Gravidez

Saiba os cuidados que você deve ter ao viajar durante a gravidez

Com o verão chegando, é hora de fazer planos para viajar e aproveitar o descanso merecido na praia, na montanha ou em qualquer lugar agradável. Sair de férias equivale a dar um tempo, relaxar lendo um bom livro e desestressar para voltar à rotina com energia renovada.

E se você estiver grávida? Então esse é mais um motivo especial para curtir momentos mais relaxantes. Seu bebê vai precisar de uma mamãe descansada e bem disposta para atender às demandas do pequenino — que não serão poucas!

Sair de férias será ótimo para o bem-estar da mulher e do seu filho, mas há cuidados que você deve tomar ao viajar durante a gravidez. Saiba quais são!

Cuidados ao viajar durante a gravidez

Ao preparar a mala

Para viajar durante a gravidez, o conforto será ainda mais importante.

Nas férias de verão, coloque roupas e sandálias confortáveis na mala, além de um agasalho leve para as noites mais frescas. Para caminhadas, tênis ou calçados sem cadarços para não ter que se abaixar para amarrar. Sapatilhas com elástico são práticas para o caso de seus pés incharem um pouco.

Se a ideia é ficar fora várias semanas, leve também roupas mais largas para acomodar confortavelmente a barriga, que continuará crescendo durante as férias.

Prepare um kit com medicamentos prescritos pelo obstetra e inclua, também, band-aids para se proteger de bolhas nos pés, lenços umedecidos e gel antibactericida. E, claro, um bom estoque de protetor solar com fator de proteção acima de 30, além de chapéu ou boné.

Na bolsa de mão, tenha uma lista com telefones de seu obstetra e de familiares. Anote os locais de atendimentos de emergência em seu destino e não se esqueça dos documentos pessoais e do plano de saúde.

Não deixe telefones e informações importantes gravadas só no celular. Já imaginou se ficar sem bateria ou perder o celular?

Ao viajar de carro

Se a gravidez está evoluindo normalmente não há problema em dirigir. Já nas últimas semanas, com a barriga crescida, o assento do motorista se torna desconfortável pela pressão do volante. É melhor passar o papel de motorista para outra pessoa.

Tenha água, frutas e petiscos no carro e faça paradas a cada uma ou duas horas para relaxar, esticar as pernas, usar o banheiro e fazer um lanche leve e saudável. Só pegue o volante novamente quando estiver se sentindo descansada. E evite viajar sozinha!

Nas paradas, faça exercícios de alongamento. Isso evitará inchaços, câimbras e azia. No carro, durante a viagem, se não estiver dirigindo, flexione as pernas, gire pés e mãos e alongue os braços. Evite longas horas sentada sem se movimentar. Antes de pegar a estrada, informe-se sobre os pontos de parada mais bem estruturados que ofereçam banheiros limpos e alimentação saudável.

O cinto de segurança deve ser o de três pontos: a parte inferior do cinto passa por baixo de sua barriga e a parte diagonal se acomoda entre os seios e cruza sobre a barriga. Se o cinto pressionar seu pescoço, ajuste o assento do carro até encontrar a posição mais confortável.

Ao viajar de avião

Se a gravidez estiver se desenvolvendo dentro da normalidade, não há nada que impeça as viagens de avião para grávidas de até 27 semanas (ou 25, no caso de gravidez de gêmeos).

Entre 27 e 35 semanas (26 e 31, se gêmeos), as companhias aéreas exigem o preenchimento de uma Declaração de Responsabilidade. A partir da 36ª até o final da 37ª semana (32ª a 37ª em gravidez gemelar), pedem atestado médico válido por 30 dias. Daí para a frente, a grávida só embarca acompanhada do obstetra.

Reserve assento no corredor para se levantar com frequência, caminhar e ir ao banheiro. Os lugares próximos da asa sofrem menos com a turbulência, ajudando a evitar enjoos.

Evite alimentos e bebidas que provocam gases, como refrigerantes e café. Leve lanchinhos leves e água para se manter sempre hidratada. Converse com seu médico sobre o uso de meias elásticas para evitar o risco de varizes ou trombose.

Ao aproveitar o verão

O sol nos horários certos é benéfico para mamãe e bebê, por causa do estímulo à produção de vitamina D e à fixação do cálcio no organismo. O perigo está na exposição excessiva e em horários perigosos, como o intervalo entre 10 h e 16 h, o que pode causar desidratação.

A pele da gestante é mais sensível a manchas por causa do aumento na produção de hormônios, então o protetor solar é ainda mais importante. É melhor usar os infantis, que levam menos produtos químicos, e renovar a aplicação de hora em hora.

Chapéus, óculos escuros, roupas leves para proteger a barriga e muita hidratação são cuidados fundamentais, além do guarda-sol para descansar à sombra.

E o que evitar quando estiver na praia? Nadar em água gelada, deixar as ondas baterem diretamente sobre sua barriga, engolir água do mar ou fazer exercícios muito vigorosos. Para evitar o risco de cair, fique na parte mais rasa, não deixando a água ultrapassar seus joelhos.

Ao deixar a praia, tire imediatamente a roupa de banho molhada, tome uma ducha de água doce para retirar o sal da pele e espalhe generosamente um bom creme hidratante no corpo.

Ao consumir alimentos e bebidas

Não importa o destino, ao viajar durante a gravidez é preciso cuidados extras ao comer e beber. Evite produtos de procedência duvidosa, como os vendidos por ambulantes na praia. Frituras e alimentos gordurosos não são saudáveis para ninguém e menos ainda para as grávidas, que estarão com o ritmo digestivo mais lento.

Se você está acostumada a comidas bem temperadas ou apimentadas e se não sofrer com azia ou problemas digestivos, não há motivo para cortá-las do seu cardápio. Afinal, a boa gastronomia faz parte do prazer das férias!

No entanto, uma rica moqueca de peixe preparada com leite de coco e azeite de dendê é um exemplo de prato que pode resultar em diarreia. É preciso prudência com os frutos do mar no verão. Pelo seu bem e de seu bebê, passe longe também das lanchonetes de fast food do tipo McDonalds.

O recomendável é optar por frutas (sempre descascadas!) e saladas frescas, fontes de vitaminas, fibras e sais minerais. O peixe fresco e bem cozido é fonte de ômega 3, o que é ótimo para você e seu pequeno. No entanto, para evitar o risco de consumir espécies com maior quantidade de mercúrio, prefira os menores, como sardinha, salmão e truta de viveiro, pescada, cavalinha e arenque. Evite totalmente o cação (filhote de tubarão), o peixe-espada, a garoupa e a cavala.

A constipação intestinal é comum durante a gravidez e mais ainda ao viajar e sair de sua rotina. Para evitar isso, beba muita água mineral, água de coco e sucos naturais. E nada de bebidas alcoólicas!

Para concluir, entre os cuidados que você deve ter ao viajar durante a gravidez, lembre-se do mais importante: converse com seu médico e siga as orientações dele!

Clique no banner para acessar o guia com todos os preparativos para a chegada do bebê:

Gostou do nosso artigo? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e YouTube.

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.