Curiosidades da gravidez

Fantasias para carnaval: veja os melhores looks para grávidas

Tem uma festa à fantasia para ir, mas não sabe como se vestir porque está grávida? Então você está no lugar certo! Muitas gestantes deixam de se divertir porque não encontram a roupa ideal, especialmente quando a gravidez já está no fim e parece que nada fica bom, não é?

Então, que tal aproveitar que o carnaval está chegando e escolher um look para grávida divertido e original? Para te ajudar vamos mostrar aqui algumas fantasias para carnaval e ainda dicas de cuidados para as gestantes nessa época do ano. Saiba mais!

Fantasias para carnaval

Então, como encontrar uma fantasia para carnaval estando grávida? É mais fácil do que você imagina! Vale lembrar que é importante sempre priorizar a segurança e o conforto da gestante e do bebê. Por isso, nada de roupas que apertam e sufocam, pois podem prejudicar a saúde de ambos.

Fantasias tradicionais

Fantasias tradicionais são aquelas vistas em todos os carnavais, ou seja, que já são figurinhas carimbadas nessa festa. Um exemplo claro é a fantasia de havaiana que, por ser uma roupa fácil de ser feita, já virou símbolo da folia.

Esse é um tipo de fantasia indicada para usar durante a gravidez pois é confortável e não aperta — ainda pode ser feita com roupas que se tem em casa. Outras fantasias que seguem essa mesma linha são as de baiana e odalisca.

 Fantasias originais

Esse é um estilo de fantasia para a gestante que deseja sair do básico e inovar no seu look. Mesmo que sejam peças mais elaboras, não são fantasias impossíveis de serem confeccionais — além disso, elas contam com a criatividade e diversão.

A fantasia de abacate, por exemplo, necessita somente de uma cartolina verde, que será cortada no formato da fruta e, posteriormente, serão feitos dois buracos, um para o rosto da gestante e outro para a barriga, que será o caroço do abacate. Caso a gestante não queira ficar com a barriga à mostra, ela pode optar por uma blusa marrom, que dará o mesmo efeito.

Outro estilo de fantasia original e de fácil fabricação é a múmia: uma camiseta branca e algumas ataduras são o suficiente! Para dar mais diversão à fantasia, faça dois olhos com papéis e coloque entre as ataduras da barriga, dando a impressão de que o bebê está olhando entre as faixas.

Nada mais justo do que uma fantasia de canguru para uma gestante, concorda? Já que ela está mesmo carregando um filho em seu ventre, fica fácil fazer o paralelo com a mãe canguru que leva seu filhote na bolsa. Um vestido marrom com uma abertura na frente e um ursinho de pelúcia para simbolizar o filhote de canguru são suficientes para montar a fantasia.

Fantasias de personagens

Escolher uma fantasia de personagem para uma gestante não é tão difícil assim, é preciso apenas usar a criatividade. Uma dica é usar figuras mais gordinhas, como o ursinho Pooh ou o Mario, dos games da Nintendo. Ambas as fantasias vão precisar de vestido ou uma camiseta vermelha, alternando os adereços — o Mario usa suspensório e um chapéu, já para o urso Pooh pode-se acrescentar as orelhas.

Podemos citar ainda fantasias de filmes, como a adolescente do filme “Juno”, que é complementada com a fantasia do companheiro, ou de personagens infantis, como o Mike Wazowski, do filme Monstros S.A. Nesse caso, o personagem é pintado na barriga da gestante, sendo necessário um pouco mais de técnica.

Cuidados para gestantes em períodos de festas

Agora que você já sabe como escolher a melhor fantasia para curtir o carnaval, é importante também conhecer alguns cuidados que se deve ter nesse período de festas. Não é porque você está grávida que deve se privar da folia! Mas tomar algumas precauções é uma atitude necessária, especialmente devido ao calor e grande movimentação nessa festa.

Antes de decidir a fantasia que vai usar, a gestante deve consultar seu médico, pois ele poderá indicar se existe algum fator de risco para a futura mamãe. Continuando nessa mesma linha de raciocínio, outra dica essencial é a ingestão frequente de líquido.

Como o calor é intenso nessa época do ano, o risco de desidratação é grande, o que afeta a saúde da mãe e do bebê. Vale ressaltar que bebidas alcoólicas não são recomendadas — o ideal é consumir muita água.

Além disso, as grávidas devem ter cuidado com as aglomerações, especialmente em lugares fechados. A preocupação nesse caso é com a queda da pressão arterial, que pode resultar em desmaios ou até problemas mais sérios. Além disso, locais com grande quantidade de pessoas aumentam os riscos de esbarrões e quedas.

Agora um cuidado que muitas grávidas não se atentam: usar repelente para insetos! Como o carnaval acontece em um período chuvoso, os riscos de que o mosquito Aedes aegypiti. se prolifere são grandes. A grande preocupação nesse caso é de que o mosquito transmita de zika para as gestantes — já que ele se desenvolveu e não se associa mais somente à dengue.

Apesar de não serem 100% dos casos onde as gestantes contraíram o zika vírus e geraram bebês com microcefalia, ainda é importante estar atento a esse aspecto — especialmente no primeiro trimestre de gravidez, pois é a fase de multiplicação das células no feto.

Por isso usar repelente é tão importante! Dê preferência aos produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que haja eficiência na proteção. Além disso, tenha atenção ao tempo de ação do repelente, aplicando-o sempre no horário indicado.

Não se esqueça também de descansar: a cada hora procure um lugar para sentar pelo menos 15 minutos. Isso é importante para que o corpo da gestante não fique sobrecarregado, além de evitar problemas futuros, como varizes ou mesmo nascimento prematuro. O importante é jamais sobrecarregar o organismo!

Viu só? Não é assim tão difícil para uma gestante encontrar fantasias para carnaval! Não se esqueça de priorizar sempre o seu conforto e do bebê, colocando a saúde de ambos em primeiro lugar.

Gostou das dicas de fantasias para gestantes? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.