Gravidez

Como dormir bem na gravidez? Conheça 8 dicas infalíveis!

Dormir bem: eis um dos principais objetivos e, ao mesmo tempo, um dos principais desafios das futuras mamães. A barriga que cresce e pesa, as dores nas costas e nas pernas e o bebê se mexendo na hora do descanso são apenas alguns dos motivos que fazem com que as gestantes tenham dificuldades para dormir na gravidez.

Como ter boas noites de sono é fundamental para a saúde, confira a seguir 8 dicas infalíveis e saiba como ficar muito mais descansada pela manhã:

Estabeleça uma rotina regular

Ter boas noites de sono, na maioria dos casos, é questão de ter bons hábitos e durante a gravidez isso não é diferente. Por isso, o ideal é que você estabeleça uma rotina regular de descanso e preparação antes de dormir, de modo a garantir que seu corpo e o bebê desacelerem e se preparem para uma noite tranquila.

Quando for chegando a hora de dormir, tome um banho morno, use roupas confortáveis e comece a relaxar. Também é benéfico que você vá se deitar e acorde todos os dias no mesmo horário, já que o corpo começa a se acostumar. Com o hábito, dormir e acordar se torna mais fácil e as noites são mais revigorantes.

Dica: Com quantos meses a barriga aparece durante a gravidez?

Pratique técnicas de relaxamento

Outra dica infalível para dormir bem na gravidez consiste em praticar técnicas diferentes de relaxamento. Alongar-se, por exemplo, ajuda a aliviar as tensões e a eliminar algumas dores, como nas costas e nas pernas.

Já a meditação ajuda a relaxar a mente e a criar um ambiente mais tranquilo e propício ao sono. Técnicas de respiração, de automassagem e de alívio da ansiedade em geral também são bem-vindas para que a noite de sono seja mais tranquila.

Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir

É impossível relaxar se você estiver recebendo estímulos de todos os lados: da TV, do computador, do celular e assim por diante. Dependendo do tipo de estímulo, inclusive, o bebê também pode ficar agitado — e aí o descanso não acontece tão cedo!

Para evitar situações como essas, o indicado é que você deixe o uso de aparelhos eletrônicos do lado de fora do quarto. Assim não cai em tentação e nem termina agitada quando a intenção era descansar.

Tenha hábitos e atitudes que proporcionem uma experiência gostosa e segura para você e seu bebê. Clique no banner abaixo e saiba mais.

Evite refeições pesadas

Por falar em tranquilidade, é muito importante evitar refeições muito pesadas logo antes de ir deitar. Ao fazer isso, você pode se sentir enjoada e aí fica mais difícil conseguir dormir. Além disso, a mudança nos níveis de glicemia e a dificuldade de digestão que algumas comidas causam são prejudiciais para qualquer pessoa que queira dormir bem, especialmente as grávidas.

Certos alimentos também podem ser responsáveis por fazer o bebê se mexer excessivamente — e, com isso, descansar torna-se mais difícil. Por isso, o melhor é fazer um lanche leve antes de se deitar. E vale ressaltar: evite ir dormir sem comer, já que pode causar náuseas e atrapalhar o sono da mesma forma.

Não beba muita água antes de dormir

Hidratar-se corretamente é muito importante, ainda mais na gravidez, mas as idas ao banheiro também são mais frequentes devido ao aumento da quantidade de líquidos circulando e à compressão da bexiga pelo útero em expansão.

Se você ingere muitos líquidos antes de dormir, é natural que se levante muitas vezes para ir ao banheiro — e, com isso, é impossível descansar. Tente regular a quantidade de líquido a ser ingerida e vá ao banheiro imediatamente antes de se deitar, de modo a prolongar o seu tempo de descanso.

Dica: 8 alimentos e vitaminas essenciais durante a gravidez

Conheça as melhores posições para dormir na gravidez

O que toda grávida também deve conhecer para dormir melhor é o conjunto de melhores posições para o sono. No começo, dormir de bruços é uma possibilidade para quem já está acostumada, mas com o crescimento da barriga ficará mais difícil.

O mesmo acontece com dormir de barriga para cima: até o primeiro trimestre, é uma posição possível e até mesmo confortável, mas com a compressão da veia cava, o sono torna-se mais difícil.

Assim, a melhor posição para dormir do começo ao fim da gravidez é virada sobre o lado esquerdo. Isso ajuda o transporte de nutrientes para o bebê, que fica mais calmo, e o conforto tende a se manter independentemente do tamanho da barriga.

Use os travesseiros como aliados

Conforme a gestação for se desenvolvendo, os travesseiros serão grandes aliados para o seu conforto se você souber utilizá-los corretamente. Nesse sentido, a única regra é o uso de travesseiros na quantidade e na forma que fizerem com que você fique confortável.

Vale usar um para abraçar, um para as costas, um para ficar entre as pernas e assim por diante. Quanto mais confortáveis e adequados eles forem, mais tranquila será a sua noite.

Eventualmente, mais perto do final da gravidez, esses travesseiros terão outra utilidade: eles formarão uma pilha para que você durma razoavelmente sentada. Para muitas gestantes, essa é a única posição adequada para o momento e, se for o seu caso, pode ser a forma de dormir bem — ou, ao menos, melhor do que de outros modos.

Descanse sempre que puder durante o dia

Quanto mais cansada você chega para dormir à noite, menos reparador será o seu sono. Estando grávida, é comum que você sinta dores nas costas, nos pés e nas pernas, enjoos e indisposições. Se você encarar o dia sem qualquer descanso, a hora de dormir é que acaba pagando a conta.

Dessa forma, descanse durante o dia sempre que puder. Isso pode significar colocar os pés para cima ou cochilar por 30 minutos. Seja como for, pequenos momentos de descanso ajudam seu sono a vir mais rápido e a acontecer de maneira mais confortável.

Dormir na gravidez é uma tarefa desafiadora, já que os incômodos são muitos. Com essas dicas infalíveis, entretanto, você vai ter noites de sono reparadoras e ficar descansada e pronta para planejar tudo mais que envolve a chegada do seu bebê.

Esse conteúdo foi útil para você? Pretende colocar alguma das dicas em prática? Deixe seu comentário em nossas redes sociais e compartilhe conosco suas experiências!

Categorias: Gravidez , Saúde na gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dr. Eduardo Egydio de Oliveira

    Dr. Eduardo Egydio de Oliveira

    (CRM: 15119PR)
    Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Vassouras – RJ;
    Residência Médica Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Angelina Caron – PR;
    Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia Paraná Clínicas – PR.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.