Gravidez

7 dicas para ensaio fotográfico durante a gravidez

Um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher, com toda certeza, é a gravidez. Apesar das mudanças que ocorrem no corpo, nos sentimos poderosas com o barrigão. Para eternizar esse momento, nada melhor que fazer um book que, futuramente, será uma recordação valiosa desse importante momento na vida da família. Mas para que as fotos fiquem realmente incríveis, alguns orientações são importantes.

Sabemos que, durante a gravidez, a mulher muitas vezes se sente cansada e desconfortável, então é importante procurar fazer as fotos num dia que não esteja muito calor, caso o ensaio seja feito em ambientes externos. Também é interessante esperar que a barriga esteja bem aparente — o mais indicado é tirá-las entre 28 e 30 semanas de gravidez.

Nesse período, a barriga já estará bem grande e redonda, porém não tão pesada quanto no final da gestação. Outro inconveniente de deixar para realizar o book mais para o final da gravidez é o inchaço, pois pés, mãos e até mesmo o rosto da grávida costumam inchar nas últimas semanas.

A seguir, veja 7 dicas que farão toda diferença em seu ensaio fotográfico durante a gravidez, tanto para fotos caseiras ou profissionais:

7 dicas para ensaio fotográfico durante a gravidez

1. Escolha o cenário com cuidado

Muitas gestantes optam por uma sessão em estúdio, devido ao conforto. A gestante se cansa com mais facilidade e pode se incomodar por causa do calor e outros fatores. Porém, as fotos em ambientes externos, em meio à natureza, ficam muito mais bonitas. Se você escolher esse tipo de ensaio, opte por fazer as fotos nas primeiras horas da manhã, pois o calor é menos intenso — e a luz é bem mais bonita.

Caso não seja possível realizar uma sessão externa, opte por lugares com boa iluminação e, de preferência, que seja possível a utilização da luz natural, o que favorece e muito a beleza do ensaio.

2. Fotos em casa

Fotografar a futura mamãe em seu lar a deixará muito mais à vontade, especialmente para as mais tímidas. Além disso, também dará ao bebê, quando crescer, uma ideia de como era sua casa antes da sua chegada.

Fotos no quarto do bebê ficam muito delicadas e bonitas. É, com certeza, um dos principais cenários para um ensaio fotográfico durante a gravidez. Fotos da gestante segurando roupinhas e bichinhos de pelúcia também são ótimas e permitem que se use bastante a criatividade, além de ser uma maneira de eternizar objetos especiais que serão do seu filho.

3. Menos é mais

Para um book ficar incrível, não são necessárias grandes produções. O destaque maior, no caso de um ensaio fotográfico durante a gravidez, ficará por conta da barriga! Utilizar acessórios demais pode poluir a imagem, tirando o destaque da personagem principal.

A beleza da gravidez já é suficiente para deixar o ensaio lindo, por isso, a melhor opção e um ensaio natural e sem o uso de muitos artifícios. Não se esqueça que algumas produções que hoje parecem ser bonitas, poderão parecer de mau gosto no futuro.

4. Você é linda!

É normal não nos sentirmos muito atraentes ou bonitas em algum estágio da gravidez, afinal, são muitas mudanças, muitos hormônios e muita emoção. Mas saiba: toda gestante é linda e encontra-se em estado de graça por carregar em si uma vida. Acredite!

Não fique tímida, se solte! Se algumas imperfeições como manchinhas e estrias estão te incomodando, use uma base levinha para disfarçá-las ou pense em ângulos diferentes para a foto. E lembre-se que a foto poderá ser retocada posteriormente em um programa de edição. Porém, se esses detalhes não te incomodam, mostre-se naturalmente sem medo, pois seu ensaio ficará lindo de qualquer maneira.

Apesar do ensaio fotográfico durante a gravidez ser bastante focado na barriga, não podemos esquecer que há também a história de uma mulher como indivíduo, e isso merece ser lembrado durante a sessão. Algumas fotos do rosto da mãe, sem que a barriga apareça, também podem ser muito interessantes.

5. Participação especial

O foco principal de um ensaio fotográfico durante a gravidez é a gestante. Mas isso não impede que algumas pessoas ou até mesmo o bichinho de estimação da família participem. Se desejar, papai, irmãozinho ou a vovó e o vovô também poderão fazer algumas fotos com a futura mamãe e o barrigão. Fotos em que o papai interage com a barriga são clássicas! Fotografar o carinho que existe na família que aguarda o bebê resultará em belíssimas fotos.

6. Sinta-se à vontade

Por último, mas não menos importante, sinta-se à vontade! Não se sinta obrigada a fazer algo só porque viu em outros ensaios e achou bonito. A naturalidade das expressões é algo muito importante para que as fotos fiquem boas. Se você não se sente à vontade para fazer as tão famosas fotos nuas, por exemplo, presentes na grande maioria dos ensaios fotográficos durante a gravidez, não faça. Use e abuse da criatividade, porém só faça poses em que se sinta à vontade.

7. Alguns cuidados na contratação de um profissional

Peça para ver o portfólio

Conferir o portfólio do fotógrafo é importante para ter uma ideia de como é o trabalho deste profissional, e fica mais fácil saber se você vai gostar do resultado do ensaio.

Tire todas as dúvidas antes da contratação

Converse muito com o fotógrafo antes de contratar seus serviços. Dúvidas em relação à forma de pagamento e outros detalhes têm que ser esclarecidas antes de fechar o negócio. Também é importante combinar como as imagens serão entregues, se são apenas digitais ou terá também a versão impressa. Combine também se as fotos são feitas apenas em estúdio ou em outros locais.

Afinidade com o profissional

É muito importante ter afinidade com o profissional que irá realizar a sessão fotográfica, afinal, ele te conduzirá durante um ensaio bastante intimista e precisa captar exatamente a linda conexão que você tem com seu bebê ainda na barriga. Principalmente se você pretende fazer fotos em casa com um profissional, essa afinidade é indispensável.

Não perca a oportunidade de fazer um lindo ensaio fotográfico durante a gravidez para poder ter para sempre uma recordação desse momento único e incrível na vida de uma mulher.

Acesse o guia completo sobre a chegada do bebê e sinta-se preparada para receber seu filho com confiança. Clique para acessar gratuitamente:

Ensaio fotográfico durante a gravidez

E você, tem mais dicas sobre como fazer um lindo ensaio fotográfico durante a gravidez? Conte pra gente nos comentários!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.