Curiosidades da gravidez

Saiba como evitar seios rachados na amamentação

Seja uma mãe de primeira viagem ou aquela que já tem vários filhos, não tem jeito. Os seios rachados são uma realidade, um problema que, praticamente, toda mulher tem ao oferecer o seu leite materno para os pequenos e pequenas. Porém, apesar de ser muito comum, é possível evitar essa situação incômoda em uma das partes mais importantes do corpo feminino.

Nos tópicos a seguir, você vai entender, de uma vez por todas, como diminuir ou até acabar com esse problema. São 5 dicas de higiene, de cuidados, de prevenção e também de recuperação que vão deixar os seus seios mais macios, sem rachaduras, dores ou irritações diversas. Veja!

Tenha cuidados com a higiene dos seios

Os seios são uma das partes mais importantes do corpo da mulher. Ele envolve uma série de questões essenciais para uma vida saudável e feliz. É parte da autoestima feminina, da sexualidade, da saúde e, também, é lá que está o principal alimento que uma criança pode ter na vida: o leite materno.

Por conta de toda essa importância em diversos setores diferentes, cuidar bem dos seios é um dever de toda mulher. E a primeira parte do cuidado é com a higiene. Deixar essa região limpa é essencial não apenas para evitar que os mamilos fiquem rachados com o aleitamento materno, mas também para todas as outras questões que envolvem a importância do seio para mulher.

O seio limpo, por exemplo, evita passar bactérias e demais micro-organismos para o bebê. Além disso, torna-o mais bonito, mais saudável, fazendo a mulher se sentir melhor com os seios limpos e bem cuidados.

A dica para limpar os seios é bem simples. Basta você passar um pano ou algodão limpo com água apenas por toda a região do peito e dos mamilos. Faça isso várias vezes por dia, principalmente antes e depois de amamentar a criança.

É muito importante cuidar da vida do bebê que acabou de chegar, mas você também não pode deixar a sua vida de lado. A mulher tem direito de se sentir bem, com uma boa autoestima. Por isso, separe sempre um tempo do seu dia para cuidar de você. Isso é muito importante!

Dica: Entenda a importância do banho de sol para em recém-nascido

Tome banho de sol para evitar os seios rachados

Uma das vitaminas mais importantes para o corpo da mulher é a vitamina D e para ter essa substância dentro do seu corpo é bem simples: basta tomar banho de sol. A vitamina D se adquire por meio do contato com os raios solares.

Na questão dos seios, é preciso que você tome banho de sol neles. Ou seja, sem camisa, sem sutiã, sem nada. Fique em algum lugar reservado na sua casa, no qual os raios batam nos seios durante um período de tempo todos os dias.

O ideal é pegar o sol de até dez horas da manhã, ficar uns 15 minutos exposta normalmente, com roupa mesmo e, durante cerca de 5 minutos com os seios expostos. Use sempre filtro solar, inclusive nos seios, para evitar que ocorra o efeito contrário e você tenha mais rachaduras, além de queimaduras.

Isso vai permitir que essa importante região do seu corpo receba quantidades ideais de vitamina D todos os dias para se recuperar e evitar que os seios fiquem rachados, além de outros problemas de saúde diversos.

O período pós-parto, a amamentação, entre outros assuntos que mudam com a chegada do bebê. No banner abaixo saiba como podemos te ajudar.

Use o sutiã certo e apenas quando necessário

A maioria das mães, no período de amamentação do bebê, ficam mais em casa do que longe dela. Por isso, caso você tenha vergonha de sair sem sutiã em público, apenas deixe de usá-lo dentro de casa, pelo menos por um período curto em algum horário específico.

De preferência, se ficar em casa apenas com pessoas que podem te ver desnuda, fique sem nada mesmo em alguns momentos do dia. Isso vai gerar uma circulação sanguínea melhor, oxigenação, mas também não use essa técnica o tempo todo.

É preciso que a mulher na época da amamentação fique a maior parte do tempo com sutiã sim, mas não aqueles de bojo que se tornaram tradicionais, mas os que eram utilizados nas épocas mais antigas. Esses sutiãs de pano, com alças largas, garantem a sustentação dos seios, evitam a flacidez, o empedramento do leite, além de gerar conforto para a mulher que vai ver os seios crescendo demasiadamente e não saberá o que fazer com isso.

Por isso, o ideal é misturar um tempo menor de seios livres com outros mais significativos com sutiã de pano e alças largas para garantir a saúde dessa importante região do corpo feminino.

Dica: Cuidados na gestação: saiba como lidar com os cosméticos

Hidrate os seus seios

É muito importante que a mulher passe cremes e loções hidratantes próprias para os seios durante o período de amamentação, principalmente após ter acabado de dar o leite materno para a criança. Passe o pano com água e depois o creme de hidratação. Quando for alimentar o bebê novamente, passe o pano com água para tirar o creme e ofereça o leite materno.

Existem diversos cremes disponíveis no mercado. O ideal é você pedir ao seu ginecologista ou mastologista para indicar um que vai funcionar perfeitamente na sua situação. A hidratação dos seios evita e também trata as rachaduras nos mamilos. Então, vale nas duas situações.

O próprio leite materno também pode servir como hidratante, este sim é o melhor hidratante para a área da aréola e mamilos. É só você passar um pouco nos mamilos logo após ter terminado de amamentar a criança.

O período pós-parto, a amamentação, entre outros assuntos que mudam com a chegada do bebê. No banner abaixo saiba como podemos te ajudar.

Reveze os seios durante a amamentação

Se você tem leite materno em ambos os seios, o ideal é revezar entre eles na hora da amamentação. Cada hora é o momento de um. Assim você vai descansar um dos seus peitos por um período melhor de tempo, com a limpeza, hidratação e tudo que tem direito. Isso facilita na recuperação dos seios e diminui a possibilidade de eles ficarem rachados.

Além disso, é mais confortável e menos dolorido para a mãe usar os dois seios de forma revezada. Mesmo que um tenha mais ou menos leite do que o outro, faça esse revezamento que é muito importante.

Outra dica legal é fazer massagens leves, circulares, em diversas regiões dos seios antes e depois da amamentação. Todo esse cuidado vai fazer muita diferença na hora de você cuidar para evitar os seios rachados e outros problemas nessa importante região do corpo da mulher.

Gostou das dicas? Se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu e-mail!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.