Curiosidades da gravidez

Por que sonhamos tanto durante a gestação?

As grávidas sonham muito e olha que não estamos falando apenas de sonhar acordada com o rostinho da criança, com a hora do parto, com os detalhes do quartinho e enxoval. Elas sonham literalmente e normalmente essa experiência onírica é tão real que as futuras mamães se perguntam se aquilo realmente aconteceu ou se não passou de sonho.

Isso nos leva a questionar por que será que as grávidas sonham tanto. Será que isso é comum ou a gestante deve se preocupar? Os sonhos durante a gestação querem dizer algo? Continue lendo o nosso artigo e descubra porque sonhamos tanto durante a gravidez:

Sonhei que estava grávida, fiz o teste e estava mesmo

Você já deve ter ouvido histórias de mães que sonharam que estavam grávidas antes mesmo da manifestação de qualquer sintoma e ao fazer o teste, descobriram que o sonho estava certo. Seria isso uma premonição ou um instinto maternal? A ciência explica as razões desse tipo de sonho revelador.

Na verdade, o corpo sabe exatamente quando engravida, ainda que a futura mamãe não tenha consciência disso. O que ocorre quando a mulher sonha que está grávida e de fato está, é o organismo enviando a mensagem da gestação através do sonho.

Dica: Sono na gravidez: como é o sono em cada etapa da gestação?

Hormônios e emoções à flor da pele tornam a grávida sonhadora

Na gestação o corpo passa por significativas alterações físicas e psíquicas. Os hormônios, expectativas e emoções estão à flor da pele, o que faz com que as grávidas sintam tudo de maneira muito mais intensa. Por diversas vezes, essa intensidade de sentimentos pode se revelar também nos sonhos.

Vamos supor que a gestação seja de risco. Nesse caso, é normal que os sonhos traduzam o medo de complicações. Enquanto a mamãe não descobre o sexo da criança, a curiosidade e ansiedade podem tomar conta e a grávida acaba sonhando ora que o filho é menino, ora que o bebê é menina. Sonhos assim são super frequentes entre gestantes.

Os sonhos variam conforme as etapas da gestação

O mais interessante na relação dos sonhos com a gravidez é que as temáticas mudam conforme a gravidez avança. De acordo com Patricia Garfield, psicóloga americana que escreveu o livro Women’s Bodies, Women’s Dreams, há um padrão nos sonhos em cada etapa da gestação. Veja só:

1° trimestre

No início da gravidez, tudo é novo. Surge a ansiedade em relação ao nascimento do bebê, a consciência para as transformações corporais é despertada e em função da formação do líquido amniótico, a grávida tem maior propensão a sonhar com água, mar, inundações e afins.

2° trimestre

No segundo trimestre, a mamãe já está adaptada à realidade de gestante e já se sente muito ligada ao bebê, no entanto, demonstra insegurança com a própria aparência e preocupação com a relação conjugal. Nessa fase, elas tendem a sonhar que estão sendo traídas, que não há leite para amamentar o bebê ou que ele foi esquecido em algum lugar.

3° trimestre

No terceiro trimestre, as futuras mamães querem saber mais sobre o bebê e passam horas imaginando como serão as feições do seu filho ou filha. É por isso que sonhos sobre o sexo e a chegada do pequeno costumam a povoar a mente da grávida nessa reta final.

No banner abaixo acompanhe cada estágio do período da gestação, além de solucionar diversas dúvidas que envolvem esse momento único.

Semanas finais da gestação

Por conta do medo do parto, da responsabilidade de se tornar mãe e da ansiedade em torno da chegada do bebê, nessa fase as mães sonham com situações incontroláveis, roubos, assaltos e acidentes.

Vale destacar que apesar desses padrões serem baseados em estudos e relatos reais, nenhuma gestação é igual a outra, portanto os sonhos podem se dar de formas diferentes em cada mulher.

Na gravidez os sonhos são marcantes

Não é raro ver mulheres que nunca se lembraram de sonhos na vida e na gestação começam a sonhar com tanta nitidez e realismo que se lembram de todos os detalhes. Para isso também tem uma explicação! O nosso inconsciente sempre é ativado em períodos importantes de transição, mudança e emoção. Quer algo mais emocionante e cheio de transformações do que ficar grávida? É por isso que os sonhos na gestação são tão marcantes.

E você, tem sonhado muito com a chegada do seu bebê? Acordada ou dormindo, os sonhos se intensificaram na sua gestação? Compartilhe suas experiências conosco em nossas redes sociais.

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.