirma Bortoleto.

Dica: Conheça 5 benefícios de armazenar células-tronco

Importância das células-tronco

As células-tronco originam-se nos tecidos e órgãos do corpo, tem capacidade de se renovar e de ser diferente de outras células. Isso significa que elas reparam os tecidos que são danificados por doenças, acidente ou envelhecimento, podendo salvar vidas.

Guardar as células traz segurança à família, para que se possa ter mais chances de tratamentos futuros. A coleta é retirada do tecido umbilical logo após o nascimento em um procedimento indolor ao bebê e à mãe.

Para o armazenamento é utilizada uma substância que protege o tecido biológico dos danos do congelamento, o crioprotetor. As células que ficam congeladas em nitrogênio líquido em -196 °C podem durar, no mínimo, duas décadas.

Fonte Santa Casa Fernandópolis.

Guardar as células-tronco do cordão umbilical é uma oportunidade única de poder fazer a diferença na saúde da sua família.

Células-tronco do cordão umbilical

Categorias: Células-Tronco , Notícias

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.