Curiosidades da gravidez

10 coisas que você não pode esquecer de fazer antes da chegada do bebê

Você acabou de descobrir que está grávida e parece que o tempo passou mais rápido do que o normal: sua barriga já está enorme e daqui a pouco já é hora de correr para o hospital e ter finalmente o seu filho em seus braços. Esse é um momento muito especial e esperado e, como nos preocupamos com seu bem-estar e o de sua família, trouxemos para você algumas dicas sobre as coisas que você não pode esquecer de fazer antes da chegada do bebê. Prepare-se para que tudo saia nos conformes:

1 – Adiante-se

É importante que você se organize o quarto antes e não deixe nada para a última hora. Tente deixar tudo arrumado pelo menos até um mês antes, pois o nono mês é o mais cansativo, e você não terá muito ânimo nem disposição para fazer muita coisa. Além do mais, se seu bebê resolver chegar mais cedo ele não te pegará desprevenida.

2 – Lave todas as roupas do bebê

Lave todas as pecinhas lindas e delicadas que comprou ou que ganhou de pessoas queridas, assim você evita que seu bebê pegue alguma alergia ou outras possíveis doenças. Isso inclui não só as roupinhas, mas também as meias, roupas de cama, mantas, cobertores e toalhas, tudo que entrará em contato com o bebê. Dê preferência para sabonetes próprios para bebês, sabão neutro ou de coco.

Dica: 8 cuidados de segurança que você deve ter com o quarto do bebê

3 – Deixe o quarto do bebê bem limpinho e montado

Limpe e monte tudo, mesmo o que você acha que não precise: todo detalhe é pouco! Todos os brinquedos, mamadeiras, mordedores, carrinho, berço, bebê conforto, cadeirinha e qualquer coisa que o bebê for usar.

4 – Esterilize bicos, mamadeiras e chupetas

Esterilize no micro-ondas mesmo, com acessório específico, os bicos, mamadeiras e chupetas. Você pode esterilizar também com água fervente ou com o esterilizador elétrico.

5 – Tenha um mundo de fraldas

Sim, um mundo! Muitas! Bebês precisam trocar a fralda o tempo todo. Seu filhinho ou sua filhinha vai crescer rápido, então compre poucas RN — se precisar de mais, é melhor comprar depois.

Dica: Saiba como escolher as roupas de bebê para o seu filho

6 – Coisas importantes para a troca da fralda e banho

Tenha também pomadas para assadura, algodões, lenços umedecidos e creme hidratante. Compre também sabonete e shampoo para o banho do pequeno.

7 – Contrate um serviço de armazenamento de células-tronco

Avalie a possibilidade de coletar e armazenar as células-tronco do cordão umbilical do seu bebê no momento do parto. Esse procedimento é fundamental para quem quer investir na saúde dos seus filhos e ter uma segurança importante caso ele precise de algum tratamento no futuro. Tome essa decisão o quanto antes e já deixe tudo pronto para o momento do parto, bastando avisar o banco para que ele providencie a coleta.

8 – Deixe a mala da maternidade pronta

Pense no tempo que ficará na maternidade e o que você, seu bebê e o parceiro precisarão enquanto estiverem lá. Roupas para bebê, para você e para quem for te acompanhar, macacão, mantas, bodys, meinhas, escova de dente, desodorante, etc. É difícil saber a hora exata em que o bebê vai nascer, então é só pegar a mala e correr para o hospital!

Deixe junto com a mala o telefone do banco de armazenamento de células-tronco que você contratou, e ligue assim que iniciar o trabalho de parto. O laboratório fará a coleta e armazenamento do material.

9 – Onde é a maternidade?

Faça o caminho para a maternidade anteriormente e procure rotas alternativas para evitar o trânsito. Pense nisso a partir dos lugares onde você poderia estar quando começar o trabalho de parto e deixe o celular sempre carregado para que consiga falar com quem precisar a qualquer momento — e tenha o telefone das pessoas que podem te ajudar nessa hora.

No banner abaixo, veja as orientações que você precisa para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.

10 – Faça um estoque em casa

É provável que você não saia de casa nos primeiros dias, e o quanto puder evitar fazer isso, melhor para ajudar em sua recuperação. Compre coisas extras e deixe estocadas para que você não sinta falta de nada.

Deixe tudo prontinho e aguarde a chegada do seu bebê com mais tranquilidade! E não deixe de assinar nossa newsletter para acompanhar outras informações e dicas sobre os cuidados com o seu bebê!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.