Gravidez

Gravidez: guia para os nove meses de gestação

A gravidez é um dos momentos mais importantes e especiais na vida de uma mulher. O seu corpo muda, sua percepção se altera, a alteração hormonal causa uma explosão de sentimentos e, junto disso tudo, ainda existe a emoção por estar gerando uma nova vida. 

Mas não é apenas a mãe quem sente essa avalanche de mudanças se aproximando. Os familiares e amigos próximos também são afetados por essa ocasião ímpar. Você está preparado para esse momento? Acompanhe nosso texto e aproveite a gestação com mais tranquilidade e bom humor!

O que é a gravidez?

Que a gravidez é um acontecimento único e importante não há dúvidas! Mas como podemos caracterizá-la de maneira mais técnica? Um bom modo de fazer isso é chamar atenção para o seu aspecto biológico: uma gestação, assim, nada mais é que o resultado da fecundação do óvulo feminino pelo espermatozóide masculino.

Após ocorrida a fecundação, um novo e incrível ser humano se desenvolve dentro do útero materno durante uma média de 266 dias – 40 semanas de muita espera e amor!

Quais são os principais sintomas da gravidez?

Há alguns sinais que indicam que uma gestação está em andamento. Elaboramos uma pequena lista dos principais sintomas que acompanham uma mulher no início da gravidez. Acompanhe abaixo:

  • A ausência da menstruação costuma ser o primeiro e mais claro sinal;
  • Seios doloridos e aumentados;
  • Vômito e náusea, que diminui com o fim do primeiro trimestre;
  • Vontade maior de urinar devido à alteração hormonal;
  • Sono e cansaço, decorrentes da produção da placenta e dos hormônios alterados;
  • Má digestão e azia.

Se você sentir esses sintomas e desconfiar de uma gravidez, não se automedique! O melhor a fazer é realizar um teste de gravidez ou procurar auxílio médico.

Confira os cuidados nas primeiras semanas de vida do seu bebê.

Teste de gravidez

Quando a dúvida aparece, a melhor opção para acabar com a ansiedade é fazer um teste de gravidez. Hoje em dia esse processo é muito mais tranquilo e prático, já que você não depende apenas do teste de sangue para saber se está esperando um bebê. 

O teste de farmácia pode ser realizado em casa, no conforto e tranquilidade do lar. Seu funcionamento é simples (sempre confira o passo a passo na bula!) e seu resultado – quando adequadamente realizado – costuma ter um acerto de 98% a 99%.  

Esse tipo de teste deve ser feito após o primeiro dia do atraso da menstruação e seu mecanismo consiste em analisar se o hormônio hCG – que é produzido apenas durante a fecundação – se encontra presente em uma pequena amostra de urina da mulher. Se ele for detectado a gravidez se comprova.

Além do auto teste de farmácia, também é possível descobrir se uma gestação está em andamento através do exame laboratorial de sangue beta hCG. Esse teste também procura pelo hormônio hCG, a diferença é que ele indica a quantidade de hormônio encontrado no sangue. 

É bom saber que, quando bem realizados, ambos os testes são seguros e confiáveis. Se você acredita que uma gestação pode estar em curso, veja qual é o melhor para você e se tranquilize.

Acompanhamento e exames pré-natal

Quando uma gravidez é confirmada, um primeiro grande passo precisa ser dado: o acompanhamento pré-natal. 

Quanto antes você iniciar as consultas de pré-natal, mais assegurado o bem estar seu e do bebê. Isso porque é nessas consultas iniciais que o médico avalia o tempo de gestação, classifica seu grau de risco (se baixo ou alto) e avalia se há alguma enfermidade ou complicação que exige monitoramento.

Além disso, é através do pré-natal que você receberá informações importantes sobre o que evitar e o que fazer, além de realizar os exames periódicos, as ultrassonografias e as vacinas recomendadas durante a gestação.

Nos tópicos abaixo vamos listar os principais exames e cuidados referentes a cada trimestre da gestação. Acompanhe!

  • Primeiro trimestre

O primeiro trimestre vai até a 13º semana de gestação. Nesse período, o bebê passa de um embrião para um feto e, ao final da décima segunda segunda semana, ele já possui o rosto formado e o cérebro funcionando. É nesse trimestre que o cordão umbilical e a placenta se formam, garantindo a nutrição e o oxigênio do bebê.

Durante o pré-natal do primeiro trimestre serão solicitados hemograma completo, um a dois ultrassons para conferir o desenvolvimento do feto, exames de urina,  urocultura, RH e glicemia, além de testes de sífilis, HIV, hepatite B. Seu médico também prescreverá, provavelmente, um multivitamínico.

Em todas as consultas, que costumam ocorrer a cada 30 dias, você terá sua pressão checada e seu peso anotado na caderneta da gestante. Tudo isso para garantir que sua gestação tenha o mínimo possível de intercorrências e surpresas.

  • Segundo trimestre

No segundo trimestre (que vai da 14º a 27º semanas) o pré-natal continua com consultas a cada 30 dias e os exames de rotina diminuem. Em cada consulta, o médico vai buscar saber como você tem passado, se sentiu algum desconforto e se já começou a notar os movimentos do bebê. 

Nessa fase, o bebê ainda não ganhou muito peso, mas vem desenvolvendo toda a sua estrutura óssea e seus órgãos. Para conferir como anda esse processo, o médico deverá solicitar o ultrassom morfológico de segundo trimestre, um exame de rotina realizado entre a 20 e a 24 semanas de gravidez.

O ultrassom morfológico é mais detalhado que os outros exames de imagem que a gestante realizou até esse momento: nele, é feita uma avaliação detalhada da anatomia fetal, muito útil para que anomalias e malformações genéticas sejam descartadas.

  • Terceiro trimestre

Eis, enfim, o último trimestre de gravidez! Neste momento faltam poucas semanas para o seu bebê, enfim, estar no mundo e nos seus braços.

No terceiro trimestre todos os exames e testes realizados no primeiro trimestre são repetidos, a fim de garantir que a gestante continue saudável e o bebê possa nascer com mais tranquilidade. 

Um ou dois ultrassons são realizados para estimar o peso do bebê e avaliar o líquido amniótico e a placenta. As consultas, por sua vez, tornam-se mais frequentes. A partir do oitavo mês seu médico pode pedir que você o visite a cada 15 dias e a partir da semana 40 a cada 2 ou 3 dias.

Esse é um momento de muita ansiedade e emoções afloradas. Mas tente relaxar! Você precisa estar tranquila para liberar a ocitocina e o trabalho de parto começar.

Dica: Tipos de partos: qual é o ideal para mim e meu bebê?

Armazene células-tronco do cordão umbilical

Assim que o bebê nasce, uma outra etapa (também difícil, mas muito emocionante) começa. E para que esse momento seja de tranquilidade e bem estar para toda a família é possível realizar a coleta das células-tronco do cordão umbilical do recém nascido logo após o parto. 

A coleta das células-tronco do cordão umbilical é um avanço científico disponível e útil para assegurar o futuro tratamento de doenças do seu filho e de parentes próximos. E a Cordvida quer estar com você nesse momento! Conheça os nossos serviços de coleta e armazenamento e fique por dentro.
Aproveite o momento mágico e único da gravidez. Faça o acompanhamento adequado do pré-natal para trazer mais bem estar à sua vida e a do seu filho! Conheça também as vantagens da coleta e armazenamento de células-tronco oferecidas pela Cordvida.

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.