Gravidez

22 semanas de gravidez

Com 22 semanas de gravidez, você completa 5 meses de gestação. Mais da metade já passou e agora a barriga começa a ficar cada vez maior. Seu bebê também está crescendo e, como na maior parte desse período, algumas mudanças acontecem.

Neste artigo falamos um pouco sobre essas mudanças — da mamãe e do bebê —, a respeito de alguns sintomas, cuidados com a saúde e algumas curiosidades sobre as 22 semanas de gravidez. Ficou interessada? Então continue com a leitura!

Desenvolvimento do bebê: muitas brincadeiras com pés e mãos

Com 22 semanas de gravidez, o bebê já tem os braços e pernas desenvolvidos o suficiente para que ele brinque, mexendo-os facilmente. Assim, seu filho já pode colocar as mãos no rosto, chupar os dedos e brincar com as pernas cruzando-as e descruzando-as. Ele também já consegue fechar o punho e até agarrar o cordão umbilical — sem causar dano.

As unhas — tanto das mãos como dos pés — começaram a crescer e as linhas que temos nessas partes do corpo já estão mais perceptíveis.

Na cabeça, o ouvido interno já está praticamente todo pronto. Sendo assim, seu filho pode ouvir mais claramente, além de começar a entender o que é o equilíbrio. O nariz e a boca já estão bem desenvolvidos e podem ser vistos no ultrassom.

Algumas informações básicas sobre o bebê incluem:

  • o tamanho dele é de cerca de 26,7 centímetros, sendo mais ou menos a medida de um mamão;
  • seu peso é de cerca de 360 gramas;
  • por ter muito espaço dentro da barriga, o bebê pode estar de cabeça para baixo; como ainda existe um longo caminho pela frente, isso não faz muita diferença nesse momento.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Sintomas mais comuns nas 22 semanas de gravidez

Durante o segundo trimestre de gravidez, podemos dizer que sua barriga cresceu o suficiente para você se sentir grávida de verdade e para as outras pessoas perceberem isso. Seu ganho de peso será mais estável e constante daqui para frente.

Ainda durante essa semana, você pode notar algumas contrações de treinamento, as chamadas Braxton Hicks. Elas são falsas contrações, não dolorosas, que indicam apenas que o corpo está se preparando para a hora do parto.

Elas podem aparecer a partir do quinto mês de gravidez e podem acontecer de 1 a várias vezes ao dia, sem que a mãe nem mesmo perceba. Também é normal que elas apareçam após a relação sexual.

No início, elas podem pegar a mãe de surpresa. Mas é bem fácil de identificá-las. Basta prestar atenção aos seguintes sintomas

  • falta de ar passageira;
  • sensação de aperto nas costas e na barriga;
  • endurecimento da barriga.

Mudanças no corpo da mãe

A partir dessa semana, é provável que o apetite da mãe volte ao normal e que ela comece a se sentir indisposta em alguns momentos.

Com o crescimento da barriga e algumas alterações hormonais, pode ser que as hemorroidas — veias dilatadas na região anal — comecem a surgir e isso talvez cause dores para ir ao banheiro ou ficar sentada. Para aliviar esta situação tão incômoda, adote uma dieta rica em fibra e beba bastante água.

Outra alteração mais chatinha que pode acontecer é ter alguma infecção urinária. Elas são mais frequentes na gravidez e causam dor ou ardência na hora de fazer xixi. Caso você sinta esses sintomas, converse com seu obstetra, para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre armazenamento de células-tronco:

Cuidados com a saúde

Caso você sinta o corpo meio mole, como no início de um resfriado ou uma gripe, vá ao médico e peça a receita de algum medicamento que você possa tomar. Evite fazer uso de qualquer remédio por conta própria. Por motivos óbvios, eles normalmente não são testados em mulheres grávidas.

Nessas horas, beba ainda mais líquidos, descanse bem, coma regularmente — mesmo se o apetite der uma diminuída — e dê uma chance aos poderes naturais da canja. Ela é líquida, nutritiva e quentinha.

Outra ação muito importante que a mãe deve adotar é a de cuidar muito bem da saúde bucal. Isso porque ter cáries e infecções na gengiva podem prejudicar o bem-estar do bebê, além de incomodar bastante a mãe. 

Portanto, escove os dentes corretamente após cada refeição e, quando for ao dentista, evite os exames que envolvam raio x, assim como medicamentos não indicados às grávidas.

Dica: Veja os cuidados que você deve ter com medicamentos para gestantes

Curiosidades da 22 ª semana de gravidez

Audição desenvolvida

Agora que seu bebê está com a audição bem desenvolvida, ele pode escutar sons variados ao seu redor. A voz da mãe e do pai podem acalmá-lo.

Sentindo o bebê se mover

A chegada dos 5 meses — ou 22 semanas de gravidez — é marcada pelo fato de a mãe conseguir sentir o bebê se movendo mais frequentemente. Isso ajuda a tranquilizá-la, já que não dá para sentir muita coisa no início e fica aquela dúvida constante se está tudo correndo bem.

Rostinho

Seu filho agora pode franzir as sobrancelhas e tem cílios! Os pelos ainda são brancos e fininhos, por não terem pigmento. Suas pálpebras também já se desenvolveram, mas ficam fechadas por mais umas 6 semanas. O bebê também já tem lábios e brotos dentários que vão dar origem aos dentinhos de leite. Ou seja, seu filho já tem sua fisionomia definida.

Gordurinhas

Com 5 meses de gravidez, seu bebê tem apenas 1% de gordura corporal. Porém, ele vai continuar ganhando tecido adiposo durante toda a gestação — até sua última semana dentro da barriga —, para ajudar o corpo a produzir e reter calor.

Com as 22 semanas de gravidez, o bebê fica mais ativo e sua barriga começa a ficar perceptível para as outras pessoas. Mais cedo do que você possa imaginar, seu filho vai estar em seus braços fazendo você experimentar o amor mais intenso da sua vida.

Esperemos que você tenha gostado do nosso artigo sobre as 22 semanas de gravidez. Para se manter informada durante a gestação, leia também o que acontece semana a semana!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.