Curiosidades da gravidez

Preocupada com a saúde do seu bebê? Comece pela atenção à gravidez!

Manter a saúde durante a gravidez é uma das maneiras de não ter problemas durante o parto e depois do nascimento, afinal nesse período tudo que a mãe faz tem influência direta na saúde do bebê. Você sabe o que deve fazer para ter uma gestação saudável e sem problemas? Listamos aqui algumas situações que demandam a sua atenção durante o período gestacional.

Organize-se com o pré-natal

Muitas mulheres não entendem a importância de se realizar um pré-natal completo durante todo o período da gestação. Somente nessas consultas de rotina é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê, a evolução da sua saúde e o controle de qualquer quadro clínico que possa surgir durante a gravidez. O acompanhamento médico durante este período é a sua única garantia de segurança para a sua saúde e a do seu filho.

Ganhe peso com saúde e alimentando-se bem

A alimentação equilibrada é essencial para a saúde da mãe e do bebê. É natural, e essencial, ganhar alguns quilos durante a gravidez, já que eles vão ter relação com a nutrição correta do bebê e o bom desenvolvimento das estruturas corporais da mãe para receber o feto. Por isso é preciso saber comer de tudo e de maneira adequada, para que os quilos a mais sejam adquiridos de maneira saudável e nunca em excesso. O ganho de peso exagerado durante a gestação pode influenciar negativamente a saúde do bebê, podendo ocasionar doenças como obesidade e diabetes ainda na infância.

Dica: Cuidados essenciais que você deve ter nos últimos dias de gravidez

Tome as suplementações indicadas por seu médico

A grande maioria das mulheres tem necessidade de fazer algum tipo de suplementação nutricional durante o período gestacional para suprir as demandas de nutrientes — que estão aumentadas por causa do desenvolvimento do bebê. Essas suplementações, de ferro, ácido fólico ou algum outro elemento, só podem ser feitas de acordo com a orientação médica ou de um nutricionista. Obedecendo as suplementações indicadas e suas doses diárias, o bebê vai nascer com segurança e saúde.

Não deixe de se exercitar

Gestantes devem evitar exercícios físicos de muito impacto, mas não devem de maneira alguma aderir a um estilo de vida sedentário. A prática de exercícios de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica e yoga ajudam na manutenção do peso corporal e melhoram a circulação sanguínea e a pressão arterial, que podem estar prejudicadas durante o período gestacional.

Acompanhe cada estágio do período da gestação, além de solucionar diversas dúvidas que envolvem esse momento único. Confira no banner abaixo:

Fique atenta ao uso de medicamentos sem orientação médica

Qualquer composto ingerido pela mãe é também ingerido pelo bebê. Por esse motivo é preciso ter muita atenção com os medicamentos que a mãe opta em utilizar durante o período gestacional, já que algumas medicações podem ser tóxicas ao feto. Nunca se auto medique, nem mesmo para tratar sintomas comuns como náuseas e dores musculares. Conte sempre com a orientação médica para fazer o uso de algum produto farmacêutico.

Não fume e não beba

Como o bebê ingere tudo que a mãe ingere, também é preciso evitar o consumo de outros compostos danosos à saúde da mãe e da criança, como o tabaco e o álcool. Durante o período gestacional é fortemente desencorajado a utilização desses dois produtos, para poupar a saúde do feto.

Respeite seus períodos de descanso

Ficar grávida cansa — e não duvide disso. O bebê pode puxar muita energia da mãe para se desenvolver, deixando a gestante frequentemente esgotada e com sono. Não tente fugir da necessidade natural de descansar com uma frequência maior durante a gestação: respeite o tempo do seu organismo para recuperar as energias e não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Se você tiver a devida atenção com cada um desses itens, é bastante provável que você tenha uma gestação tranquila e que seu bebê nasça com bastante saúde.

Quais dessas orientações já fazem parte do seu dia a dia como gestante? Compartilhe suas experiências e suas dúvidas conosco em nossas redes sociais!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.